Narradores de Javé é um  filme, ganhador de diversos prêmios, que retrata, de forma cômica, a  triste história de um povoado, que está prestes a ser inundado por causa da  construção de uma enorme usina hidrelétrica.

Resumo de filmes para professores: Narradores de Javé

Narradores de Javé

Sinopse do filme Narradores de Javé

Narradores de Javé,  conta a história dos moradores do vilarejo do Vale de Javé, que descobrem que  uma represa irá ser  construída e com isso toda a cidade será alagada.  Assim, para  impedir que isso aconteça, eles resolvem tentar  provar que a cidade possui um grande valor histórico a ser preservado. Desta forma, precisam colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho e, como a maioria dos moradores são analfabetos, recorrem ao ex-carteiro da cidade.

BAIXE A FICHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ

Resumo do filme: Narradores de Javé

  1. Acontecimento: O filme começa em um bar e um homem que era da cidade Javé, começa a contar a  história.
  2. Acontecimento: então vai para a cidade de Javé, já com a discursão sobre a notícia de que ia ser construído a represa e a cidade ia ser emundada. Perguntados se teria alguma coisa a fazer para evitar a tragédia, a única solução apresentada era se a cidade se transformasse em patrimônio da humanidade.
  3. Acontecimento: O único problema é que todos os fatos do Vale de Javé só se sabiam de boca e não tinha ninguém para colocar todos os assuntos no papel, já que ninguém sabia ler e escrever. Assim, eles resolveram chamar o  ex-carteiro, Antônio Biá, que havia sido exilado, porque tinha inventando um  monte de mentiras sobre o povo, para escrever as histórias de Javé.
  4. Acontecimento: começaram assim as narrações sobre a cidade, o primeiro que Biá entrevistou  foi Seu Vicentino, que contava ainda ser parente do fundador, e este era um homem muito corajoso, Indalécio era o nome dele.  O problema é que a história não era convincente, então Biá,  diz que precisa melhorar o acontecido, e começa a florear a história, mas seu Vicentino não aceita.
  5. Acontecimento: A segunda história apresentada era que  envolvia Maria Dina, que segundo sua descendente seria a verdadeira heroína da história de Javé ,que depois da morte de Indalécio teria guiado o grupo para descobrir as terras, mas muita gente não concorda com essa história .
  6. Acontecimento: Assim fez Biá todos os dias, todo mundo tinha uma história, documentos e pastas para serem escritos no livro. Teve os irmãos que contou mais sobre os pais e, até em uma tribo ele foi.
  7. Acontecimento: Quando chega a noite Biá, bêbado sonha com a enchente e no outro dia, ao acordar a cidade encontra a placa da obra colocada pelos engenheiros.
  8. Acontecimento:  A noite tinha um homem com uma filmadora e depois todos começaram  a falar, dando o seu depoimento e dizendo que não queriam ir embora.

Narradores de Javé

BAIXE A FICHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ

Ficha detalhada e Pontos Chave sobre o Filme Narradores de Javé

Para passar por um processo de análise rico, precisamos prestar atenção em diferentes pontos, que podem ser explorados na discussão escolar:

Dados Chave sobre Narradores de Javé

Nome: Narradores de Javé
Ano: 2004
Diretor: Eliane Caffé.
Origem: Brasil
Tipo de filme: Drama

Personagens principais do filme Narradores de Javé

  • Nome: Antônio Biá

Definição do Personagem: ex-carteiro da cidade

Objetivo: após inventar intrigas na cidade ele é exilado pelos moradores da cidade

Função na trama: é chamado novamente à cidade,  para ajuda-los a escrever o livro, já que era o único alfabetizado.

  • Nome: Zaqueu

Definição do Personagem: morador da cidade

Objetivo: quem tem a ideia do livro e de chamar Antônio Biá

Função na trama: é o narrador da trama.

Objetivo:  por trabalhar com outras crianças com deficiência, ele consegue identificar o problema do menino e começa ajuda-lo

Função na trama: responsável por identificar o problema de Ishaan e fazer com ele melhore.

Narradores de Javé

Principal obstáculo enfrentado no filme Narradores de Javé

A confusão começa , quando cada  morador diz  ter uma versão diferente da mesma história , inclusive todo mundo conta uma parte colocando um personagem  como se fosse o principal, ou herói da cidade e todo mundo quer que sua história seja contada.

Clímax em Narradores de Javé

Após combinarem de se encontrarem no armazém para mostrar o que havia sido escrito até então, Biá foge e entrega um livro em branco.

Solução em Narradores de Javé

Quando encontram Biá, ele humilha a todos dizendo que os engenheiros não iam parar a obra por causa de uma cidade de semianalfabetos e o tempo passa e eles são obrigados a assistir a cidade ser alagada.

Desfecho do filme Narradores de Javé

Biá volta, chora, pois se sente culpado pelo o que aconteceu,

E todos começam a contar o que haviam feito depois que a cidade foi alagada e ele começa a escrever no livro. Agora a história estava documentada.

Reflexões interessantes que o filme Narradores de Javé

O filme nos permite questionar o valor da história escrita em e relação à história oral.

Detalhes que precisamos prestar atenção no filme Narradores de Javé

O jeito de falar e palavras típicas da região.

Principais símbolos do filme

Cultura e história

BAIXE A FICHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ

 

Como trabalhar o filme Narradores de Javé em sala de aula?

O filme serve como base para estudar como que se da à formação cultural de um povo, as suas  heranças históricas, crenças e valores;

Ainda aponta as questões que ainda são bem comum na região nordeste do Brasil, que é o analfabetismo e as histórias que misturam verdade com invenção;

Convém ainda, discutir ações, em que o progresso ou avanço tecnológico, vão contra as tradições ou cultura de uma região.

Atualmente, tivemos o caso da usina de Belo Monte,  podendo assim ser discutidos os impactos reais que a mesma irá causar, em comparação com os do filme.

Confira um pedacinho desse filme sensacional:

COMPARTILHE
Artigos anterioresDia da Família – Plano de aula
Próximo artigoFases do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here