0 Shares 149 Views 1 Comments

Lista de atividades – Brincadeira para Quebrar o Gelo no Primeiro Dia de Aula

Bellini Bellini
jun 28, 2016
149 Views 1

Lista de Atividades – Brincadeira divertida par ao primeiro dia de aula

Na nossa brincadeira para quebrar o gelo de hoje, vamos mostrar como você transformar uma simples lista de atividades em brincadeiras sadias para seus pequenos alunos apreciarem. E pode desde tarefas simples, até meios deles se conhecerem sem mesmo fazer muito esforço.

Esta é uma brincadeira rápida se o professor prepará-la com antecedência, e pode-se criar um dia completo de brincadeiras apenas para as crianças buscarem mais familiaridade umas com as outras.

Como Preparar a Lista de Atividades?

Organizar a brincadeira é muito simples e prático. A vantagem de um jogo como a Lista de Atividades é que ela pode ser muito atrativo as crianças, ensinando conceitos básicos de memorização, e ainda criar um senso de união entre elas, já que estarão se comunicando o tempo inteiro. Veja como aplicá-la.

Lista de Atividades

Público alvo: a atividade pode ser adaptada para todos os níveis de ensino fundamental, secundaria e até mesmo ensino médio.
Idade: à partir dos 5 anos de idade.
Recursos: para realizar essa atividade o professor deve contar com um apito e uma lista de atividades previamente feita.
Objetivo: fazer que toda conheça mais os colegas.

Passo a passo:

  1. O professor divide a turma em 2 ou 3 grupos.
  2. Peça que criem um nome para suas equipes.
  3. Todos em fila, o professor faz um pedido da lista e apita. Todo o grupo deve se movimentar para cumprir o propósito. Exemplo: necessito o nome de 3 pessoas que completem x idade no próximo ano. Necessito que me tragam 3 canetas de cor azul.
  4. A equipe vencedora é aquela que mais coisas realizou.

Se as crianças gostarem da brincadeira, coloque-a por mais tempo, dividindo os alunos em mais equipes, ou criando desafios mais elaborados. No final, o que importa é que elas se divirtam, e sejam capazes de criar novas amizades já no primeiro dia de aula.

You may be interested

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
58 views
Filósofos da Educação
58 views

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
257 views
Resenhas Literárias
257 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
154 views
Filósofos da Educação
154 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Comentário

  1. Excelente maneira de fazer a criança se sentir inclusa na decisão das escolhas e participar de forma mais ativa e em grupo, parabéns pelo post 😉

    Reply

Deixe uma resposta