Brincadeiras para descobrir as palavras certas pode parecer bobo a princípio, mas são muito eficientes. É um incentivo para que o aluno se permita descobrir novas palavras, e uma oportunidade única para que ele possa aprender de uma forma a procurar mais sobre a própria língua, se desenvolvendo como pessoa e estudante.

Essa é a proposta da brincadeira de hoje. E a palavra é…

Como preparar a Brincadeira “A Palavra é…”

A brincadeira é bem parecida com aqueles programas de palco da televisão, com a ideia de divertir o aluno. Veja como você pode fazer.

A palavra é

Público Alvo: crianças, pré adolescentes e adolescentes

Objetivo: esta dinâmica é ótima para estimular a criatividade do aluno e seu raciocínio rápido para pensar nas palavras e escrevê-las da maneira correta. Como envolve toda a turma, que é subdividida por fileiras, é um modo de promover uma competição saudável e que resultará em aprendizado.

Recursos: para essa brincadeira serão necessários folhas de papel em branco, pautadas e numeradas de uma a vinte.

Passo a passo

  1. O professor entregará a folha para o primeiro aluno de cada fileira.
  2. Em seguida dirá uma palavra e o primeiro aluno de cada fileira deverá escrever o maior número possível de palavras começadas com a primeira letra.
  3. Ao ouvirem a Segunda palavra, dada pelo professor, todos devem passar o papel para o colega de trás que escreverá também o maior número de palavras começadas com a primeira letra. E assim sucessivamente.
  4. A fileira que completar a folha numerada será a vencedora.

Gostou da brincadeira? Quer ver mais outras brincadeiras dentro desse estilo por aqui? Deixe nos comentários, vamos trazer muito mais jogos para você animar seus alunos e assim ter um ambiente escolar mais sossegado. E aqui, palavra é… Divirta-se! Até a próxima aula, um forte abraço, e muitas boas aulas para você!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here