Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Jogo dos sinônimos – Brincadeira para aprender português

Você pode estimular seus alunos de formas muito práticas e interessantes através da competição. E isto é mais possível do que parece com a língua portuguesa. Na brincadeira de hoje, o jogo dos sinônimos é uma forma bem direta de mostrar como isso é possível. Dá só uma olhada.

Como fazer o Jogo dos Sinônimos

Esta brincadeira, assim como apresentamos na última semana, é excelente para criar variações de acordo com a matéria que está sendo ensinada. E melhor ainda: com o diferencial da competição, os alunos podem se esforçar mais para superar seus colegas e si mesmos se o professor souber direcionar bem. Veja como fazer.

Jogo dos Sinônimos

Público Alvo: a partir dos 12 anos

Objetivo: esta é uma ótima dinâmica, que além de trabalhar com sinônimos, permite fazer variações da mesma brincadeira para trabalhar com outros tipos de exercícios da língua portuguesa como plural e antônimos, por exemplo.

Recursos: para essa brincadeira, serão necessários fichas brancas com palavras e fichas amarelas com seus respectivos sinônimos. A quantidade vai variar com a quantidade de alunos por turma.

Passo a passo

  1. A classe será dividida em duas equipes. O professor distribui as fichas brancas para uma equipe e as amarelas para a outra.
  2. Um dos alunos com a ficha branca lê em voz alta a palavra nela escrita. Outro, com a ficha amarela, lê o sinônimo correspondente e elabora uma frase com ele. Depois é a vez da equipe amarela ler a palavra, para a equipe branca achar o sinônimo e formar frase.
  3. Ganha a equipe que fizer mais pontos. A mesma brincadeira pode ser feita com antônimos, plural e singular, feminino e masculino, etc.

Gostou da brincadeira? O Jogo dos Sinônimos é muito simples de ser feita, e pode trazer grandes benefícios para seus alunos. Mas não se esqueça de explorar o fair play, e prepará-los para a aula em questão, para que se sintam motivados. Até a próxima!

Post Author
Felipo Bellini

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *