O filme conta a história do alemão Martinho Lutero, responsável para a criação do protestantismo e ajudando o movimento Reformista, mudando assim a história do cristianismo e do mundo.

Resumo de filmes para professores: Lutero

Lutero

Sinopse do filme Lutero

Após acreditar que havia  recebido um chamado de Deus, Martinho Lutero, se junta ao monastério e resolve ser padre. Mas logo começa a discordar com as práticas da igreja católica da época, como o enriquecimento dos papas e a exploração das pessoas, assim em outubro de 1517, Lutero afixou na porta do castelo de Wittenberg suas famosas 95 Teses Lutero, indo contra  todas as regras do catolicismo praticado, até então.

Sendo perseguido pela igreja e se recusando a se redimir, ele e excomungado, mas isso não o desanima em  disseminar os verdadeiros ideais Cristãos e liberdade religiosa.

BAIXE A FICHA DO FILME: LUTERO

Resumo do filme: Lutero

 

  1. Acontecimento: O filme começa com Lutero quase sendo atingido por um raio e acredita que isso seja um chamado de Deus, depois é passado uma cena que ele ao rezar uma missa, derrama o vinho, por falta da experiência, e o seu pai  o ofende.
  2. Acontecimento: após algumas perturbações sobre sua fé, ele designado a levar umas cartas a Roma. Ao chegar ele começa a ver como que era o povo da época, com fome, prostituição e a fé  era vendida, como no caso de indulgencias para livrar os pecados e, ele fica indignado com o que vê.
  3. Acontecimento: depois disso ele é mandado para estudar teologia, mas cada vez que estudava mais a bíblia e a entendia, ele ia contra os princípios da igreja. E nas suas pregações, sempre falava no amor de Cristo  e contra as indulgencias da igreja e, logo se torna bem popular entre o povo.
  4. Acontecimento: Na sequencia é mostrada que para construir a Basílica de São Pedro, a igreja ameaça os fiéis com o medo do purgatório e determina que eles  paguem mais indulgencias para livrar as almas do juízo final. Ao saber dessas cobranças, Lutero começa a pregar contra tudo isso e diz a todos que não precisam  pagar nada a igreja.
  5. Acontecimento: assim ele prega na porta do castelo as 95 teses contra a igreja Católica e, muita gente adere aos seus conceitos e param de pagar às indulgencias. Dessa forma, ele convocado pelo papa, para se redimir dos seus erros, com a ameaça de ser excomungado.
  6. Acontecimento: Nesse meio tempo, as ideias de Lutero ganham cada vez mais força e seguidores, ele também começa a divulgar livros de sua autoria, contra a Igreja católica.
  7. Acontecimento: Dessa forma, ele é levado a julgamento para que repudiasse a suas ideias e negasse a autoria dos livros, mas ele não aceita e confirma ainda mais seus conceitos, o que faz com que ele seja condenado à inquisição.
  8. Acontecimento: como medida de segurança, o príncipe e seguidor de Lutero, o leva para um lugar afastado e ele é dado como morto. Mas alguns seguidores mais exaltados deturpam os seus ensinamentos e,  começam uma verdadeira guerra contra a igreja , matando , saqueando, em seu nome e, assim ele é obrigado a voltar, para tentar controlar essas pessoas.
  9. Acontecimento: Ele resolve se afastar um pouco e se casa com uma jovem freira, mas os seus ideais continuaram causando conflitos e chacinas.

BAIXE A FICHA DO FILME: LUTERO

Ficha detalhada e Pontos Chave sobre o Filme Lutero

Para passar por um processo de análise rico, precisamos prestar atenção em diferentes pontos, que podem ser explorados na discussão escolar:

Dados Chave sobre Lutero

Nome: Lutero
Ano: 2003
Diretor: Eric Till
Origem: Alemanha
Tipo de filme: Drama religioso

Personagem principal do filme Lutero

  • Nome: Martinho Lutero

Definição do Personagem: Monge franciscano que se rebela contra a igreja.

Objetivo:  Ao se rebelar cria um novo movimento mundial, alterando para sempre o rumo da história.

Função na trama:  Personagem que se baseia a história.

Lutero

Principal obstáculo enfrentado no filme Lutero

Lutero vê que suas palavras estão gerando violência e morte de inocentes, por grupos radicais, e entra em depressão.

Clímax em Lutero

Lutero é a primeira pessoa a traduzir a bíblia no seu idioma, para disponibilizar a toda população.

Solução em Lutero

Em 1530, os príncipes foram chamados para julgar Lutero e proibir a sua doutrina, mas eles foram contra a proibição da nova bíblia e da igreja protestante.

Desfecho do filme Lutero

Apesar da excomunhão da igreja católica, Lutero conseguiu seguir com sua religiosidade e seus ensinamentos deram origem à liberdade religiosa e influenciaram diversos outros setores.

Reflexões interessantes que o filme Lutero possibilita

Qual era o poder da igreja católica da época e como ela está hoje em dia? Por que  as pessoas não podiam ter acesso às escrituras?

Detalhes que precisamos prestar atenção no filme Lutero

A má distribuição de renda existente na época, com uma nobreza e o clero luxuosos e o povo passando fome.

Principais símbolos do filme

Religião

BAIXE A FICHA DO FILME: LUTERO

Lutero

Como trabalhar o filme Como Estrelas na Terra em sala de aula?

O filme serve como base, para conhecer  um dos fatos mais importantes da história, a Reforma protestante. Assim, é interessante conhecer os fatores econômicos, políticos e sociais que deram origem a mesma.

  Ainda podemos discutir as 95  teses de Lutero  e como elas influenciaram o mundo atual.

Diferenciar  e estudar a visão de mundo teocêntrica ( antes da reforma protestante) e,  a humanística que ficou após.

Confira um trecho desse filme que nos trás um ensinamento tão importante sobre as atitudes passadas que influenciaram os dias de hoje.

COMPARTILHE
Artigos anterioresO Nome da Rosa – Resumo de Filmes para Professores
Próximo artigoO que é cyberbullying?

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here