Música: brincadeira de criança, além de ser super divertido faz muito bem a criança e ao seu desenvolvimento. E nós professores devemos estar sempre atualizados e buscando novos meios de incluir a música no dia a dia dos nossos alunos.

Crianças de 6 a 12 anos estão sempre buscando novas brincadeiras e cabe a nós professores a apresentar essas brincadeiras a eles, de forma que elas contribuam para o aprendizado das mesmas.

Música: Brincadeira de Criança

As brincadeiras que envolvem músicas estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças, e o ensino lúdico é algo cada vez mais frequente e tem se mostrado muito eficiente em sala de aula.

Veja uma lista com músicas para as crianças brincarem em sala de aula.

Música: Brincadeira de Criança

Música: Brincadeira de Criança Pula, Pula, Pula

A música é de um grupo chamado Peti&Poá, que além dessas possuem várias outras músicas para trabalhar brincadeiras com as crianças.

Público Alvo: Essa brincadeira é indicada para ser realizada na educação infantil.

Idade: Ela pode ser executada com crianças de todas as idades, respeitando apenas os níveis de dificuldade.

Modo de Execução: Para executar a brincadeira não exige segredo algum, basta seguir as indicações da música e desenvolver a coreografia conforme a música narra, outra opção é fazer uma brincadeira de roda, também seguindo os passos indicados pelas brincadeiras.

Vídeo da música Pula, pula, pula

Música: Brincadeira de Criança Escravos de Jó

A música já é conhecida por muitos adultos e apresenta várias versões para serem cantadas as crianças, além de desenvolver a coordenação motora da criança, a música se torna uma brincadeira muito divertida.

Público Alvo: A brincadeira pode ser executada com os alunos do ensino fundamental e ensino Médio.

Idade: As idades ideais para executar essas atividades são entre 06 e 12 anos.

Modo de Execução: Para executar essa brincadeira o professor pode disponibilizar aos alunos tampinhas de garrafas ou então objetos pequenos para que as crianças possam passar de uma para outro conforme o comando da música. Os alunos devem estar organizados em roda para facilitar a troca de objetos, se o professor preferir a brincadeira também pode ser executada em duplas.

Vídeo da música escravos de Jó

Música: Brincadeira de Criança Roda Africana

Essa brincadeira é ótima para o desenvolvimento da coordenação motora e o desenvolvimento dos ritmos. No começo ela pode parecer um pouco complexa, mas depois de uma boa explicação ela se tornará muito divertida.

Público Alvo: A brincadeira é indicada para os alunos do ensino fundamental e o médio.

Idade: A idade indicada para essa brincadeira devido a sua complexidade é de 06 a 12 anos.

Modo de Execução: Para iniciar a atividade é preciso que o professor mostre para os alunos a sequência de movimentos que deverão ser executados durante a brincadeira. No caso do vídeo que vamos exemplificar aqui os participantes determinaram realizar a sequência de ritmo com as coxas e as palmas da mão, mas fica a critério do professor criar outros movimentos.

Após essa parte ser entendida por todos os alunos, organize uma roda e ao som da música África comece a brincadeira executando a sequência de movimentos pré-estabelecida com os alunos.

Veja o vídeo da brincadeira roda africana

Música: Brincadeira de Criança Imitando os Bichos

A brincadeira imitando os bichos é perfeita para as crianças que estão aprendendo um pouco mais sobre os bichos, além disso é super divertida. Com Certeza os alunos irão gostar muito e vão interagir com a brincadeira.

Público Alvo: Pode ser aplicada na educação infantil e ensino fundamental.

Idade: A brincadeira pode ser aplicada com os alunos de qualquer idade.

Modo de Execução: Para a brincadeira o professor deverá organizar os alunos em roda, e ao som da música ciranda dos bichos, os alunos vão imitando os animais citados e realizando os comandos que a música dá para cada um deles. A brincadeira não possui perdedor ou ganhador, ela é simplesmente de caráter educativo.

Veja o vídeo da brincadeira imitando os bichos

Música: Brincadeira de Criança Morto-vivo

A brincadeira antiga ganhou uma nova forma ainda mais divertida de brincar, ao invés de alguém dar o comando para o grupo que está participando poderá utilizar a música do morto-vivo para deixar a brincadeira ainda mais interessante para as crianças.

Público Alvo: Essa atividade é indicada para alunos da educação infantil e ensino fundamental.

Idade: A idade recomendada para a execução dessa brincadeira é de 06 a 12 anos.

Modo de Execução: A brincadeira do morto vivo não tem nenhum segredo. Antes de iniciar o professor deve explicar quais os movimentos representam o morto e o vivo. Após estabelecer os movimentos, com o auxílio da música morto-vivo o professor pode dar início a brincadeira. Depois de executada com a música se o professor quiser aumentar a dificuldade da brincadeira, pode acrescentar os movimentos que representam os comandos “careca” e “cabeludo”. É uma brincadeira muito divertida e que os alunos adoram.

Veja o vídeo da música morto-vivo

Música: Brincadeira de Criança Batom

Uma brincadeira clássica com jogos de mãos que as crianças adoram, é uma brincadeira muito indicada para trabalhar os movimentos e a atenção, já que a música exige muito isso.

Público Alvo: A brincadeira pode ser executada com os alunos do ensino fundamental.

Idade: Ela pode ser executada com crianças de 06 a 12 anos.

Modo de Execução: O professor deverá organizar as crianças em trios, onde os participantes do grupo deverão estar organizados em um círculo para começar a brincadeira. A professora deve exemplificar como o aluno deve realizar os movimentos antes de iniciar a brincadeira. Perde quem bater palma no momento errado.

Veja o vídeo da brincadeira musical batom

Música: Brincadeira de Criança Fui a China

A brincadeira Fui a China é antiga, porém não deixa de despertar o interesse das crianças, também é executada com um jogo de mãos e possui um nível de dificuldade médio, o que incentiva ainda mais o aluno a tentar brincar.

Público Alvo: Devido a sua complexidade a brincadeira é indicada para ser executada no ensino fundamental.

Idade: A idade mais indicada para a brincadeira é 6 anos, a brincadeira ainda é interessante para crianças até 14 anos.

Modo de Execução: Para iniciar a brincadeira a professora deve organizar os alunos em dupla para poder brincar. A professora deve escolher um aluno para exemplificar os movimentos para os alunos. A brincadeira pode ser executada umas três vezes e ir revezando as duplas para que todos os alunos interajam entre si.

Veja o vídeo da brincadeira Fui a China

Consideração Finais Sobre Música: brincadeira de criança

Os exemplos citados nesse artigo são apenas alguns das muitas brincadeiras para crianças com música. É importante que o professor esteja sempre em busca de brincadeiras novas para chamar a atenção dos seus alunos.

E-book brincadeiras musicais é ideal para os professores que buscam inovar em sala de aula, e chamar a atenção dos seus alunos para as brincadeiras musicais.

COMPARTILHE
Artigos anterioresMúsicas Para Bebê Brincar
Próximo artigoMúsica: brincadeira de criança
Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos - EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here