A Mula Vaidosa – Uma História para Reflexão

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Vamos para mais uma fábula? Desta vez, a fábula conta a história de uma mula que pelo seu orgulho e vaidade não enxergava sua verdadeira origem.

Vamos para a história?

A Mula Vaidosa

A Mula Vaidosa

Em um curral, uma mula vivia de forma sempre folgada. Por não trabalhar, e mesmo assim receber uma boa quantidade de milho para seu alimento, se considerava privilegiada.

Graças a essa posição, a mula era muito vaidosa, sentindo-se o animal mais importante no local.

Gostava repetir para si mesma, exacerbada em orgulho: “Meu pai, certamente, deve ter sido um grande e Belo Raça Pura. Sinto-me orgulhosa por ter herdado toda sua graciosidade, resistência, espírito e superioridade…”

Moral: Ao desejar ser aquilo que não somos, estamos plantando dentro de nós a semente da frustração.

Autor: Esopo
Adaptação: Felipo Bellini Souza

A Mula Vaidosa

Questionário

  1. Qual a principal sentimento expressado no texto?
  2. Explique com suas palavras a moral da história.
  3. Porque a mula se sentia diferente das outras?
  4. De acordo com o texto, o que aconteceu para a mula perceber a verdade?
  5. O que seria uma mula?
  6. Belo Raça Pura…. O que seria o termo em destaque?
  7. “Meu pai, certamente, deve ter sido um grande e Belo Raça Pura” ­- Reescreva substituindo o termo em destaque, sem que se perca o sentido da frase.
  8. Aponte três adjetivos no texto.
  9. Qual a classe verbal da palavra “tenha”?
  10. Qual antônimo da palavra “privilegiada”?

Para usar em aula, utilize as fichas para alunos e professores abaixo.

Versão do Aluno

Versão do Professor

Ficha para Impressão – Versão do Aluno

Ficha para Impressão – Versão do Professor

E aí, o que achou? Esta fábula de Esopo mostra o quanto devemos tomar cuidado com pretensões e supostos privilégios, para não cair em armadilhas criadas por nós mesmos. Sendo humilde consigo mesmo, você perceberá muito mais dentro de si.

Quer mais histórias assim? Então não deixe de conferir as outras! Estamos cada vez com mais coisas bacanas na área! Obrigado por tudo e até a próxima!

COMPARTILHE
Artigos anterioresDia internacional da educação: homenagens aos professores
Próximo artigoMaui – Lenda da Nova Zelândia

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

1 COMMENT

  1. Bela fábula de esopo, com uma grande mensagem. Não devemos achar que somos mais do que meramente somos. No caso da mula, por ter privilégios, ela achava que seu pai era um Belo Raça Pura, quando descobriu, na verdade, que ele era apenas um burro de carga. Então, ela se decepcionou, como diz a moral da história, a ilusão leva à frustração.
    Gostei das atividades pedagógicas propostas, e recomendo sempre que fábulas de esopo sejam trabalhadas em salas de aula. Ela trazem grandes conhecimentos culturais e literários.
    Parabéns pela publicação e sucesso para vocês!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here