O Nome da Rosa – Resumo de Filmes para Professores

0
659
O Nome da Rosa

Baseado em  um romance de Umberto Eco, O nome da Rosa, é um suspense da época medieval sobre estranhas mortes que começam a ocorrer num mosteiro;

Resumo de filmes para professores: O Nome da Rosa

O Nome da Rosa

Sinopse do filme O Nome da Rosa

No ano de 1327 um monge franciscano, William de Baskerville   e seu  noviço, chegam a um mosteiro ao norte da Itália, aonde estranhas mortes começam a ocorrer,  e ele  é posto para investigar tais mortes. Apesar dos demais irmãos dos mosteiros acharem que é obra do demônio, o   pensamento racional de William, não o deixam acreditar em fatos sobrenaturais. Entretanto, enquanto tenta desvendar os casos, ele ainda terá que lidar com a presença de um  inquisidor do papa, que tortura a todos, para que confessem sua heresia.

BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Resumo do filme: O Nome da Rosa

  • Acontecimento: O filme começa com Adso von Melko , narrando a história de quando ele era noviço do  monge franciscano William de Baskerville. Assim, eles  chegam a um  mosteiro no norte da Itália, e logo ficam  sabendo de uma morte  que  ocorreu de forma estranha no mosteiro.
  • Acontecimento: Ao conversar com alguns monges, todos suspeitam que a  morte seria obra do demônio, mas como Willian não acredita logo de cara nessa versão , começa a investigar. No dia seguinte,  em apenas algumas horas de investigação William conclui que o monge se suicidou, se  jogando  da
  • Acontecimento: Depois são passados eles nas missas e no outro dia quando todos acordam é encontrado o segundo corpo em um Entretanto,  dessa vez Willian tem certeza que não é suicídio e, começa a  investigar o corpo.
  • Acontecimento: ele descobre uma espécie de veneno nos dedos da vítima e na língua e, também conversando com os outros monges,  descobre também que os dois monges gostavam de frequentar a biblioteca.
  • Acontecimento: Quando vai até a biblioteca e começa a fazer perguntas,  começa a provocar irritações, mas consegue perceber que a mesma está bem  vaga  para uma biblioteca tão importante.
  • Acontecimento: Depois é achado o outro corpo, que também tinha acesso à biblioteca, e  Willian expõe suas conclusões, na qual, seriam que as três vitimas teriam manuseado um livro  que estava matando ou alguém que estava matando por esse livro. Mas, o inquisidor do papa,  Bernardo Gui, chega e ele é obrigado a largar as suas investigações.
  • Acontecimento: Mesmo sem autorização Willian, continua suas investigações e descobre a biblioteca secreta do Mosteiro, dentro de um labirinto, onde estão guardados diversos livros que estavam sumidos.
  • Acontecimento: Nesse meio tempo, Bernardo conclui que as mortes são atos de bruxaria e condena dois monges e  a mulher, a serem queimados na fogueira. Mas enquanto, as pessoas estão sendo encaminhadas à morte, outro monge morre e o inquisidor acusa Willian ser o causador .

 

O Nome da Rosa

BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA

Ficha detalhada e Pontos Chave sobre o Filme O Nome da Rosa

Para passar por um processo de análise rico, precisamos prestar atenção em diferentes pontos, que podem ser explorados na discussão escolar:

Dados Chave sobre O Nome da Rosa

Nome: O NOME DA ROSA
Ano: 1986
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Origem: Alemanha, França, Itália
Tipo de filme: drama, suspense

Personagens principais do filme O Nome da Rosa

  • Nome: William de Baskerville

Definição do Personagem: Monge Franciscano

Objetivo: Responsável pelas investigações das mortes que vem ocorrendo no mosteiro.

Função na trama: Quem desenvolve toda a trama e descobre o mistério.

  • Nome: Adso von Melko

Definição do Personagem: Noviço e fiel escudeiro do monge William

Objetivo: Acompanhando seu mestre, ele ajuda a descobrir o assassino.

Função na trama: é o narrador da trama.

O Nome da Rosa

Principal obstáculo enfrentado no filme O Nome da Rosa

O maior obstáculo encontrado, é que Willian acredita na ciência como caminho que leva à verdade, e  tem que lidar com os fanatismos religiosos.

Clímax em O Nome da Rosa

Fugindo do inquisidor Willian e Adso, descobrem que as mortes estão relacionadas com o livro desaparecido de Aristóteles, que aborda o riso como instrumento da verdade.

Solução do Filme O Nome da Rosa

Eles descobrem que o famoso livro, teve suas páginas envenenadas por um dos monges que odiava a comédia e via no riso uma possibilidade de dúvida sobre Deus.

Desfecho do filme O Nome da Rosa

Tentando fugir das pessoas que tentam  o apedrejar, Frei Bernardo morre e  eles vão embora.

Reflexões interessantes que o filme O Nome da Rosa

Pode-se observar que a  igreja católica  impedia a divulgação do conhecimento, escondendo os livros, pelo receio de que isto provocasse uma perda de poder.

Detalhes que precisamos prestar atenção no filme O Nome da Rosa

Os membros do clero cumpriam um rigoroso regime de obediência e disciplina, inclusive sendo proibido o riso e também a pobreza do povo da região.

Principais símbolos do filme

Fé, conhecimento, literatura e inquisição.

BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA

 

Como trabalhar o filme O Nome da Rosa em sala de aula?

Historicamente, podemos  trabalhar o filme, para entender uma fase que surge uma necessidade de conhecimento e questionamento das pessoas.

Bem como, observar as discrepâncias de renda que tinha entre  o clero e as pessoas comuns, que passavam fome, com doenças e as mulheres se vendiam por troca de comida.

O  filme pode ser trabalhado para se discutir o embate entre a razão e a fé cega que a igreja católica da época medieval, desejava propagar.

Sendo interessante também, discutir a respeito da biblioteca secreta onde eram guardadas várias obras clássicas e que eram condenadas pela Igreja Católica, e a interferência direta que a mesma tinha sobre a educação na época.

Também serve de sugestão para leitura do livro, para aprimorar os conhecimentos.

Confira um trechinho do filme:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here