Jogo dos sinônimos – Brincadeira para aprender português

0
864
Jogo dos Sinônimos

Você pode estimular seus alunos de formas muito práticas e interessantes através da competição. E isto é mais possível do que parece com a língua portuguesa. Na brincadeira de hoje, o jogo dos sinônimos é uma forma bem direta de mostrar como isso é possível. Dá só uma olhada.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Como fazer o Jogo dos Sinônimos

Esta brincadeira, assim como apresentamos na última semana, é excelente para criar variações de acordo com a matéria que está sendo ensinada. E melhor ainda: com o diferencial da competição, os alunos podem se esforçar mais para superar seus colegas e si mesmos se o professor souber direcionar bem. Veja como fazer.

Jogo dos Sinônimos

Público Alvo: a partir dos 12 anos

Objetivo: esta é uma ótima dinâmica, que além de trabalhar com sinônimos, permite fazer variações da mesma brincadeira para trabalhar com outros tipos de exercícios da língua portuguesa como plural e antônimos, por exemplo.

Recursos: para essa brincadeira, serão necessários fichas brancas com palavras e fichas amarelas com seus respectivos sinônimos. A quantidade vai variar com a quantidade de alunos por turma.

Passo a passo

  1. A classe será dividida em duas equipes. O professor distribui as fichas brancas para uma equipe e as amarelas para a outra.
  2. Um dos alunos com a ficha branca lê em voz alta a palavra nela escrita. Outro, com a ficha amarela, lê o sinônimo correspondente e elabora uma frase com ele. Depois é a vez da equipe amarela ler a palavra, para a equipe branca achar o sinônimo e formar frase.
  3. Ganha a equipe que fizer mais pontos. A mesma brincadeira pode ser feita com antônimos, plural e singular, feminino e masculino, etc.

Gostou da brincadeira? O Jogo dos Sinônimos é muito simples de ser feita, e pode trazer grandes benefícios para seus alunos. Mas não se esqueça de explorar o fair play, e prepará-los para a aula em questão, para que se sintam motivados. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here