0 Shares 274 Views 1 Comments

O dia do hospital – plano de aula

Bellini Bellini
jun 08, 2017
274 Views 1

O dia do hospital, tal qual o dia da vacina BCG é especial para podermos desenvolver com nossos alunos uma consciência sobre o mundo da saúde.

Lembre que no dia 02 de julho o dia do hospital é comemorado no Brasil e com isso temos uma efevercencia de eventos e comunicações que tornam atividades no dia super especiais.

Neste roteiro de atividades proponho um reconhecimento dos elementos que compõem o ambiente hospitalar, avaliando objetos, rotina, profissões e os gêneros textuais presentes no meio hospitalar.

Lembro que as atividades oferecidas aqui no blog Demonstre seguem a minha filosofia de ensino-aprendizagem, onde acredito que o texto e a escrita devem permear os diferentes eventos de aprendizagem e compor a formação do aluno enquanto no ambiente escolar. Sendo assim, partiremos da vivência da escrita e retornaremos para ela.

O dia do Hospital – O que queremos com esse plano de aula?

dia do hospital

Como dito, o dia do Hospital segue a mesma temática do dia da vacina BCG, onde focaremos a identificação, estudo e uso dos gêneros textuais presentes no meio hospitalar.

Nesta atividade os conhecimentos dos alunos sobre elementos pertencentes ao hospital serão estimulados, não apenas focando no texto escrito, mas em seu uso, com reflexões, simulações e produções escritas de uso.

Uma sugestão para trabalhar o dia do hospital é justamente realizar antes de tudo uma visita com os alunos no local. Pedir para que observem as rotinas, entrevistem membros da comunidade hospitalar, se informem sobre os serviços permite que eles se tornem atores que refletem com mais propriedade sobre a situação.

Para esse roteiro ou plano de aula, como preferir chamar, penso em alunos do fundamental I e fundamental II, e as atividades propostas neste dia poderão ser desenvolvidas por pedagogos e professores de português e outras linguagens.

Brainstorm ou oficina de ideias sobre o Dia do Hospital

Para este brainstorm um bom começo é reunir os alunos em círculo, perguntando sobre os elementos e rotinas que compõem o hospital.

Após essa discussão inicial, focar na escrita que permeia esses eventos, e assim questionar sobre gêneros discursivos que eles acreditam que estar presente no ambiente de um hospital.

O professor poderá dispor de elementos hospitalares como panfletos; cartazes; imagens de: hospitais, médicos, enfermeiros, pacientes e medicamentos; assim como notícias de jornal e reportagens para auxiliar os alunos na construção de ideias.

Por fim, ainda no brainstorm da data comemorativa Dia do Hospital, fazer uma lista com todos os gêneros identificados, como: receituário, carta de encaminhamento, pedido de exame, laudo do exame de laboratório, laudo do exame de imagem; o que ajudará a fixar as informações abstraídas, assim como definir o texto escrito.

Atividade de Leitura – os gêneros do mundo do hospital

Para a atividade de leitura, a lista de gêneros deverá ser lida em voz alta para a turma, onde cada aluno irá escolher um gênero ao qual mais se identificam.

Em seguida realizarão uma pesquisa online afim de encontrar exemplos do gênero. Avaliar os componentes do gênero escolhido, assim como as situações que eles são compartilhados deve ser o foco da atividade. Eles deverão anotar tudo o que consideraram importante: partes do texto, função social, quem produz e o que mais o aluno refletir.

Veja que estimular essa coleta de notas deve ser rotineiro na prática docente, pois ao tomar notas o aluno fundamenta a pesquisa e faz reflexões sobre sua futura produção.

Observe também que o foco aqui está na identificação tanto estrutural do texto, como de uso social. Sendo assim, ambos os olhares devem prevalecer.

Como alternativa ás disciplinas de língua estrangeira, uma aliança pode ser feita para trazer esses textos afins para sala de aula. O vocabulário do hospital, profissões e a própria analise/produção textual permitem que o aluno faça relações e perceba a escola engajada.

 Produção Escrita – um roteiro para simular

Em sala de aula, os alunos serão convidados a vivenciar na íntegra o conteúdo e uso do gênero escolhido.

Esta atividade terá como base a pesquisa prévia realizada pelos alunos para um embasamento mais completo, mas não pode ser apenas de produção desse texto específico do mundo hospitalar, até porque, como será constatado pela turma com o intermédio do professor, esses textos são aplicados em situações específicas de uso, e em geral necessitam de um treinamento específico.

Para vencer essa realidade, criar um role play em sala vai te ajudar não apenas na produção, mas no uso social e cotidiano do texto. Sendo assim, divida os alunos em duplas ou trios e comunique que eles devem desenvolver roteiros de simulações cotidianas, onde representarão o uso desses textos, já com as informações contidas neles.

Temos assim duas produções escritas: o roteiro da esquete e o gênero hospitalar escolhido, que deve ser desenvolvido para o personagem que criarem, dando um objetivo para o gênero em si.

 Feedback – Peça homenageando o Dia do Hospital e avaliação dos escritos

A avaliação do conteúdo aprendido será feita através da realização de um teatro, onde os alunos encenaram diversas cenas do ambiente hospitalar tendo como texto base a produção escrita do gênero escolhido.

peça sobre o dia do hospital

Geraremos dois grupos de feedbacks principais. O primeiro para representação, validando comportamento dos personagens profissionais e pacientes, apetrechos escolhidos e falas desenvolvidas pelo grupo. O segundo pela análise dos textos produzidos, onde cada aluno poderá ler seu texto para a classe sendo motivado e procurar melhorias e gerando humor, uma vez que os participantes farão links com as esquetes.

Como resultado final, a produção de um mural com as fotos emoldurando os textos escritos pode ser um troféu de atividades tão bacanas.

Despedida

Bom, é isso. Espero que você tenha gostado de mais um texto sobre datas comemorativas aqui no blog. Em breve vou lançar um ebook com todo esse conteúdo. Por favor não deixe de acompanhar. <3

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
247 views
Resenhas Literárias
247 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
143 views
Filósofos da Educação
143 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
235 views3
Educação Especial
235 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

Comentário

  1. A proposta é bem interessante para o mundo dos alunos do ensino fundamental. Você acaba criando um contexto de amadurecimento muito bacana. É muito importante conhecer a rotina de um hospital, especialmente para saber lidar com isso quando precisar recorrer à ala hospitalar em casos de doença ou algo do tipo. Muito bacana a opção de atividades.

    Reply

Deixe uma resposta