0 Shares 85 Views

MORE ou Santo MORE – Dica de Site

Bellini Bellini
nov 08, 2015
85 Views

More – uma ferramenta online para gerar referências

Texto atendendo aos pedidos de todos os meus alunos dos cursos técnicos e clientes de tradução em vias de entregar trabalho. Conheça o SANTO MORE, a melhor ferramenta para organizar as referências de sua monografia, artigo ou trabalho acadêmico nos padrões da ABNT.

More ou Santo More

More ou Santo More

Cedo ou tarde, todo profissional do ramo editorial ou estudante irá se deparar com as regras da ABNT, seja para o registro de livros, filmes e músicas, seja para o registro de ensaios, monografias, e outros documentos acadêmicos de igual importância. E para quem possui muitos destes registros, ou precisa procurar por eles com regularidade, é um verdadeiro teste de paciência se adequar a todos os pormenores que a Associação Brasileira de Normas Técnicas exige. E foi pensando nessa necessidade de organização que surgiu o MORE.

O que é o More?

            O MORE, sigla para Mecanismo Online de Referência, já é um projeto com bastante tempo de estrada. Criado em 2005 dentro de um programa de incentivo à inclusão digital organizada pela UFSC, a plataforma gratuita passou e continua passando por novas reformulações, incluindo novas áreas para formulários, sempre tomando como base as exigências da ABNT.

O que o More faz?

            Basicamente, o MORE organiza referências de áreas acadêmicas como livros, ensaios, monografias, enciclopédias, teses, dicionários, artigos, entre outros; áreas pertinentes aos meios online, especificamente homepages e e-mails; e mais recentes, áreas jurídicas, como legislação e jurisprudência, e para registros culturais como partituras e filmes.

Colocando as informações solicitadas pela plataforma, ela automaticamente as adequa às normas da ABNT, como o uso correto de maiúsculas e minúsculas, ordem de datas, editoras, os nomes dos autores, etc. Um grande facilitador para quem precisa se organizar com tantas referências e se vê perdido, sobretudo estudantes em épocas de monografias e escritores de livros mais técnicos.

O que é preciso para usar o More?

Utilizar o MORE é muito fácil. O cadastro é rápido, necessitando de uma conta de e-mail, e a confirmação é automática. Ele também pede o nível de instrução do usuário, provavelmente como ferramenta de análise para novas atualizações. Com o cadastro realizado, você já pode utilizar os serviços.

Como faz para gerar as referências no More?

Basicamente, você conseguir referências de duas formas: ou você as encontra através da aba de pesquisas, ou cria as suas próprias nas seções de acordo. Na primeira opção, digite na área de pesquisa o que você exatamente procura, colocando de preferência o nome do autor, da editora e do ano de publicação para filtrar melhor as buscas. Com a referência encontrada, basta clicar na opção “importar”, e ela estará na sua conta.

Caso prefira criar suas próprias referências, seja por não encontrar as desejadas na pesquisa, seja por questões de organização, ou por ambas, atente-se ao tipo de material a ser referenciado. O MORE oferece suporte para vários tipos de documentos, como os citados acima, e isso significa que para cada um, o preenchimento de dados é diferente, assim como os registros na ABNT também são feitos de forma diferenciada entre os documentos.

Vamos pegar como exemplo o registro de um filme. Ao selecionar a opção na aba “criar referências”, ela exibe diversas opções de registro, algumas obrigatórias (Título, Produtora, Ano de Lançamento, Local de Lançamento) e outras opcionais (diretor(es), produtor(es), realizadores, coordenadores, intérpretes, roteiristas, tempo de duração, etc). Com o preenchimento dos dados, é só clicar na opção “criar referências e citações”, e se tudo estiver correto, ela será salva em sua conta.

Espero com esse texto ter ajudado e iluminado a sua vida no meio dos trabalhos da escola ou universidade. Boas energias e até a próxima.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
219 views1
Educação Especial
219 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Deixe uma resposta