O que é Religião?

0
188

Você sabe o que é Religião? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Religião?

Tarefa difícil é a de definir um conceito tão abrangente como o conceito de “religião”. Para compreender o significado dele, precisamos primeiramente nos desvencilhar de qualquer concepção individual relacionada a religião. Sem esse exercício, é possível que não seja uma tarefa simples compreender a diversidade de religiões existentes hoje no mundo. De forma resumida e mais compreensível, podemos pensar o conceito de religião como um conjunto de crenças, símbolos e rituais/cerimônias que fazem parte da cultura de um povo. Ou seja, tende a variar dependendo do grupo que se está inserido.

De um aspecto social, a religião é um fator de grande influência nas dinâmicas dos seus respectivos grupos, afetando a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com o meio ambiente. Em comunidades mais tradicionais, podemos até dizer que a religião é a base para a formação dessas sociedades, haja vista a importância que esta possui para os seus praticantes.

A Religião e o Mundo

Podemos dizer que boa parte dos conflitos mundiais são motivados por intolerância religiosa. Esta, seria a dificuldade de aceitação de um indivíduo ou grupo que não tenha as mesmas crenças. Na atualidade, podemos apontar uma infinidade de religiões existentes ao redor do mundo, entretanto, vamos nos ater àquelas que possuem um maior número de praticantes e explicar, resumidamente, como surgiram.

  • Budismo: criada por Buda, nome de um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, por volta do século VI a.C. Não vemos a presença de uma hierarquia no budismo, ou seja, não é uma crença monoteísta e não professa a existência de algum deus. Com 400 mil seguidores, grande parte concentrada na Ásia, o budismo é uma religião que envolve a elevação espiritual individual e coletiva, visto que nesse sistema de crença o sofrimento é dado como uma condição fundamental de toda a existência humana. O intuito, no caso, seria superá-lo através de um estado de bem-aventurança integral, o nirvana.

  • Cristianismo: o nome faz referência a Jesus Cristo, profeta da crença que, segundo os seus fiéis, veio para trazer a salvação da humanidade de todos os males. Se trata de uma religião monoteísta, ou seja, há a crença em um único Deus. Conta com 2,2 bilhões de adeptos no mundo todo e tem diversas ramificações,entre elas: Catolicismo, Ortodoxo, Protestantismo.

  • Islamismo: criada por Maomé, principal líder, se trata de uma religião monoteísta construída com base no seu livro sagrado, o Corão. Possui cerca de 1 bilhão de adeptos, e a cada ano só aumenta o número. É uma crença muito difundida na Ásia e na África, entretanto, possui também muitos adeptos em países da Europa e das Américas.

  • Judaísmo: com início na Palestina, por volta de XVII a.C., se trata de uma religião monoteísta onde seu patriarca é Abraão. Conta com 14 milhões de adeptos no mundo, sendo que este foram duramente perseguidos pelo Nazismo ao longo da Segunda Guerra Mundial.

O que é Religião e sua Relação com o ambiente escolar

Temas como este são essenciais de serem abordados em sala por estimularem no trato com as diferenças, trabalhando a tolerância e o respeito com a diversidade nos estudantes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Também torna-se interessante por apresentar a oportunidade de que estes alunos entrem em contato com a dinâmica religiosa de várias culturas.

O que é Religião: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Pontos Positivos sobre Religião

  • Estimula o trabalho da tolerância e do respeito para com as diferenças em sala de aula

  • Oferece ao aluno a oportunidade de contato com diferentes maneiras de enxergar o mundo através de uma perspectiva religiosa-cultural diferente ao senso comum.

Pontos Negativos sobre Religião

  • Haja vista que a intolerância religiosa ainda é muito presente (e estimulada) em diversos espaços da nossa sociedade, é possível que o docente experimente alguns momentos de discussões acaloradas em sala de aula, referente a alunos que desde cedo foram estimulados a uma única visão de mundo. Entretanto, cabe ao educador a tentativa de desconstrução desses pensamentos, oferecendo ao aluno uma perspectiva diferente e mais inclusiva.

Proposta de aula para trabalhar sobre Política em sala de aula:

Tema:

Religião

Objetivos sobre a aula de Religião:

Objetivos gerais sobre a aula de Religião:

Tentar um debate em sala de aula acerca do que é religião e da diversidade cosmogônica existente no mundo.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Objetivos específicos sobre a aula de Religião:

Trabalhar a tolerância e o respeito às diferenças no ambiente escolar, estimulando os estudantes ao exercício de um olhar fora do senso comum para os diferentes saberes culturais.

Contéudo sobre a aula de Religião:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=NuXGACitIqo

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=x_uMMWbpXgI

Texto 1: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-religioes-no-mundo.htm

Texto 2: http://www.xr.pro.br/religiao.html

Metodologia sobre a aula de Religião:

Os vídeos 1 e 2 podem oferecer uma proposta bastante interessante de diálogo acerca da temática da religião, já que são duas perspectivas diferentes para um mesmo assunto. O ideal é que através do material audiovisual o educador busque um diálogo acerca da influência que uma diversidade cultural possui na crença de um povo. Dessa maneira, trabalha-se a questão tanto do conceito de religião quanto da tolerância, respeito e diversidade religiosa-cultural.

 

Referências

Filmes sobre Religião

O príncipe do Egito, 1998.

 O filme é baseado no livro do Êxodo que narra a história de Moisés, um judeu adotado e criado como príncipe egípcio, que acaba descobrindo suas verdadeiras origens e decide abandonar a vida no palácio para salvar o povo hebreu da escravidão. Moisés acaba libertando os escravos quando eles atravessam o Mar Vermelho, que milagrosamente, abre-se para eles passarem e saírem do Egito.

Cidade das Mulheres, 2005.

O filme tem como protagonista Mãe Stella de Oxóssi, a ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, e é uma homenagem à antropóloga americana judia Ruth Landes (falecida em 1991), autora de The City of Women (A Cidade das Mulheres), escrito em 1939, pontuando a vida digna e verdadeira das mulheres de terreiro da Bahia, conhecidas como mulheres do partido alto.

Um Violinista no Telhado, 1971.

No início do século 20, judeus e cristãos ortodoxos vivem lado a lado na vila de Anatevka, na Rússia, sob o regime czarista. Seguindo uma das tradições da comunidade judaica, o leiteiro Tzeitel arranja o casamento das filhas, contra a vontade delas.

Livros sobre Religião

O livro das religiões

Autores: Jostein Gaarder, Victor Hellern e Henry Notaker.

O autor,juntamente com o jornalista Henry Notaker e o professor Victor Hellern, investiga todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças, define e contextualiza religiões, apresenta deuses desconhecidos e oferece ao leitor a possibilidade de conhecer um mundo em que não faltam demonstrações de sabedoria, fé e, claro, muitos conflitos. Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam valores como compaixão, fraternidade e honestidade, ao mesmo tempo em que expõem as fragilidades e contradições da natureza humana.

O nascimento das religiões

Autor: Yves Lambert

Explicar a evolução das religiões, dos povos caçadores-coletores até a idade moderna, essa era a ambição do Yves Lambert nesta excepcional obra. O autor busca oferecer também uma explicação sobre o fenômeno religioso que evolui e se modifica a cada nova era. Trata-se de uma tese apaixonante e evidentemente muito discutível, mas que, com certeza, vai deixar o leitor mais envolvido a cada capítulo.

Questionário

1. O cristianismo, o islamismo e o judaísmo são as principais religiões que sustentam a cresça em um único Deus, ou seja, elas são:

a) Ateístas

b) Monoteístas

c) Antiteístas

d) Politeístas

e) Uniteístas

2. O Alcorão ou Corão é o livro sagrado dos:

a) muçulmanos

b) Judeus

c) Cristãos

d) Budistas

e) Hindus

Fontes

Exercícios InfoEscola, link: https://www.infoescola.com/exercicios/religiao/

Mundo Educação, link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/o-que-religiao.htm

Fontes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here