0 Shares 202 Views

Mímica Histórica – Brincadeiras para Aprender História

Bellini Bellini
jul 19, 2016
202 Views

A mímica é uma brincadeira muito famosa e popular por não precisar de recursos além da criatividade dos alunos em fazer os movimentos e adivinhá-los. E por conta desta facilidade, você pode atribuir um tipo especial – A Mímica Histórica.

Como preparar a Mímica Histórica?

A mímica histórica é interessante como um complemento aos estudos regulares, pois incentiva os alunos a conhecerem mais sobre tais figuras para realizar mímicas melhores. Veja como preparar.

Mímica Histórica

Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Idade: à partir dos 6 anos de idade, e adolescentes com idade mais avançada, entre 14 e 16 anos de idade.

Recursos: não é preciso muitos recursos. Apenas coloque todas as crianças em locais confortáveis na sala para ver um dos colegas fazer a mimica histórica, e que possam adivinhar e marcar o seu ponto.

Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças adivinharem qual seria os personagens interpretados por meio de mimicas históricas feitas por cada aluno. Estimula a imaginação e principalmente, o aprendizado.

Passo a passo

  1. A brincadeira de mímica histórica começa com a professora selecionando um dos alunos e então fará o sorteio para que ele encontre o personagem histórico do qual ele deve interpretar na sala de aula.
  2. Para os outros alunos cabe a tarefa de adivinhar qual é o personagem histórico a qual ele está interpretando, o aluno que adivinhar mais vezes é o ganhador.

Para tornar as aulas de história mais atrativas, o professor pode realizar o jogo da mímica periodicamente, sempre que encerrar um assunto importante. Assim, os alunos já terão uma noção de como estudar para estes momentos divertidos. E como uma última sugestão, incentive-os a serem criativos com a mímica. As risadas, e o aprendizado, ficarão muito melhores. Um forte abraço pessoal, e até a próxima.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
149 views
Educação Especial
149 views

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
100 views
Filósofos da Educação
100 views

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
263 views
Resenhas Literárias
263 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Deixe uma resposta