A mímica é uma brincadeira muito famosa e popular por não precisar de recursos além da criatividade dos alunos em fazer os movimentos e adivinhá-los. E por conta desta facilidade, você pode atribuir um tipo especial – A Mímica Histórica.

Como preparar a Mímica Histórica?

A mímica histórica é interessante como um complemento aos estudos regulares, pois incentiva os alunos a conhecerem mais sobre tais figuras para realizar mímicas melhores. Veja como preparar.

Mímica Histórica

Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Idade: à partir dos 6 anos de idade, e adolescentes com idade mais avançada, entre 14 e 16 anos de idade.

Recursos: não é preciso muitos recursos. Apenas coloque todas as crianças em locais confortáveis na sala para ver um dos colegas fazer a mimica histórica, e que possam adivinhar e marcar o seu ponto.

Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças adivinharem qual seria os personagens interpretados por meio de mimicas históricas feitas por cada aluno. Estimula a imaginação e principalmente, o aprendizado.

Passo a passo

  1. A brincadeira de mímica histórica começa com a professora selecionando um dos alunos e então fará o sorteio para que ele encontre o personagem histórico do qual ele deve interpretar na sala de aula.
  2. Para os outros alunos cabe a tarefa de adivinhar qual é o personagem histórico a qual ele está interpretando, o aluno que adivinhar mais vezes é o ganhador.

Para tornar as aulas de história mais atrativas, o professor pode realizar o jogo da mímica periodicamente, sempre que encerrar um assunto importante. Assim, os alunos já terão uma noção de como estudar para estes momentos divertidos. E como uma última sugestão, incentive-os a serem criativos com a mímica. As risadas, e o aprendizado, ficarão muito melhores. Um forte abraço pessoal, e até a próxima.

COMPARTILHE
Artigos anterioresBingo da Tabuada – Brincadeira Tabuada
Próximo artigoPlanos de aula para o dia da mulher – ensino médio

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here