0 Shares 197 Views 1 Comments

Jogo das Palavras – Brincadeira para Aprender Português

Bellini Bellini
jun 09, 2016
197 Views 1

Jogo das Palavras – Ensinando Memorização e Criatividade de forma Dinâmica

Se habituar ao vocabulário de uma língua é uma tarefa praticamente sem fim – afinal, toda linguagem está em constante mudança e adaptação, com novos termos surgindo para substituir ou acrescentar ainda mais as opções dos seus falantes. Mas ainda assim, para qualquer aprendizado, é preciso uma base que a sustente de forma satisfatória. E com o jogo das palavras, iremos dar esta base aos alunos.

Como Preparar o Jogo das Palavras?

O Jogo das Palavras é uma brincadeira simples de ser realizada. E pode ser feita logo após a explicação ou resumo dos estudos de gramática e ortografia, como uma forma mais sadia dos alunos praticarem sua criatividade com as palavras. Vejamos o que é necessário para colocá-la em prática.

Jogo das Palavras

Público alvo: adolescentes cursando os anos finais do ensino fundamental, e os primeiros anos do ensino médio.
Idade: à partir dos 12 anos
Recursos: serão necessários apenas a ficha mostrada acima, em várias cópias para os grupos ou duplas de alunos, dependendo da decisão do professor. Caso prefira um jogo mais dinâmico, use uma tesoura para recortar as várias fichas.
Objetivo: esta é uma dinâmica simples, mas muito útil pois ajuda a desenvolver a habilidade da formação das palavras e de suas divisões silábicas, que muitas vezes confundem os alunos na hora de fazer algum exercício que envolva a separação de palavras por sílabas.

Passo a passo:

  1. Divida a turma em grupos.
  2. Distribua as fichas com sílabas igualmente para cada grupo.
  3. O grupo que fizer mais palavras utilizando as fichas ganhará o jogo.

Se o professor preferir, pode criar um dia apenas para incluir várias brincadeiras relacionadas a língua portuguesa, como uma forma de incentivar os alunos a se prepararem, e se for possível, ser uma forma de avaliação dos estudos. Com isso, ficará muito mais fácil de aplicar os estudos.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
218 views1
Educação Especial
218 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Comentário

  1. O jogo de palavras assim como outros meios de memorização através da brincadeira são excelentes métodos aplicados, recomendo também jogo da tabuada, memorização através das cores, formas e números aos quais ajudam as crianças a interagir e aprender ao mesmo tempo.

    Reply

Deixe uma resposta