O que é Ética?

0
213

Você sabe o que é Ética? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Ética?

E aqui trouxemos mais um conceito de difícil definição, mas que pretendemos abordar de maneira mais didática, pois é essencial a discussão no ambiente escolar! Então, como definir a Ética? Nem os filósofos mais antigos foram capazes de estabelecer um conceito fixo para a ética, pois ela se trata de uma virtude que varia muito de acordo com o indivíduo/grupo em questão. Está presente em todo o comportamento humano, isso é certo. Mas não significa que se apresenta da mesma maneira para todos. Entretanto, a ética é essencial para a construção da vida social e leva o Homem a questionar constantemente suas ações e comportamentos.

Diferença entre ética e moral

Por mais que ambos os conceitos sejam denominados de maneira diferente, possuem a mesma finalidade: construir as bases que guiarão a conduta do ser humano diante do agir em sociedade. Vamos lá tentar uma explicação mais fácil:

Ética = como ciência, tem a função de explicar as regras e comportamentos morais do ser humano racional e científicamente através da lei.

Moral = relaciona-se com o conjunto de regras que não são embasadas pela lei, mas que são construídas pelo próprio cotidiano em convivência com os demais seres humanos, e possui tanto peso quanto a ética, pois julga aquilo que é certo e o que é errado.

Não há como existir ética sem que essa seja influenciada pela moral, pois ambas caminham juntas e estão sempre presentes nas práticas sociais do ser humano.

O que é Ética e sua Relação com o ambiente escolar

É uma discussão muito rica no campo da filosofia, por dar margem à diversos pontos de vista acerca do que é ética, de como ela se relaciona com a moral e qual a relação que devemos estabelecer com a questão do bem-estar social e da boa convivência. Os alunos provavelmente apresentarão diferentes pontos de vista sobre o assunto, e isso torna a discussão cada vez mais rica. Isso sem mencionar a importância do debate em sala de aula, já que é um elemento presente no cotidiano que muitas vezes ninguém vê.

O que é Ética: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Pontos Positivos sobre falar de Ética

  • Apresentar o aluno ao conceito de ética e estabelecer uma discussão enriquecedora em sala de aula
  • Fazer com que os alunos interajam entre si e mostrem suas concepções filosóficas acerca de moral e ética

Pontos Negativos sobre falar de Ética

  • Por ser um assunto de forte perspectiva pessoal (e de construção social), é possível que haja um debate caloroso entre os estudantes, devido a diversidade de pensamentos acerca de uma mesma questão. Contanto que o debate seja rico e saudável por parte de todos, não há problema algum. Entretanto, se o educador perceber que a discussão está muito voltada para o lado pessoal, pode ser um mediador no assunto, de modo que a aula seja bem aproveitada.

Proposta de aula para trabalhar Ética em sala de aula:

Tema:

Ética

Objetivos sobre a aula de Ética

Objetivos Gerais sobre a aula de Ética:

Discutir o que é ética, como ela está presente na nossa sociedade e qual a relação entre ética e moral.

Objetivos Específicos sobre a aula de Ética:

Estabelecer um debate saudável em sala de aula acerca da relação entre ética e moral e a relação dos conceitos com o que temos por bom comportamento social.

Conteúdo sobre a aula de Ética:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=S48AlTBDSVU

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=yQ0HgXYmaqs

Texto: https://www.significados.com.br/exemplos-de-etica-e-moral/

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Metodologia sobre a aula de Ética:

É interessante que nessa aula o professor busque situações do cotidiano que envolvam o uso da ética e da moral, e através dessa atividade, instigar os alunos a debaterem o assunto, procurando formular seus próprios entendimentos acerca do que é ética. Em se tratando de uma temática filosófica, é muito complicado uma definição do conceito de maneira fechada, mas é possível estabelecer uma discussão saudável e enriquecedora, que faça com que os estudantes construam seus sensos críticos sobre o tema.

Referências

Filmes sobre Ética:

Laranja Mecânica, 1971.

O jovem Alex passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.

Efeito Borboleta, 2004.

O estudante universitário Evan Treborn está aflito com dores de cabeça tão fortes que frequentemente desmaia. Enquanto está inconsciente, Evan pode viajar de volta no tempo para momentos de dificuldades na infância. Ele também pode alterar o passado para os amigos, como Kayleigh, que foi molestada pelo pai. Porém ao mudar o passado, ele pode alterar o presente, o que leva Evan a se encontrar em um pesadelo de realidades alternativas, incluindo uma onde ele está preso.

Livros sobre Ética:

Ética e Cidadania: Caminhos para a Filosofia

Autor: Silvio Gallo

A filosofia não tem uma “fórmula mágica” para resolver os problemas da vida de ninguém, mas pode ser um instrumento interessante para entender melhor situações de nosso cotidiano, possibilitando que façamos escolhas melhores, mais conscientes. Pensando nisso, alguns professores do Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia (Gesef) dedicaram-se à tarefa de organizar uma viagem pela filosofia, tendo por bússola a temática Ética e Cidadania. Essa obra, que recebeu o prêmio Jabuti em 1998, pretende despertar a curiosidade, provocar o questionamento, diante de fatos e informações que passam despercebidos no dia a dia. Trata-se de um caminho proposto, de um roteiro de viagem. O professor tem a liberdade de alterar a rota e programar a viagem como preferir. Sendo assim, esse livro foi pensado como um ponto de partida que viabilize um exercício de reflexão para professores e alunos, uma produção coletiva de saber, como é a própria filosofia.

Pensar bem, nos faz bem!: Filosofia, Religião, Ciência e Educação.

Autor: Mario Sergio Cortella

 

Religião, educação, família, carreira e ética, são temas bastante discutidos e relevantes na sociedade atual, e pode não parecer, mas eles têm ligação entre si. Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou ‘Pensar bem nos faz bem!’. Os livros são baseados nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano.

Questionário

1 – “As normas morais variam a depender da cultura e do período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso significa que:

a) Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas;

b) Nós temos que concordar com as normas morais porque são as normas da nossa cultura;

c) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.

d) Não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a sociedade estabelece.

2 – Como podemos diferenciar “moral” e “ética”?

a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.

b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.

c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.

d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.

3 – Leia o fragmento abaixo:

“Os homens não são maus, mas submissos aos seus interesses… Portanto, não é da maldade dos homens que é preciso se queixar, mas da ignorância dos legisladores que sempre colocam o interesse particular em oposição ao geral. […] Até hoje, as mais belas máximas morais não conseguem traduzir nenhuma mudança nos costumes das nações. Qual é a causa? É que os vícios de um povo estão, se ouso falar, escondidos no fundo de sua legislação.” Helvetius

Quais são as ideias principais contidas no fragmento acima?

a) Não há nenhuma relação entre as leis e os costumes, pois sãos os homens que fazem as leis que os beneficiam.

b) Para limitar os interesses humanos particulares, é preciso haver leis que prefiram os interesses gerais.

c) Os homens buscam seus interesses e isso não significa que eles sejam maus;

d) Há uma relação entre as leis e os costumes, pois as leis permitem ou impedem que os homens cometam erros.

Respostas

1 – c, 2 – b, 3 – b, c e d.

Fontes

Exercício Mundo Educação, link: http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-filosofia/exercicios-sobre-Etica.htm#resposta-2269

Cabine Cultural, link: http://cabinecultural.com/2015/04/04/a-etica-no-cinema-lista-de-filmes-que-abordam-questoes-eticas-e-morais/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here