Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Qual é o segredo – Brincadeira para Aprender Português

A competição saudável entre os alunos é uma das formas mais interessantes de aprendizado. Tentando superar o adversário, ele estuda e se esforça para que seus resultados sejam os melhores. Mas para que esse esforço dê certo, é preciso que o professor crie uma atividade divertida e desafiadora. E qual é o segredo para tanto? Essa é a ideia da brincadeira de hoje.

Como preparar a brincadeira Qual é o Segredo?

Mais do que apenas o nome da brincadeira, aqui os alunos serão testados em suas capacidades na formação de frases. Para que dê certo, é importante que o professor prepare as aulas tendo a brincadeira em mente, assim os alunos já terão um motivo a mais para se dedicarem.

qual é o segredo

Público alvo: adolescentes á partir dos 12 anos

Objetivo: esta é uma brincadeira que através da competitividade estimula os alunos a desenvolverem as frases de um determinado texto secreto, fazendo com que tenham que pensar e avaliar cada possibilidade como também fortalece o aprendizado da língua portuguesa.

Recursos: serão necessários envelopes, e folhas de papel com as palavras divididas em sílabas.

Passo a passo

  1. o professor deverá dividir os alunos em grupos. Cada grupo receberá um envelope contendo as mesmas palavras separadas em sílabas.
  2. Quando o professor der o sinal, cada grupo abrirá o envelope. Os participantes do grupo deverão descobrir o segredo e formar palavras. Só o professor saberá quais são as palavras.
  3. Os vencedores serão os que primeiro descobrirem o segredo e formar em todas as palavras, mesmo que com as sílabas haja possibilidade de formar outras palavras.

E aí, o que achou da brincadeira? Agora que você sabe qual é o segredo, não tem como deixar seus alunos desanimados com os estudos, certo? Este tipo de brincadeira pode inclusive ser implementada como uma avaliação bimestral, pontuando os alunos mais pelo esforço do que pela competição em si. Até a próxima!

Post Author
Felipo Bellini

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *