0 Shares 106 Views 1 Comments

O que é Ideologia? – Brincadeira para Debate Político

Bellini Bellini
jun 24, 2016
106 Views 1

O que é ideologia? Brincadeira para ensinar um conceito político

Ideologia é um conceito muitas vezes difícil de se explicar, pois mutas vezes ele vem acompanhado de conotações muito infames e confusas, fazendo com que sua ideia seja perdida. Logo, explicar o que é ideologia se transformar em um grande desafio para o professor…

… Ou nem tanto. Com a brincadeira que vamos sugerir a seguir, seus alunos podem compreender o que é ideologia, e serem capazes de identificar quais delas envolvem os contextos políticos.

Como montar a brincadeira o que é ideologoa?

Esta é uma brincadeira tão fácil de montar quanto a brincadeira para mostrar o que é cidadania vista em uma brincadeira anterior. Confira o que você precisa.

o que e ideologia

  • Público alvo: crianças ou adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental e que já saibam ler e interpretar texto.
  • Idade: à partir de 10 anos. Pessoas de idade mais avançada, como os adolescentes na faixa dos 16 anos, também podem ser inclusos na brincadeira.
  • Recursos: use uma caixa com várias palavras que representam de alguma forma o que é ideologia. A caixa pode ser feita de papelão e as palavras são feitas com cartolina e caneta com tinta colorida.
  • Objetivo: apresentar o significado da palavra ideologia de forma mais descontraída, fazendo com que todos se lembrem das brincadeiras quando se depararem com a frase ideologia política.

Passo a passo:

  1. Em uma caixa, coloque várias palavras que possam ter ou não uma relação com o termo ideologia política.
  2. A ideia é que os alunos levantem um de cada vez e selecionem uma palavra que para ele pode ter uma relação com o termo.
  3. É uma brincadeira que ensina, então cabe ao professor explicar a relação das palavras com o termo e seu significado.

Compreendendo que é ideologia, seus alunos terão muito mais consciência política, e poderão decidir com mais facilidade quais os objetivos de cada partido, ou mais especificamente, de cada governante. Tenha sempre este cuidado ao ensinar estes conceitos.

You may be interested

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
58 views
Filósofos da Educação
58 views

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
257 views
Resenhas Literárias
257 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
154 views
Filósofos da Educação
154 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Comentário

  1. Parabéns por essa matéria. Mostrar as crianças e ensinar esse tipo conteúdo, é prepara-los para um Brasil melhor!

    Reply

Deixe uma resposta