0 Shares 144 Views 1 Comments

Makarenko e a educação

Bellini Bellini
jul 23, 2017
144 Views 1

  Makarenko e a educação

Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão, focando em uma dinâmica de disciplina e compreensão, valorizando as habilidades individuais dos alunos.

Anton Makarenko Semyonovich

 Makarenko (Anton Makarenko Semyonovich)

Makarenko (Anton Makarenko Semyonovich) Makarenko foi um pedagogo ucraniano que nasceu no dia treze de janeiro de 1888.  Makarenko teve uma infância pobre, criado por seus pais, a mãe dona de casa e o pai ferroviário, fora matriculado em uma escola primaria quando já sabia ler e escrever.

Em 1906 Makarenko deu sua primeira aula na escola primaria, onde  permaneceu por longos oito anos, ele terminou seus estudos em 1919, e foi nomeado diretor de uma escola na cidade de Poltava.

Dessa forma, o autor se sentia cada vez mais perto do movimento revolucionário dos trabalhadores e começou a estudar as ideias de Lênin e Máximo Gorki – especialmente, Gorky, seu guia e mestre, que conheceu pessoalmente em 1928 e que tinha uma profunda amizade. Assim, esses pensadores tiveram papeis fundamentais em seu modo de se relacionar com a educação, o influenciando a mudar o currículo escolar, implantando nele a língua ucraniana e a ampliação do espaço cultural na escola.

Em 1911, ele foi nomeado inspetor da instrução pública. Em 1919 e assume a direção do Departamento de Instrução Primária do Instituto de Educação e, em setembro de 1920 Makarenko é incumbido de dirigir a colônia pedagógica experimental contra a delinquência infantil, local esse, onde ele desenvolveu o seu maior trabalho na área educacional.

Em 1927 ele elabora um projeto para transformar 18 colônias de trabalho em um complexo pedagógico, onde a ideia seria transformar este local em um lugar que junte a educação com o trabalho de forma produtiva, criando assim a primeira escola pública com regime de autogestão do mundo.

Makarenko publicou vários escritos, mas em fevereiro de 1937 começou a ficar com a saúde muito debilitada, então se mudou para Moscou e passou a se dedicar a realização de palestras.   Anton Makarenko faleceu em 1939 de um ataque cardíaco durante uma viagem de trem.

Makarenko e a Educação

O trabalho pedagógico de Makarenko deu-se principalmente à reabilitação de crianças e jovens desajustados. Tinha como princípio que a educação é um processo que ocorre com esforço e disciplina e com o objetivo de ser um exercício para uma socialização eficaz e produtiva.

Anton Makarenko Semyonovich

Assim, segundo o autor, o trabalho coletivo é o meio mais apropriado para alcançar tamanhos objetivos, cabendo à sociedade impor tarefas importantes que requeiram esforços na sua realização, mas que também atuem no desenvolvimento do potencial de suas crianças e jovens.

Makarenko era conhecido como um professor aberto, porem rígido e duro e, suas práticas pedagógicas se mostraram como uma maneira revolucionária e eficaz de educar os alunos, pois segundo ele, tudo girava em torno da disciplina e da vida em sociedade.

Dessa forma, foi desenvolvida a Colônia, nela o pedagogo ucraniano permitia que os alunos desenvolvem-se o contato com a sociedade e com a natureza. Assim, os jovens deveriam se organizar em grupos para realização de atividades, participavam ativamente no estabelecimento de regras, reuniões e até votações, o que tinha a intenção de deixa-los ainda mais responsáveis.

Makarenko conseguia olhar a necessidade de cada um dos jovens que ali se encontravam e acreditava que as ideias do coletivo ali implantadas era o caminho para uma comunidade dar certo, pois cada um aprenderia corretamente a sua função para contribuir com o todo.

Por fim, o autor afirmava que não há adolescentes incorreto ou ausente, mas sim os que não tiveram um bom condicionamento social. Sendo que, esta é a tarefa do educador, e que não é feito com receitas psicológicas, mas introduzindo uma verdadeira experiência social.

Para conhecer mais o filósofo:

Obrigado por ter lido até aqui, não esqueça de compartilhar e comentar sugestões para futuros textos. Até a próxima!

You may be interested

Dia do Psicólogo – Guia de atividades
Datas Comemorativas
30 views
Datas Comemorativas
30 views

Dia do Psicólogo – Guia de atividades

Felipo Bellini - ago 22, 2017

E aí, pessoal. Tudo bem? O tema de hoje é o Dia do Psicólogo. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desejo-lhes uma boa leitura!…

Dia do Feirante – Guia de atividades
Datas Comemorativas
39 views
Datas Comemorativas
39 views

Dia do Feirante – Guia de atividades

Felipo Bellini - ago 20, 2017

Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o Dia do Feirante. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem! Dia do…

Dia de São Bartolomeu – Guia de atividades
Datas Comemorativas
47 views
Datas Comemorativas
47 views

Dia de São Bartolomeu – Guia de atividades

Felipo Bellini - ago 19, 2017

Olá, meus queridos! Tudo bem? O tema da vez é o Dia de São Bartolomeu. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desejo-lhes uma boa…

Comentário

  1. Oi! É bastante interessante a ideia de Makarenko de autogestão do colégio e trabalho coletivo para ressocialização de jovens do crime. É uma alternativa às prisões e aos cárceres que atualmente temos no Brasil. A ideia do coletivo direcionar o indivíduo nas decisões boas da comunidade é uma boa sacada de Makarenko.

    Reply

Deixe uma resposta