0 Shares 23 Views

Planos de Aula para o Ensino Médio – Dia da Consciência Negra

Bellini Bellini
dez 30, 2016
23 Views

Planos de Aula Ensino Médio – Dia da Consciência Negra

Com base nos planos de aula presentes neste artigo, agora você poderá abordar temas relativos ao dia da consciência negra e assuntos relacionados, tais como cultura, luta por igualdade, a escravidão em si, seus ícones e muito mais. Na geografia, por exemplo, ensinar aos alunos as diferenças entre os povos e nações africanas, e quais delas tiveram pessoas enviadas como escravas para o Brasil e outros lugares do mundo. Trata-se de um tema interdisciplinar, que une praticamente todas as disciplinas e muito mais do que isso; é um tema de teor humanitário que precisa ser abordado com perspicácia para a construção de um país melhor.

consciência negra - plano de aula

Plano de Aula – Mobilização negra e cidadania, no passado e no presente

Mobilização negra e cidadania

Um plano de aula com conteúdo à respeito dos movimentos sociais já no período do Brasil Republicano. Tem como objetivo tornar compreensível ao aluno as lutas da população afrodescendente por igualdade e cidadania. Isso, pois, após o fim da escravidão não estava tudo resolvido. A lei áurea foi um passo muito importante, mas, após a abolição as condições de vida dos libertos e de seus filhos continuaram precárias, assim como seus direitos na sociedade civil.

O professor também apresentará aos alunos a participação dos negros e mestiços na revolta da marinha e em outros eventos históricos que se seguiram.

Esse plano de ensino possui quatro etapas, seguidos por uma avaliação observada com a intenção de perceber se de fato o aluno compreendeu que a luta por direitos da população afro-brasileira está diretamente relacionada com a escravidão e suas consequências sociais. E também entender o papel dos personagens negros no contexto histórico.

Duração: de 4 a 6 aulas.
Material: Reportagem da revista Isto é, e, acesso a biblioteca nacional.

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/mobilizacao-negra-e-cidadania-no-passado-e-no-presente

Consciência Negra II: Plano de aula interdisciplinar

Mobilização negra e cidadania

Esse plano de aula é diferente, pois é mais aprofundado na questão da história dos povos africanos e de suas culturas. Também é ensinado sobre a lei 10.639/03, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tornou obrigatório o ensino sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira nas escolas de todo o país.

Tal plano de aula tem como objetivo fazer com que o aluno compreenda a importância da lei 10.639/03 e o que ela representa na luta contra o preconceito e o racismo para todos os Afro-brasileiros.

Também é abordado de maneira crítica várias questões socioeconômicas e políticas, como por exemplo, o fato de o Brasil ter sido o último país da América a acabar com a escravidão.

Duração: seis aulas de 50 minutos cada uma.
Material: Ambiente colaborativo TV Escola, vídeos, filmes, música, dança e cartazes. (A atividade poderá ser adaptada conforme os materiais disponíveis).

Link do plano de aula: http://arquivo.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/planos-de-aula/7064-plano-de-aula-consciencia-negra-ii

Link da lei 10.639/03
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.html

Plano de Aula – Consciência negra ontem e hoje

16954713486_66a0fa0d13_o

Trata-se de um plano de aula que explica a razão pela qual o dia da consciência negra é comemorado no dia 20 de novembro. Além disso, conta sobre a história dos quilombos e dos costumes dos povos africanos e afrodescendentes e irá esclarecer as possíveis dúvidas por parte dos alunos. Mas o plano vai além. Ele visa também discutir não somente como foi a vida e as condições dos negros durante o período de escravidão, mas também fala sobre a sua atual condição e a discriminação social ainda existentes, resquícios do período de escravidão.

Esse plano de aula conta com o censo de 2010, em que como resultado tem-se que os brancos dominam o mercado de trabalho no Brasil. Mas as diferenças não são apenas relacionadas ao trabalho. No meio universitário os negros e pardos também são minoria.

Duração: 2 aulas.
Material: computadores com acesso à internet, projetor multimídia, livros para pesquisas.

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/consciencia-negra-ontem-e-hoje

Plano de Aula – Confraria Cultural – Consciência Negra

Confraria Cultural plano de aula

Esse plano de aula tem como objetivo levar os alunos a compreenderem os marcos históricos e processos de lutas e conscientização que levaram ao fim da escravidão no Brasil. Esse projeto tende a levar cerca de um mês para ser completamente finalizado e, trata o tema de uma maneira aprofundada, diferentemente de alguns planos que são mais breves nesses aspectos.

Essas atividades são compostas por expressões orais e escritas, leitura, interpretação de texto e imagens, além da compreensão de diversos gêneros literários. O projeto em si compreende desde o fundamental I ao ensino médio. No caso, tratando-se do ensino médio é aconselhado retirar alguns aspectos do plano, como por exemplo, as pinturas.

Esse projeto é composto por cinco fases, passando por um questionamento a respeito do dia da consciência negra, compreendendo como ocorreu o fim da escravidão no Brasil, sabendo quem foi Zumbi dos Palmares, e findando no desenvolvimento de uma semana referente ao dia da consciência negra, com apresentações de trabalhos dos alunos.

Material: Leituras, imagens, filmes e reportagens. Folhas para desenho, folhas para o desenvolvimento de texto.
Duração: Cerca de um mês.

Link do plano de aula: http://www.acordacultura.org.br/artigos/07112013/plano-de-aula-confraria-cultural-consciencia-negra

Plano de aula “África” 

africa plano de aula

Mostra de maneira clara como os povos europeus enxergavam os africanos, e sem qualquer senso crítico, julgaram-se superiores e oportunistas a ponto de praticaram a escravidão e o tráfico negreiro. Também aborda a geografia africana e a interferência europeia e suas evoluções, até chegar a descolonização. Deixa evidente o arraso político que a colonização gerou, e como as fronteiras impostas pelos europeus causaram conflitos étnicos após a descolonização.

Na outra metade, nos ensina sobre a cultura dos povos africanos, suas estátuas, sua arte, seus ritos e seus deuses. Há algumas fotos sobre as paisagens de alguns países, um deserto e a exuberante natureza do continente africano.

Material: pode ser baixado diretamente no site SlideShare.
http://pt.slideshare.net/joacir/aula-tema-frica-ensino-mdio
Duração: Pode variar de uma a três aulas, fica a critério do professor o quanto deseja aprofundar-se no tema.

Agradecimentos

Obrigado por ter lido até aqui! Lembrando que se a caso você tenha um plano de aula TOP ou material TOP sobre consciência Negra, por favor encaminhe o material para gente, seja pelos comentários ou pela página de contato do Blog do Demonstre, para que nós possamos avaliar e compartilhar o seu mérito!

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Deixe uma resposta

Most from this category