0 Shares 192 Views 1 Comments

O que é cidadania? Brincadeira para aprendê-la

Bellini Bellini
jun 12, 2016
192 Views 1

O Que é Cidadania – Uma forma divertida de apresentar o conceito

Durante a fase de crescimento das crianças, vários conceitos são apresentados para que elas se desenvolvam com uma consciência do que é viver em sociedade, e como fazer um mundo melhor. Entre estes conceitos, está a definição de cidadania: afinal, o quê é cidadania?

Você pode explicar este conceito de forma muito satisfatória através da brincadeira a seguir.

Como preparar a brincadeira O quê é Cidadania?

Não há muitos mistérios nesta brincadeira. Para dar início a ela, basta seguir as recomendações adiante. Todo objetivo é apresentar este conceito muitas vezes vago em algo que faça sentido e desperte a vontade de praticá-lo nas crianças.

o que é cidadania

 

  • Público alvo: pode ser realizada com crianças maiores, por exigir dos pequenos uma reflexão mais complexa sobre direitos e deveres.
  • Idade: crianças à partir de 10 anos de idade e mais velhos que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.
  • Recursos: a professora pode criar uma aula dinâmica, escrevendo na lousa a palavra cidadania bem grande. Distribua fichas com números para cada aluno, que pode ser criada com papelão . Dentro de um saco plástico, coloque a mesma quantidade de números distribuídos para poder fazer um sorteio, escolhendo o aluno através do número.
  • Objetivo: o que é cidadania? é uma brincadeira para ensinar os significados por trás da cidadania, fazendo com que cada aluno possa participar da aula. A ideia dos números e sorteios é fazer com que os alunos não deixem de participar, por isso indague que não é preciso saberem significado de cidadania, mas que precisam dizer algo.

Passo a passo:

  1. Comece distribuindo os números para os alunos, e depois de escrever a palavra cidadania na lousa, deverá sortear um número e pedir ao aluno sorteado dizer o que ele acha que significa cidadania, e em qual seria a palavra que ele poderia relacionar ao conceito.
  2. Escreva na lousa e repita até acabar os números.
  3. No final do sorteio deverá olhar a lousa e verificar as palavras escritas e então explicar de maneira divertida e usando aquelas que estiverem coerentes o que de fato é a cidadania para que entendam,

As reflexões tiradas na aula podem servir como ferramentas para o professor direcionar melhor seus alunos, buscando atingir um grau maior de consciência, e que consigam agir em prol de outras pessoas além de si mesmas. Tente praticar, você não irá se arrepender.

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
247 views
Resenhas Literárias
247 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
144 views
Filósofos da Educação
144 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
236 views3
Educação Especial
236 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

Comentário

  1. Olá,
    Essa brincadeira também pode ser feita em outros formatos como palavra cruzada ou jogo da memória. O que acha? Apenas como sugestão 🙂

    Reply

Deixe uma resposta