A missão

Baseado em fatos reais, A Missão, é um filme que trata sobre um período que os jesuítas foram expulsos do país. Um brilhante filme, com uma fotografia impecável, ganhador do Prêmio Bafta de melhor filme, Ganhador do Oscar de fotografia  e, indicado a mais 8 Oscars.

Resumo de filmes para professores: A missão

A missão

Sinopse do filme A missão

“A Missão” narra à história do padre Gabriel, um jesuíta que luta para defender os indígenas e convertê-los para o cristianismo, no final do século XVIII. Gabriel passa a enfrentar problemas com o mercenário mercador de escravos Rodrigo Mendoza.  Mas, após matar o próprio irmão, arrependido, Rodrigo decidido a se regenerar, o mercenário se torna padre e parte para viver na missão jesuíta, junto aos índios que perseguia.

BAIXE A FICHA DO FILME: A MISSÃO

Resumo do filme: A missão

  1. Acontecimento: O filme começa com um padre escrevendo uma carta para o papa e contando que outro missionário foi morto por uns índios nativos, e que  esse fato levaria ate lá o outro padre que mudaria a história deles para sempre.
  2. Acontecimento: Depois é passado esse segundo padre missionário, Gabriel, que  se envolveu na mata para tentar conquistar os índios guaranis,  ele sobe pelas cachoeiras e  usa uma flauta para poder se aproximar deles e com isso consegue uma aproximação. Mas um dia quando estava catequizando, veio um mercenário, Rodrigo, e levou alguns índios  como prisioneiros para serem vendidos como escravos.
  3. Acontecimento: Na sequência, é passado  a mulher  de Rodrigo confessando a ele que esta apaixonada por seu irmão e,  ele revoltado briga com todos , até que seu irmão o chama para um duelo e ele o mata.
  4. Acontecimento: Por ser um crime de duelo, ele não é preso, mas não consegue superar a morte do irmão e , quando o padre jesuíta chega para conversar , ele acaba indo com o missionário para as missões de colonizar os índios.
  5. Acontecimento: Eles seguem nas matas fechadas, subindo as cachoeiras e o mercenário ainda carrega uma pedra enorme, como símbolo da sua penitencia. Após algum tempo, eles chegam a uma aldeia indígena e são recebidos com festa e, lá eles resolvem ficar.  Nessa tribo, eles começam a ensinar civilização, construir casas e fundam uma igreja e então Rodrigo, resolve se tornar padre jesuíta também.
  6. Acontecimento: Entretanto, nesse meio tempo havia sido resolvido que não era mais interessante ter a missão jesuíta no caminho da colonização, pois os espanhóis acreditavam que os índios não eram pessoas e queriam utilizá-los como escravos.
  7. Acontecimento: Então começa o a julgamento para se decidir se deveriam acabar as missões, e o cardeal responsável pelo julgamento resolve conhecer todas as missões para entender como elas funcionavam, mas isso não interfere em sua decisão de acabar com tudo e  que os índios deveriam voltar para a selva, mas padre Rodrigo e padre Gabriel resolvem ficar e ajudar os índios.

A missão

BAIXE A FICHA DO FILME: A MISSÃO

Ficha detalhada e Pontos Chave sobre o Filme A missão

Para conseguirmos analisar o filme de maneira completa, precisamos nos atentar a todos os detalhes que poderão ser trabalhados em sala de aula.

Dados Chave sobre A missão

Nome: A missão

Ano: 1986

Diretor: Rolland Joffé

Origem: Inglaterra

Tipo de filme: Drama

Personagens principais em A missão

Nome: Padre Gabriel

Definição do Personagem: Missionário designado para catequizar o povo guarani.

Objetivo:  designado para  uma nova missão com índios guaranis após outro padre ser morto.

Função na trama:  Responsável por catequizar os índios e ajudar o mercenário Rodrigo a se converter.

Nome: Rodrigo Mendoza

Definição do Personagem: mercenário de escravos que se converte

Objetivo:   Depois  de  tornar padre, ele  parte para viver na missão jesuíta.

Função na trama: após de se converter, ele se torna um defensor dos índios contra os colonizadores.

A missão

Principal obstáculo enfrentado no filme A missão

Apesar de todas as tentativas do padre Gabriel, eles resolvem invadir a aldeia do mesmo jeito.

Clímax em A missão

Os índios guaranis resolvem lutar contra os portugueses e Padre Rodrigo, renuncia aos seus votos para poder ajudá-los e lutar novamente.

Solução em A missão

Os índios lutam bravamente e Padre Gabriel, contra a violência, realiza uma missa na hora do conflito,  mas todos são mortos, inclusive os padres.

Desfecho do filme A missão

No final, a maioria dos índios também foi morta e, termina o cardeal relatando ao papa os acontecimentos daquelas mortes.

Reflexões interessantes que o filme A missão possibilita:

Qual foi  o preço  pago para ser  dominado e colonizado pelos portugueses  e, conforme mencionado no próprio filme, os índios que aqui viviam não precisavam disso e foram mortos inocentemente.

Detalhes que precisamos prestar atenção no filme A missão

O cenário reproduzido à época é um ponto muito bonito de se observar. A comunicação usada entre os padres e os índios, tanto pela música ou somente pelos gestos, também chama atenção, mostrando o poder das linguagens universais.

Principais símbolos do filme A missão

Fé e colonização.

BAIXE A FICHA DO FILME: A MISSÃO

Como o filme A missão  pode ser trabalhado em sala de aula

O filme serve primeiramente para entendermos como funcionavam as missões jesuítas na época da colonização do nosso país e como foi o término delas não somente aqui, mas também no mundo todo.
Podemos discutir também, como já eram feitos os jogos de interesses políticos na época, que determina a morte de todos na região. Inclusive, pode se observar que a igreja também atua para esses fins.
O filme serve ainda, para estudarmos o Tratado de Madrid (1750), que delimitava o território brasileiro sobre posse de Portugal.

Espero que essa ficha lhe ajude a trabalhar esse filme em sala de aula. E muito obrigado por nos acompanhar até aqui.

Veja um trecho do filme A missão

 

SHARE
Previous articleComo ensinar coragem com música
Next articleDia do Médico – Guia de atividades

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here