Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

O Demônio de Jersey – Uma Lenda Americana – Mitos e Educação

A lenda do Demônio de Jersey – Uma lenda dos Estados Unidos

Demônio de Nova Jersey

O Demônio de Jersey é uma criatura lendária, há vários anos é vista na floresta de Pine Barrens, em Nova Jersey, Estados Unidos. Ele pode voar e anda sobre duas patas, como um humano, segundo muitas das descrições. Mas há variações.

Hoje em dia o Demônio de Jersey já é muito popular e já apareceu em filmes, séries e jogos.

Para você ter uma ideia existe até um time de hóquei chamado New Jersey Devils!

Existem várias lendas sobre a origem da criatura. As mais antigas eram contadas pelas tribos indígenas que chamavam a região de Pine Barrens de “Popuessing” – que traduzido significa lugar do dragão – por causa dos avistamentos do Demônio de Jersey. A lenda mais conhecida data de 1735 e você pode lê-la abaixo.

Resumo da lenda do Demônio de Jersey

DeborahLeeds - a lenda do demonio de jersey

Conta a lenda que havia uma senhora, que é conhecida apenas pelo seu sobrenome: Leeds. Ela tinha 12 filhos, e quando descobriu que estava grávida mais uma vez, amaldiçoou o filho que viria, dizendo que este seria o próprio diabo.

Chegou então a hora do parto, uma noite chuvosa de 1735. A criança nasceu saudável e normal, como um bebê comum, mas logo começou a se transformar. No lugar de seus pés, se formaram cascos como o de cavalos. Sua cabeça se tornou uma cabeça de cavalo. Ele ganhou asas como as de dinossauro e uma cauda fendida.

O bebê-monstro então rosnou ameaçadoramente e matou a própria mãe diante das amigas dela, que ajudavam no parto. Então ele correu para a lareira, onde fugiu voando pela chaminé.

Ele deu três voltas sobrevoando a pequena vila e por fim voou em direção à floresta de Pine Barrens.

Após isso ele não foi visto até por volta de 1900, quando várias pessoas nas redondezas de Nova Jersey afirmaram terem visto a criatura bizarra.

Sobre a senhora Leeds, os historiadores afirmam se tratar de Deborah Leeds, devido a um testamento que ela havia deixado em 1736, citando doze filhos. O décimo terceiro filho nunca chegou a ser registrado.

Conforme a lenda sobre o filho monstro da senhora Leeds se tornou conhecida, logo apelidaram a criatura de “Demônio de Jersey” e a responsabilizam por trilhas estranhas encontradas pela floresta, sons bizarros que são ouvidos nas redondezas e gado morto nas fazendas da região.

Existem também aqueles que acreditam que a criatura seja a responsável pelo desaparecimento de pessoas próximo à floresta de Pine Barrens.

Curiosidades sobre o Demônio de Jersey

camiseta_time_roquei

 

  1. O Demônio de Jersey já foi tema de um episódio de Arquivo X.
  2. Em um episódio do desenho animado Jonny Quest, o personagem viaja até Nova Jersey para investigar sobre o monstro.
  3. Ele também já apareceu em revistas de quadrinhos da Marvel.
  4. No jogo Castlevania: Order of Ecclesia, pode-se encontrar o Demônio de Jersey como inimigo em uma das fases, e existe até uma missão onde o jogador deve fotografá-lo.
  5. Outro jogo onde ele aparece é em The Wolf Among Us.
  6. Na abertura da série American Horror Story: Coven também é possível ver o Demônio de Jersey.

Atividades utilizando a lenda

foto

 

Embora seja comum professores se negarem a trabalhar assuntos mais macabros em sala de aula, sem dúvidas eles atraem a atenção de jovens e adultos. Uma maneira interessante de utilizar a lenda do Demônio de Jersey, é encontrando os seus equivalentes malignos em outras culturas e então pedir para que os alunos busquem as maneiras de evitar e se proteger destas criaturas.

Esse tipo de atividade é interessante para mostrar aos jovens que independente da cultura ou da religião, em todas existem os seres ‘maus’, mas que para todos existem seus remédios.

Galeria de imagens do Demônio de Jersey

Sites, textos e livros sobre o assunto

 -Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%B4nio_de_Jersey

-Mais sobre a lenda: http://zone-33.blogspot.com.br/2013/12/o-demonio-de-jersey.html

-Discussão sobre a veracidade da lenda:

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico-f-b/e-o-demonio-de-nova-jersey-o-decimo-terceiro-filho-de-deborah-leeds,236,4485.html

-Documentário (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=5rFPyboyQ7w

Post Author
Felipo Bellini
Professor ligado no 220v e disposto a transformar o seu espaço em prol de seus alunos e comunidade.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *