0 Shares 163 Views

O Teatro de Fantoches – Brincadeiras para Aprender História

Bellini Bellini
abr 19, 2016
163 Views

Em uma ocasião anterior, sugerimos que uma forma simples de contar a história para os alunos era através da própria narrativa, transformando os eventos históricos em verdadeiros filmes. Mas e se você colocasse os alunos de fato neste período, como em um teatro de fantoches, por exemplo? Esta é a ideia da brincadeira a seguir.

Este é um tipo de trabalho que pode ser realizado de tempos em tempos, por um fator de grande importância tanto para os alunos, como para você mesmo enquanto educador: por envolver vários momentos da história, é interessante que os alunos se sintam mesmo na época, para criar uma brincadeira divertida.

Como Fazer o Teatro de Fantoches?

Teatro de Fantoches

 

 

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até mesmo o ensino fundamental.
  • Idade: à partir dos 6 anos de idade. Adolescentes que já tem a sua idade mais avançada, entre 14 ou 16 anos de idade, também pode ser aplicado.
  • Recursos: será necessário criar um cenário e os bonecos. O fantoche pode ser criado com tecidos, palito de churrasco e outros. O cenário com caixas de papelão, tintas e até outros tecidos para deixar bonito.
  • Objetivo: a brincadeira é criar o teatro com fantoches para fazer as crianças entenderem mesmo que parcialmente como tudo ocorre em uma passagem histórica específica, criando cenas divertidas de se ver.

Passo a passo:

  1. A brincadeira de teatro de fantoches não tem o roteiro que seja específico.
  2. Afinal é possível adaptá-lo para todas as histórias, deixando a forma de aprendizado mais descontraída.
  3. Toda essa brincadeira permite estimular as ideias das crianças, fazê-las pensar e lembrar quando preciso a passagem da história que foi demonstrada ao longo do teatro de fantoches.

Dependendo da disponibilidade do professor, e da disposição dos alunos, você pode utilizar o teatro dos fantoches como uma avaliação do estudo dos alunos. Se for feito ao menos uma vez por ano, pode deixá=los bem animados estudarem. Busque esta possibilidade.

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
247 views
Resenhas Literárias
247 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
144 views
Filósofos da Educação
144 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
236 views3
Educação Especial
236 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

Deixe uma resposta