Você sabe o que é Empatia? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Empatia?

A Empatia pode ser entendida como a capacidade de se colocar no lugar do outro. Dessa forma, o outro pode compreender a realidade do próximo, entender o porquê de determinadas atitudes e opiniões, e entender como o outro se sente.

“A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano.”
                                                                                                                    -A. Cury-
Além da compreensão, a Empatia parte do pré-suposto do não julgamento. Você se coloca no lugar do outro tentando pensar como ele, como as mesmas crenças e valores do outro, e não com as suas. Dessa maneira, há um processo de aceitação da realidade do outro.

Graus de Empatia

Existem diversos níveis de Empatia. Dessa maneira, algumas pessoas tem uma facilidade natural em reconhecer os sentimentos dos outro. Entretanto, devemos ter cuidado para não confundir a empatia com outro conceito que básico para termos empatia. Nesses caso estamos falando das emoções. Esse sentimentos são felicidade, medo, ansiedade, tristeza, angústia, etc.

Além disso, existem outras características que podem influenciar em um maior grau de empatia. Dessa forma, estamos falando da familiaridade que temos com a pessoa que demonstra a emoção, o nosso grau de cansaço, a predisposição de comunicação, etc.

Entretanto, é valido salientar que praticar e treinar a ação de nos colocarmos no lugar do outro, e não esquecer que quem está na situação problema é o outro e não você. Dessa forma, não cairemos na desconexão emocional, quando passamos a sentir mais as emoções dos próximos do que a nossa.

Quando Demonstramos Empatia?

Podemos ser empáticos, e para isso precisamos demonstrar isso. Listamos algumas formas de demonstrar a empatia:

 

  • Quando sabemos ouvir e compreender os sentimentos do outro 
  • Quando não usamos apenas palavras para consolar. 
  • Quando estamos com alguém que tem um problema e o ajudamos, por exemplo, com o nosso senso de humor.
  • Quando nos expressamos com delicadeza e cortesia.

O que é Empatia e sua Relação com o ambiente escolar

A Empatia pode ajudar a melhorar nossa comunicação e expressão em sala de aula, com o professor e com os pais. Dessa forma, poderemos entender melhor o porquê das escolhas desses, como estão se sentindo, etc.

O que é Empatia: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Pontos Positivos sobre a Empatia

  •  Facilita a comunicação
  •  Resolução de problemas
  • Identificação das Emoções

Pontos Negativos sobre Empatia

  • Como falamos anteriormente, devemos ter cuidado para não confundirmos a Empatia com outro conceito, a emoção.

Proposta de aula para trabalhar Empatia em sala de aula:

Tema:

Empatia

Objetivos sobre a aula de Empatia:

Objetivos Gerais sobre a aula de Empatia:

Desenvolver/ aprimorar a Empatia.

Objetivos Específicos sobre  a aula de Empatia:

  • Reconhecer as Emoções
  • Desenvolvimento da Comunicação
  • Melhorar a Convivência

Conteúdo sobre a aula de Empatia:

Vídeo 01: https://www.youtube.com/watch?v=gQJmngamIfw

Vídeo 02: https://www.youtube.com/watch?v=aPs6q5vqnFs

Texto Base: http://www.contioutra.com/empatia-e-a-habilidade-mais-importante-que-voce-deve-ter/

Metodologia sobre a aula de Empatia:

Poderia começar a aula com a apresentação do vídeo 02, onde poderá discutir o conceito de Empatia e como identificar as emoções. Em seguida, poderia reproduzir o vídeo 01 para falar sobre a importância  da empatia. Dessa forma, o professor poderá debater com os alunos sobre esse tema.

Referências

Filmes sobre Empatia:

Intocáveis

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

I AM – Você tem o poder de mudar o mundo

O diretor Tom Shadyac fala com os líderes intelectuais e espirituais sobre o que há de errado com nosso mundo e como podemos melhorar a nós mesmos e o modo como vivemos nele.

The Power of Outrospection

 

A animação de 10 minutos sobre empatia faz parte da aclamada série RSA Animate. No vídeo, o filósofo e escritor romano Krznaric explica como podemos ajudar a impulsionar a mudança social.

Questionário

01- Um dos fatores de qualidade no atendimento ao público é a empatia. Empatia é:

Resposta

01- C

Fontes

A mente maravilhosa, link: httpas://amenteemaravilhosa.com.br/empatia-arte-compreender-emocoes/

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here