Baseado em  um romance de Umberto Eco, O nome da Rosa, é um suspense da época medieval sobre estranhas mortes que começam a ocorrer num mosteiro;

Resumo de filmes para professores: O Nome da Rosa

O Nome da Rosa

Sinopse do filme O Nome da Rosa

No ano de 1327 um monge franciscano, William de Baskerville   e seu  noviço, chegam a um mosteiro ao norte da Itália, aonde estranhas mortes começam a ocorrer,  e ele  é posto para investigar tais mortes. Apesar dos demais irmãos dos mosteiros acharem que é obra do demônio, o   pensamento racional de William, não o deixam acreditar em fatos sobrenaturais. Entretanto, enquanto tenta desvendar os casos, ele ainda terá que lidar com a presença de um  inquisidor do papa, que tortura a todos, para que confessem sua heresia.

BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA

Resumo do filme: O Nome da Rosa

  • Acontecimento: O filme começa com Adso von Melko , narrando a história de quando ele era noviço do  monge franciscano William de Baskerville. Assim, eles  chegam a um  mosteiro no norte da Itália, e logo ficam  sabendo de uma morte  que  ocorreu de forma estranha no mosteiro.
  • Acontecimento: Ao conversar com alguns monges, todos suspeitam que a  morte seria obra do demônio, mas como Willian não acredita logo de cara nessa versão , começa a investigar. No dia seguinte,  em apenas algumas horas de investigação William conclui que o monge se suicidou, se  jogando  da
  • Acontecimento: Depois são passados eles nas missas e no outro dia quando todos acordam é encontrado o segundo corpo em um Entretanto,  dessa vez Willian tem certeza que não é suicídio e, começa a  investigar o corpo.
  • Acontecimento: ele descobre uma espécie de veneno nos dedos da vítima e na língua e, também conversando com os outros monges,  descobre também que os dois monges gostavam de frequentar a biblioteca.
  • Acontecimento: Quando vai até a biblioteca e começa a fazer perguntas,  começa a provocar irritações, mas consegue perceber que a mesma está bem  vaga  para uma biblioteca tão importante.
  • Acontecimento: Depois é achado o outro corpo, que também tinha acesso à biblioteca, e  Willian expõe suas conclusões, na qual, seriam que as três vitimas teriam manuseado um livro  que estava matando ou alguém que estava matando por esse livro. Mas, o inquisidor do papa,  Bernardo Gui, chega e ele é obrigado a largar as suas investigações.
  • Acontecimento: Mesmo sem autorização Willian, continua suas investigações e descobre a biblioteca secreta do Mosteiro, dentro de um labirinto, onde estão guardados diversos livros que estavam sumidos.
  • Acontecimento: Nesse meio tempo, Bernardo conclui que as mortes são atos de bruxaria e condena dois monges e  a mulher, a serem queimados na fogueira. Mas enquanto, as pessoas estão sendo encaminhadas à morte, outro monge morre e o inquisidor acusa Willian ser o causador .

 

O Nome da Rosa

BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA

Ficha detalhada e Pontos Chave sobre o Filme O Nome da Rosa

Para passar por um processo de análise rico, precisamos prestar atenção em diferentes pontos, que podem ser explorados na discussão escolar:

Dados Chave sobre O Nome da Rosa

Nome: O NOME DA ROSA
Ano: 1986
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Origem: Alemanha, França, Itália
Tipo de filme: drama, suspense

Personagens principais do filme O Nome da Rosa

  • Nome: William de Baskerville

Definição do Personagem: Monge Franciscano

Objetivo: Responsável pelas investigações das mortes que vem ocorrendo no mosteiro.

Função na trama: Quem desenvolve toda a trama e descobre o mistério.

  • Nome: Adso von Melko

Definição do Personagem: Noviço e fiel escudeiro do monge William

Objetivo: Acompanhando seu mestre, ele ajuda a descobrir o assassino.

Função na trama: é o narrador da trama.

O Nome da Rosa

Principal obstáculo enfrentado no filme O Nome da Rosa

O maior obstáculo encontrado, é que Willian acredita na ciência como caminho que leva à verdade, e  tem que lidar com os fanatismos religiosos.

Clímax em O Nome da Rosa

Fugindo do inquisidor Willian e Adso, descobrem que as mortes estão relacionadas com o livro desaparecido de Aristóteles, que aborda o riso como instrumento da verdade.

Solução do Filme O Nome da Rosa

Eles descobrem que o famoso livro, teve suas páginas envenenadas por um dos monges que odiava a comédia e via no riso uma possibilidade de dúvida sobre Deus.

Desfecho do filme O Nome da Rosa

Tentando fugir das pessoas que tentam  o apedrejar, Frei Bernardo morre e  eles vão embora.

Reflexões interessantes que o filme O Nome da Rosa

Pode-se observar que a  igreja católica  impedia a divulgação do conhecimento, escondendo os livros, pelo receio de que isto provocasse uma perda de poder.

Detalhes que precisamos prestar atenção no filme O Nome da Rosa

Os membros do clero cumpriam um rigoroso regime de obediência e disciplina, inclusive sendo proibido o riso e também a pobreza do povo da região.

Principais símbolos do filme

Fé, conhecimento, literatura e inquisição.

BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA

 

Como trabalhar o filme O Nome da Rosa em sala de aula?

Historicamente, podemos  trabalhar o filme, para entender uma fase que surge uma necessidade de conhecimento e questionamento das pessoas.

Bem como, observar as discrepâncias de renda que tinha entre  o clero e as pessoas comuns, que passavam fome, com doenças e as mulheres se vendiam por troca de comida.

O  filme pode ser trabalhado para se discutir o embate entre a razão e a fé cega que a igreja católica da época medieval, desejava propagar.

Sendo interessante também, discutir a respeito da biblioteca secreta onde eram guardadas várias obras clássicas e que eram condenadas pela Igreja Católica, e a interferência direta que a mesma tinha sobre a educação na época.

Também serve de sugestão para leitura do livro, para aprimorar os conhecimentos.

Confira um trechinho do filme:

 

COMPARTILHE
Artigos anteriores10 poesias sobre o Natal
Próximo artigoLutero – Resumo do Filme para Professores

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here