Nova Zelândia possui alguns dos cenários mais belos de todo o mundo.

Suas ilhas, montanhas, lagos e mares impressionam e atraem muitos turistas do mundo inteiro para lá. Uma das cidades mais bonitas da Nova Zelândia, e uma das mais belas do mundo inteiro, é Queenstown. Essa cidade é famosa por ser considerada por muitos como a “capital dos esportes radicais” e possui, além de várias atrações turísticas, muitas belezas naturais.

Um dos cartões postais de Queenstown é o lago Wakatipu. O que torna o Wakatipu único é a sua forma, que lembra a de uma pessoa sentada, isso sem contar as águas cristalinas e os interessantes movimentos águas que sobem e descem o tempo todo.

Lago WakatipuO povo da tribo Maori, nativo da região, conta há muito tempo uma certa lenda sobre como o lago Wakatipu surgiu. E é sobre essa lenda que você lerá a seguir.

Resumo da lenda

Conta a antiga lenda do povo Maori que existiu na região uma princesa muito bela, chamada Manata. Ela acabou se apaixonando por um jovem chamado Matakauri, um valente guerreiro de sua tribo.

Felizmente o sentimento dela era correspondido pelo jovem, e eles desejavam muito se casar. Infelizmente o pai da princesa era contra a união dos dois jovens, pois não achava que um guerreiro fosse digno de casar-se com a princesa, e por isso buscava a todo custo uma forma de separá-los.

Por fim, o pai da princesa foi visitar o chefe de uma tribo vizinha, o qual tinha como filho um jovem príncipe, e os dois combinaram o casamento de seus filhos. Porém, algo aconteceu nesse meio tempo: um gigante que vivia numa caverna no alto das montanhas havia raptado a princesa Manata!

Seu pai, desesperado, proclamou que, para o homem corajoso o suficiente que salvasse a vida de sua filha, receberia como prêmio a mão dela em casamento. Ao ouvir isso, o guerreiro Matakauri não pensou duas vezes e decidiu enfrentar o gigante para salvar a vida de sua amada, e por fim poder casar-se com ela.

Após algum tempo de busca pelo gigante e Manata, Matakauri por fim encontrou-os num vilarejo: o gigante estava dormindo e Manata estava amarrada ao tronco de uma árvore por um cordão mágico. Matakauri se esgueirou silenciosamente até Manata e tentou cortar o cordão com seu machado, mas apesar de toda sua força o cordão se negava a ceder.

Manata estava com muito medo, principalmente temendo pela vida de seu amado, e por isso lhe implorou chorando que a deixasse antes que o gigante acordasse e salvasse a própria vida. As lágrimas rolavam por seu rosto, e uma delas pingou de seu queixo e caiu sobre o cordão mágico, partindo-o no mesmo instante.

Matakauri abraçou com força a linda princesa e se apressou a tirá-la dali. Porém antes de irem embora, o guerreiro colocou fogo no gigante adormecido, o qual morreu na posição em que estava dormindo.

Lago Wakatipu

O fogo consumiu o gigante rapidamente, e formou um grande buraco no chão, no formato exato em que o gigante estava dormindo quando morreu queimado. Com o passar dos anos, a neve que derretia no topo das montanhas desceu até o local, enchendo de água cristalina o buraco deixado pelo corpo do gigante e formando um imenso lago, o qual é conhecido hoje como lago Wakatipu.

Lago Wakatipu

Muitas pessoas visitam o local e os habitantes da região acreditam que o movimento de sobe e desce da água do lago é resultante das batidas do coração do gigante.

Ah, e os jovens finalmente puderam se casar e tiveram uma vida feliz e em paz, com a aprovação do pai da princesa.

Curiosidades:

-Em 2014, o lago Wakatipu surpreendeu os moradores e cientistas quando suas águas mudaram de cor. Após análises, chegou-se à conclusão de que o fenômeno ocorreu possivelmente devido a deslizamento de terra para dentro do lago.

-O Wakatipu possui uma área de cerca de 291 km² e uma profundidade média de 230 m. É bem fundo…

-As águas do lago Wakatipu são tão limpas que renderam ao lago um lugar de destaque entre os lagos mais cristalinos do planeta.

-O filme “Meu Monstro de Estimação”, que narra a história de um garoto que encontrou o monstro do lago Ness, boa parte das cenas foram gravadas no lago Wakatipu.

-“O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel” também teve cenas filmadas no Wakatipu.

-Existe uma série inglesa de drama e mistério chamada “Top of The Lake”. A história se passa em Nova Zelândia e o lago que dá nome à série é o Wakatipu.

Lago Wakatipu

-Um dos fatores que inspiraram a lenda sobre o gigante e a princesa e o guerreiro é o formato do lago, que lembra alguém deitado de lado.

Sites, textos e livros sobre o assunto:

Sugestão de atividade para os professores utilizarem em sala de aula para fixar a lenda.

  • O lago Wakatipu é um dos locais com água mais cristalina no planeta. Uma sugestão de atividade seria discutir com os alunos sobre como o lago é conservado assim e o que poderia ser feito aqui mesmo em nosso país para evitar a poluição de nossos rios e lagos.

  • Como um incentivo a criatividade, os alunos podem criar histórias a partir da lenda do Lago Wakatipu, como a origem do gigante, ou histórias posteriores que envolvam o lago.

Galeria de imagens sobre Lago Wakatipu

Lago Wakatipu Lago Wakatipu Lago Wakatipu Lago Wakatipu Lago Wakatipu

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here