Vamos falar sobre o que é psicologia da educação aqui no blog! Bom, revirando minhas anotações da universidade, encontrei uma lista de resumos que fiz para uma professora maravilhosa que tive na época, e isso me forçou a revisitar várias fontes e me tirou muitas e muitas dúvidas que depois de um tempo sem falar sobre vão se acumulando.

Então, decidi montar essa série, como um resumo e guia dos conteúdos de psicologia da educação, de forma que ajude pais, professores e alunos que sempre se veem em situações complicadas.

Hoje vamos falar sobre as premissas básicas de psicologia da educação, necessárias para poder entender a fundo os pensadores e correntes.

Obs: como os textos estão parcialmente prontos, vou publicar esse material em uma velocidade BEM maior que as outras séries, então assine o blog e vamos em frente! o/

O que é psicologia da educação

Olá, para iniciar o nosso trabalho, primeiramente, é necessário que eu explane sobre alguns dos principais conceitos da Psicologia da Educação. Assim, você será capaz de compreender as teorias que serão abordadas em cada capítulo.

O que é Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, ela também é responsável por estudar e analisar as pessoas como indivíduos. A palavra Psiquê pode ser traduzida como a mente, e logia, significa estudo. Ou seja, a psicologia é o estudo da psiquê humana, da mente humana.

o que é psicologia

O que é Educação

A educação é o que proporciona o desenvolvimento das capacidades humanas e a integração do indivíduo com o meio social. Portanto, a educação é um dos aspectos mais importantes de um povo, de uma nação e de um estado. Somente através dela é que a sociedade como um todo pode estar integrada e seus indivíduos inseridos no contexto social.

Tendo em mãos as definições de Psicologia & Educação, chegamos ao conceito de Psicologia da Educação. Alguns autores a intitulam como Psicologia Escolar, que pode ser considerada a psicologia aplicada na orientação de uma pessoa que está sendo educada. Os conhecimentos oriundos da psicologia são extremamente úteis no ramo da educação. Fazendo uso destes, podemos direcionar o aluno a fazer melhores escolhas e, por conseguinte, ele tenderá a ter uma vida adulta mais feliz.

o que é educação

Algumas considerações importantes sobre o conceito de psicologia da educação

A Psicologia da Educação faz uso das técnicas e ferramentas proporcionadas pela psicologia, aplicando-as no trabalho do professor, facilitando o aprendizado.

É possível trabalhar com as especificidades tanto das criança quanto dos adolescente. Ambos possuem processos de desenvolvimento e necessidades distintas, isso sem mencionar o fator individual; cada pessoa é única, assim como cada fase da vida.

Através da situação de aprendizagem e o seu contexto, o educador aplicará tarefas e dinâmicas em grupo que influenciem positivamente a aprendizagem. Vale dizer que, ao compreender o processo de aprendizagem, o professor poderá torná-lo mais eficiente.

Outro conceito importante da psicologia da Educação é o comportamento do educando. Nesta área é possível verificar algumas áreas.

conceito de psicologia da educação

O aprendiz na Psicologia da Aprendizagem

  • O desenvolvimento e a maturidade do Aprendiz;
  • Sua família;
  • O Aprendiz e o grupo no qual ele está inserido;
  • Desenvolvimento afetivo e problemas de Conduta;
  • Deficiências.

Psicologia da Educação e Aprendizagem

Psicologia da Educação e Aprendizagem

O processo de aprendizagem é outro aspecto importante do campo especial da psicologia da educação. É necessário entender sua natureza e conhecer tudo aquilo que pode interferir durante o processo de aprendizagem.

Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Quais são as técnicas nas quais o professor está centrado? Disciplina: quais são os métodos didáticos e, qual o papel do professor e do aluno na situação de aprendizagem? São esses os aspectos do contexto da situação de aprendizagem.

A psicologia da educação tem o objetivo de estudar o comportamento humano no contexto educacional. Observe atentamente os seguintes fatores:

  • O desenvolvimento do indivíduo;
  • Sua aprendizagem;
  • Personalidade;
  • Adequação;
  • Avaliação relativa às medidas;
  • A orientação.

Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Bom, é isso… Todos estes temas tratados são aspectos importantes e deverão ser observado no contexto geral, e como embasamento para os próximos textos que vou publicar sobre psicologia da educação.

Por favor assine o blog e me siga nas redes sociais, assim vou poder te avisar quando sair texto novo sobre esse tema. Enquanto isso, veja o meu último texto sobre o dia dos professores e nos conheça um pouco mais no nosso sobre.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here