Dia da Independência dos EUA – Plano de aula

1
668
independência dos eua - plano de aula

Olá pessoal, a pauta de vez é um plano de aula sobre a o dia da Independência dos Estados Unidos da América (EUA). Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos links, respectivamente. Boa leitura!

Dia da independência dos EUA – 4 de julho

Celebra-se no dia 4 de julho a Independência dos Estados Unidos da América (EUA), data que comemora o feito ocorrido no ano de 1776. O tema é muito produtivo no tocante ao trabalho de textos históricos e reforço dos conhecimentos sobre países estrangeiros.

Neste dia as atividades desenvolvidas poderão estar relacionadas às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Espanhol, Geografia, História e Artes.

Os alunos poderão trabalhar gênero textual histórico, compreender a trajetória dos EUA até a independência, adquirir conhecimento sobre a formação geográfica deste país e ainda desenvolver suas habilidades em atividades educativas e artísticas.

Abertura da aula sobre a Independência dos Estados Unidos da América

Para a oficina de ideias você deve apresentar a seus alunos uma bandeira dos Estados Unidos da América (EUA).

Calma, não será preciso comprar uma! Ela poderá ser impressa, desenhada ou pintada, seja em papel ou tecido.

Sua nobre missão será a de fixar a bandeira no quadro ou lousa e convidar a turma para conversar com os alunos sobre o que eles conhecem dos EUA. Ao final do brainstorm direcione a discussão para a independência dos norte-americanos e aprofundando conhecimentos, caso seja necessário.

Atividade de Leitura sobre a Independência dos EUA

É extremamente importante que seja desenvolvida a leitura acerca do tema. Através dela os alunos serão introduzidos à história norte-americana. Os livros de história poderão ser utilizados como base para esta atividade, mas sugerimos também a leitura o seguinte texto:

Aspectos históricos, geográficos, identificação dos gêneros históricos bem como o trabalho com palavras da língua inglesa poderão ser aplicados nesta atividade.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Produção Textual sobre a Independência dos Estados Unidos

A partir dos aspectos trabalhados na atividade anteriores, os alunos serão convidados a escreverem um texto com as próprias palavras contando a história da independência dos EUA.

Após o término da produção escrita, os alunos deverão montar cartazes em equipe, explicando de maneira lúdica tudo o que escreveram em seus textos. Ao final, serão distribuídas bandeiras dos EUA para os alunos colorirem.

Sugestão para trabalhar de acordo com a faixa-etária dos alunos:

Não tem segredo! É possível seguir o mesmo roteiro de atividades com os alunos do Ensino Fundamental I e II, bastando adaptar o nível de complexidade de acordo com a turma. Para os alunos do Ensino Fundamental I, por exemplo, é importante dialogar com eles de maneira descontraída, para que possam compreender apenas os pontos mais importantes da independência dos EUA.

Desenhos, pinturas e teatrinhos são dicas muito bem-vindas. E com as turmas de alunos com 12 anos ou mais é possível assistir o filme “O Patriota”, um grande clássico sobre a guerra de independência norte-americana, estrelado por Mel Gibson.

O Patriota, filme de 2000 estrelado por Mel Gibson.

Feedback da atividade sobre os EUA

Para a atividade de feedback, cada cartaz será avaliado com uma bandeira dos EUA colorida para muito bom e preto e branca para pode melhorar. Os alunos poderão ainda ter um momento de reunião com toda a sala para conversaram de maneira descontraída sobre os pontos aprendidos nesta atividade.

Material sobre Datas Comemorativas

Por hoje é só, pessoal. Espero que este roteiro de atividades seja aquilo que você estava buscando! Além deste, outros 30 materiais para o mês de julho estão disponíveis para venda, sabe por quanto?

Apenas 10 reais!

31 atividades escolares para o mês de julho


Obrigado por me acompanhar até aqui! Lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para os colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Um abraço e até a próxima!

1 COMENTÁRIO

  1. Esse é um dos melhores assuntos para se dar em sala de aula. Vale ressaltar também a influência do iluminismo nos movimentos de descolonização tanto dos brasileiros quanto dos norte-americanos. O liberalismo vindo da França, por exemplo, foi utilizado como inspiração para a primeira constituição dos EUA. Gostei muito da parte onde cita que assistir o filme “O Patriota” ajuda na compreensão do contexto histórico. Ótimo filme recomendado e ótimo texto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here