Procurando palavras

0
435
Procurando Palavras

Durante os primeiros anos de estudo da língua portuguesa, é comum os alunos mais jovens ficarem um pouco perdidos quanto ao uso de sinônimos e classes gramaticais em geral, procurando palavras que façam sentido. E se considerarmos a dificuldade de estimular a leitura como um hábito regular, a situação fica ainda mais complicada.

Para resolver isto de uma forma mais direta, e mais divertida, temos uma ideia de brincadeira que pode ajudar tanto os alunos professores, deixando ambos mais tranquilos com o aprendizado.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Como fazer a brincadeira Procurando Palavras?

Fazer este tipo de brincadeira é bem simples, já que precisa apenas do próprio quadro negro para fazê-la dinâmica. Além disso, ela pode ser feita variando os temas. E aqui, você pode incluir tanto a própria língua portuguesa como outras disciplinas. Veja como fazer.

Procurando Palavras

Público Alvo: a partir dos 11 anos

Objetivo: esta é uma brincadeira que ajuda a desenvolver a criatividade do aluno e estimula o aprendizado para elaborar palavras relacionadas a um mesmo tema e escrevê-las de forma correta.

Recursos: um bom pilot e o quadro negro são suficientes para fazer a brincadeira de forma dinâmica e de bom aprendizado para todos.

Passo a passo

  1. A classe escolhe um assunto (cidade, frutas, animais, artistas) e uma palavra-chave, que pode ser qualquer palavra qualquer.
  2. Combina-se, então, o tempo do jogo (cinco minutos, por exemplo).
  3. Os alunos devem escrever de forma correta, o maior número de palavras ligadas ao assunto e iniciadas com as letras da palavra-chave.

Fácil, não? Como um complemento, você pode pedir aos alunos que busquem outras palavras conforme se desenvolvem. Assim, é possível fazer uso da brincadeira novamente, mas em níveis mais avançados e complexos. Não deixe de comentar abaixo como a brincadeira Procurando Palavras melhorou suas aulas. Vai nos ajudar bastante com as próximas brincadeiras. Até a Próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here