Louis Althusser

Louis Althusser e a Educação

 Louis Althusser foi um filósofo marxista fez trabalhou a relação entre o Sistema capitalista e o ensino. Ele identificava a escola como aparelho ideológico do Estado.

Louis Althusser

Louis Althusser

 Louis Althusser nasceu na cidade de Birmandreis na Argélia em 16 de agosto de 1918. Entre 1924 e 1930, ele fez seus estudos primários, e entre 1930 e 1936, frequentou o ensino médio em Marselha.

 Neste mesmo ano, mudou-se para Lyon, onde começou a se preparar para entrar na Ecole Normale Superieure, o que aconteceu em 1939. Na faculdade, Althusser se tornou um discípulo de Gaston Bachelard e do filósofo católico Jean Guitton, o qual o influenciou a se tornar um ativista cristão.

 Em junho de 1940, com o início da Segunda Guerra Mundial, foi feito prisioneiro pelos alemães em Vannes, aonde permaneceu até maio de 1945, quando a guerra termina na Europa.  Entretanto, durante o seu cativeiro foi onde ele começou a conhecer o marxismo e também, a ter os primeiros sintomas de desequilíbrios mentais graves que o acompanhou pela sua vida.

 Em 1948, ingressou no Partido Comunista Francês, principalmente influenciado por Hélène Rythman, que se tornaria sua esposa, neste mesmo período, concluiu seus estudos na Ecole Normale Superieure, tornando-se assim um professor assistente de filosofia, aonde permaneceu até 1980.

 Ainda em 1980, durante um surto psicótico, mata sua esposa, mas é absolvido da acusação por ser declarado não responsável por seus atos, devido ao seu desequilíbrio mental e é confinado em uma clínica psiquiátrica.

 Morre em Paris, em 22 de outubro de 1990 de ataque cardíaco e grande parte de sua obra, só veio à tona após a sua morte.

Althusser e a Educação

 Althusser desenvolveu grande parte de suas teorias com base nos pensamentos marxistas, possuindo uma linhagem de pensamento direcionada a relação do estado e sistema de estrutura financeira de um país para com o ensino repassado em sala de aula. O filósofo estudou também, a questão humanitária dentro dos sistemas divididos em classes sociais na questão escolar e a relação dos valores financeiros para com os intelectuais.

 Para desenvolvimento de suas teses, ele se baseou no conceito de Ideologia, na qual aponta que a mesma seria uma ‘representação’ da relação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência.  Segundo o autor, a ideologia é o sistema que dominara a questão do pensamento e do espirito humano para com a realidade no meio social, dentro dos setores públicos e privados.

 Louis Althusser abrange ainda mais ao questionar os valores reais e imaginários a qual nos colocamos, sejam eles, políticos, jurídicos, sociais ou religiosos.  Dessa forma, a ideologia social está totalmente relacionada aos ensinamentos repassados em sala de aula, onde tudo está completamente englobado de maneira nítida. Nesse sentido, o filósofo afirma que, se a ideologia por de trás do ensino é baseada no desenvolvimento financeiro, como por exemplo, o capitalismo, todo o sistema de ensino deve ser analisado.

 Althusser enxergava o estado como uma grande máquina de repressão que atrasa a capacidade de desenvolvimento de aprendizado dos alunos, sendo que essa repressão desencadeia aos valores das classes burguesas. Nesse caso, as sociedades privadas, dos empresários capitalistas serão sempre beneficiadas e o estado trabalhara em função e em vigor deles, incluindo as camadas de ensino que são desenvolvidas nesse sistema. Assim, as instituições públicas de um sistema capitalista desenvolveram-se em torno desses valores passados pelo estado.

  Louis Althusser combate friamente essas ideologias capitalistas e financeiras desenvolvidas em escolas públicas, pois essas escolas terão como alunos, pessoas dos setores mais pobres da camada social, já que a os ricos e empresários optaram pelos setores e instituição privada. Ainda de acordo com o autor, essas instituições visam passar a ideologia politica de um país ao invés do invés do aprendizado e da capacidade intelectual.

 Por fim, pode-se concluir que a ideia desse grande filósofo é libertar completamente, as instituições de ensino das ideologias e da política. Na qual, o educador realizará um desenvolvimento de aprendizado e de capacitação para o aluno, sem deixar se influenciar pelas questões dos setores financeiros e capitalista.

Para saber mais acesse:

 Obrigado por ter lido até aqui, não esqueça de compartilhar e comentar sugestões para futuros textos. Até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here