0 Shares 76 Views

Questionando a turma – Brincadeira sobre Debatendo Política

Bellini Bellini
abr 22, 2016
76 Views

São poucos os casos de turmas ainda no ensino fundamental ou médio que possuem discussões políticas saudáveis. Mas isto não quer dizer que você tenha de fazer parte da maioria neste sentido. Questionando a turma acerca de tópicos importantes da política, que as envolvam diretamente no caso da educação, é possível criar debates mais fortes, e assim criar o senso de responsabilidade social tão importante para o futuro.

Existe uma ótima maneira de se criar este ambiente de debate através de uma brincadeira simples, com uma estrutura similar aquelas vistas em programas como Passa Ou Repassa, por exemplo. Desta forma, você pode fazer com que eles tenham mais consciência, sem necessariamente empurrar assuntos nos quais eles não gostem.

Questionando a Turma – Como Fazer?

Questionando a Turma

  • Público alvo: feita com homens e mulheres de idade avançada, ou que são do ensino fundamental na sua primeira ou segunda parte.
  • Idade: à partir dos 10 anos, mas o mais interessante é questionar a turma mais avançada com 14 anos ou do final do fundamental.
  • Recursos: não é preciso de recursos, apenas usar todas carteiras da sala de aula de forma mais descontraída para que seus alunos e você (professora) possam conversar sem qualquer interferência.
  • Objetivo: questionar a turma de forma descontraída em um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos podem se separar em grupos sugerindo a competição de pontos entre eles.

Passo a passo:

  1. Reúna a turma e divida ela em grupos para realizar quase uma competição de perguntas e respostas.
  2. A professora faz a pergunta, e quem bater primeiro na mesa responde.
  3. Se acertar recebe o ponto, mas se errar passa o direito de resposta para o outro grupo.
  4. O grupo do qual marcar mais pontos será o vencedor e todos aprendem sobre ideologia.

Você pode colocar um ou vários assuntos recentes para que eles debatam dessa forma, visando deixar a brincadeira mais dinâmica e ampla em assuntos. Se eles gostarem, experimente fazer isto como uma forma de avaliação, pois pode tirar o fator decoreba deles.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
219 views1
Educação Especial
219 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Deixe uma resposta