0 Shares 396 Views

Dia do Operador de Telemarketing – Aula para data comemorativa

Bellini Bellini
jul 03, 2017
396 Views

Olá pessoal, hoje falaremos sobre o Dia do Operador de Telemarketing. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos links, respectivamente. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia do Operador de Telemarketing – 04 de julho

Em 4 de julho comemora-se o dia do Operador de Telemarketing. Podemos abordar o assunto em sala de aula para expandir o rol de profissões que nossos alunos conhecem. Nesta proposta de atividade, os alunos desenvolverão principalmente as habilidades de escrita, pesquisa, oralidade e criatividade. Os gêneros profissionais poderão ser abordados e esta atividade abrange disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes.

O dia do Operador de Telemarketing foi oficializado no ano de 2000. Sabe-se que no Brasil existem milhares de profissionais na área – que não é fácil, diga-se de passagem.

A profissão apresenta grande rotatividade por causa dos altos níveis de estresse. Imagine-se tendo de lidar com vários clientes estressados todos os dias. Todas as profissões apresentam os seus “desgastes” assim como uma função na sociedade. Por isso, nada mais justo do que homenagear os profissionais deste ramo.

Brainstorm

Caro professor, você deve iniciar a oficina de ideias contando para seus alunos a história do surgimento do telemarketing. Em um primeiro momento, você irá mostrar a imagem de um operador de telemarketing para toda a turma. Isso pode ser feito através de um projetor, folha de revista ou imagem impressa, ficando a seu critério tal decisão. Em seguida, pergunte para a turma qual é esta profissão, o que este profissional vende e como os alunos acreditam que é o seu trabalho. Todas as respostas deverão ser anotadas no quadro.

Atividade de Leitura

A partir das ideias geradas, os alunos deverão criar uma lista dos produtos que um operador de telemarketing pode vender e dos trabalhos que poderão realizar. Cada aluno deverá escolher o produto com o qual mais se identifica. Em seguida, passarão para a fase de pesquisa online sobre o tema.

É importante frisar que no Brasil os operadores de telemarketing em sua grande parte trabalham nos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs).

Um operador de telemarketing pode atender o cliente, oferecer produtos e serviços, além de trabalharem em ONGs com o intuito de arrecadar doações. Ou seja, na mesma profissão existem muitas modalidades de trabalho.

operador de telemarketing aula

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, os alunos deverão ter como base a atividade de leitura realizada anteriormente. Em duplas, eles deverão criar um texto sobre a venda do produto escolhido.

O seu trabalho neste momento é o de deixar claro que a gentiliza, calma, serenidade e bom trato para com os clientes são requisitos obrigatórios para o trabalho do operador de telemarketing. Não obstante, o profissional precisa conhecer completamente a sua empresa, seus produtos e serviços, para poder vender ou atender solicitações dos clientes da melhor forma possível.

Nessa profissão é preciso possuir um equilíbrio emocional muito grande, pois, às vezes o profissional irá se deparar com clientes furiosos e em alguns casos até mesmo mal-educados. Tente ressaltar estes aspectos para que os alunos entendam os desafios da profissão.

Feedback

Por fim, convide a turma para realizar um teatro sobre o telemarketing, onde um aluno deverá vender e outro deverá ser o cliente. Plaquinhas verdes para muito bem e plaquinhas amarelas para pode melhorar serão distribuídas na sala toda, para avaliação da atividade.

A segunda opção da peça poderá ser a ligação de um cliente irado por causa de um problema constatado em sua fatura do cartão de crédito (ou algum problema com a TV. As opções são diversas).

A missão do atendente será lidar com o cliente mau humorado, ser prestativo, atencioso, tentar acalmá-lo e ainda por cima resolver o problema.

É válido mencionar que apesar do aluno no papel de cliente zangado precisar mostrar “fúria” a linguagem usada não poderá ser desrespeitosa. Sei que você sabe disso, caro colega. Somente estou fazendo um adendo para que os pequenos (e os nem tão pequenos assim) não se empolguem demais

Após as apresentações, faça as considerações finais e parabenize todos pelo trabalho realizado.

Aproveite e compre nosso ebook!

Por hoje é só, pessoal. Espero que este roteiro de atividades seja aquilo que você estava buscando! Além deste, outros 30 materiais para o mês de julho estão disponíveis para venda, sabe por quanto?

Apenas 10 reais!

31 atividades escolares para o mês de julho


Obrigado por chegar até aqui. Peço gentilmente para que você compartilhe este conteúdo exclusivo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

You may be interested

Makarenko e a educação
Filósofos da Educação
68 views
Filósofos da Educação
68 views

Makarenko e a educação

Felipo Bellini - jul 23, 2017

  Makarenko e a educação Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão,…

Datas Comemorativas
114 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
127 views
Resenhas Literárias
127 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

Deixe uma resposta