0 Shares 755 Views 3 Comments

Paul Bunyan – O Lenhador Gigante dos Estados Unidos – Mitos e Educação

Bellini Bellini
dez 18, 2015
755 Views 3

Paul Bunyan – O Lenhador Gigante – Mito dos Estados Unidos

Um nome muito famoso no folclore da América do Norte é o de Paul Bunyan, o lenhador gigante. Isto porque segundo as lendas, sendo muito forte e inteligente, ele realizou feitos extraordinários, como criar o Grand Canyon, ganhando assim um legado que garante diversas estátuas do personagem em várias regiões dos Estados Unidos, ganhando até o Paul Bunyan Day, ou dia de Paul Bunyan.

Paul Bunyan - O Mito do Lenhador Gigante

Então, se um dia você viajar para os Estados Unidos, ou mesmo ver uma estátua de um lenhador gigante ao lado de um enorme boi azul, vai se lembrar do mito que conheceu aqui no Demonstre, conheça a lenda e não deixe de comentar, ok?

Resumo da lenda de Paul Bunyan – O Lenhador Gigante

Paul Bunyan

Contam as lendas que Paul Bunyan nasceu na cidade do Maine, nos Estados Unidos, no dia 12 de Fevereiro de 1834.

Logo que nasceu ficou evidente que não se tratava de um ser humano comum. Mesmo ainda bebê, seu tamanho e sua força eram evidentes. Quando Paul nasceu ele era tão grande que foram necessárias cinco cegonhas para entregá-lo à sua família.

A lenda diz que, ainda bebê, Paul destruiu vários hectares de floresta por rolar enquanto dormia e só acordou após receber tiros de canhões da marinha britânica por sete horas seguidas.

Ele tinha como fiel companheiro o boi gigante e azul chamado Babe, que o acompanhava a toda parte onde ia e o ajudou em muitos de seus feitos por todo o continente.

Segundo as histórias contadas, Paul Bunyan criou o Grand Canyon, cavou o rio St. Lawrence, levou  as baleias da região dos Grandes Lagos para o mar, cortou todas as árvores de Dakota do Norte para criar terras agrícolas, entre outras façanhas.

Os estudiosos de contos e lendas consideram o lenhador como um personagem do chamado “fakelore”, que diferente do folclore tradicional que é passadode geração em geração, é uma invenção deliberada criada por jornalistas e publicitários para promover a indústria de madeira no início dos anos 1900.

Curiosidades sobre a lenda dos Estados Unidos

disney2

 -Em 1958 a Walt Disney produziu um musical intitulado Paul Bunyan

-Existem pelo menos seis estados nos Estados Unidos que alegam ser a terra natal do mito. Entre estes estão Michigan, Minnesota, Maine e Califórnia.

-Em Junho de 2013 foi lançado um filme de terror que mostra Paul Bunyan como um gigante assassino, cortando pessoas ao meio com um machado. Dizem que o filme é muito ruim.

-Existe até um parque temático do lenhador, que se chama Paul Bunyan Land e fica na cidade de Brainerd, no Minnesota.

Veja o musical da Disney de 1958

Sugestão de atividade para os professores utilizarema lenda do lenhador gigante em sala de aula

disney

Nas lendas sobre o Paul Bunyan, ele é citado como quem fez muitas das belezas naturais na região, como o  Grand Canyon. Seria leal sugerir aos alunos que citem lugares aqui em nosso país que, se estivessem nos Estados Unidos, poderiam ser feitos por um gigante como Paul Bunyan.

Exemplo: Pão de Açúcar, Cataratas do Iguaçú, etc.

Galeria da lenda do Paul Bunyan

Sites, textos e livros sobre o assunto:

 -Musical da Disney de 1958: https://www.youtube.com/watch?v=4CNtcDjywBA

-Site oficial do parque Paul Bunyan Land: http://www.paulbunyanland.com/

-Mais sobre a lenda: http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/11/paul-bunyan.html

-Trailer do filme de terror: https://www.youtube.com/watch?v=pMmwadm5Kj8

You may be interested

Makarenko e a educação
Filósofos da Educação
48 views
Filósofos da Educação
48 views

Makarenko e a educação

Felipo Bellini - jul 23, 2017

  Makarenko e a educação Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão,…

Datas Comemorativas
79 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
114 views
Resenhas Literárias
114 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

3 Comentários

  1. Os estadunidenses costumam contar fakelore, tem aquela outra que eles dizem que um cara de braço forte pisou na lua e disse ‘Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade’.

    Reply
  2. Os povos antigos inventavam histórias desse tipo porque não entendiam como a natureza agia, então acreditavam que Thor, os pássaros gigantes e outras personagens mitológicas faziam o trovão e todas as coisas que eles não conseguiam explicar. Por isso o folclore é tão rico e complexo. Mas esse fakelore é forçoso.

    Reply
  3. Eu já assisti desenho animado do Paul Bunyan, ele era sempre animado, não tinha tempo ruim, e defendia o território dele de pessoas más intencionadas ou de fenômenos naturais.

    Reply

Deixe uma resposta