A língua portuguesa tem diversas nuances que mesmo um estudioso mais acurado da linguagem não descobre todas as suas particularidades. Ainda assim, existe maneiras fáceis de ensinar estas relações entre as palavras e o objeto, ou objetos, que as representam. No jogo de agrupar, você pode mostrar como as associações podem ser feitas de várias formas, incentivando a criatividade e o conhecimento mais básico da língua.

A brincadeira é muito simples de ser feita. Dividindo os alunos em duplas, o professor entrega uma série de imagens nas quais os alunos precisam organizar dentro de uma palavra sorteada, marcando pontos pela proximidade dos objetos com a palavra escolhida. Veja como prepará-la.

Como montar o Jogo de Agrupar?

Jogo de Agrupar

Público alvo: adolescentes à partir dos 12 anos.

Idade: pode ser aplicado para alunos entre 12 e 15 anos. Mas com as devidas adaptações, pode ser feito com alunos entre 7 e 11 anos, como um reforço aos exercícios básicos de leitura.

Recursos: você precisará de cartões com as palavras da forma como é mostrada na imagem, para que sejam impressos ou escritos de acordo. Também será preciso uma série de imagens de objetos relacionados a palavra, que podem se diferenciar de aluno para aluno, ou ser os mesmos conjuntos para todas as duplas.

Objetivo: esta é uma dinâmica fácil de se aplicar, ajudando o professor a identificar as maiores dificuldades dos alunos em relação a matéria e trabalhar com eles em cima disso.

Passo a passo

  1. Serão necessárias folhas contendo palavras com as dificuldades ortográficas trabalhadas. A turma será dividida em duplas.
  2. Cada dupla receberá uma folha com as palavras que deverá recortar.
  3. Em seguida deverá agrupá-las de acordo com o que tenham em comum. Cada participante deverá ler uma palavra corretamente, não podendo ler a mesma que outro colega tenha lido.
  4. Depois, colarão no caderno separando em colunas.

O professor pode fazer bom uso deste jogo como um meio de saber quais são as dificuldades dos alunos em relação a língua portuguesa, e a partir dele elaborar suas aulas com mais foco. Desta forma, você fará progressos muito maiores do que o conteúdo apresentado em sala.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here