Olá Pequenos e nem tão pequenos! Tudo bem? Vamos para mais uma fábula? O conta da vez nos mostra a importância na escolha de nossos líderes, e porque nao podemos ser irresponsáveis nesta decisão.

Vamos para a história?

A Raposa e o Macaco

Certa vez, em uma floresta, todos os animais se reuniram para eleger um novo líder. Foi então solicitado que o Macaco fizesse sua apresentação.

Seus movimentos, entre cambalhotas, caretas, guinchos e pantominas, foram tão incríveis que todos os animais presentes se espantaram com a versatilidade do macaco.

Animados com sua performance, decidiram por fim que, daquele dia em diante, o Macaco seria o seu Rei.

Um dos poucos animais que não votaram no Macaco era a Raposa, e estava aborrecida com a escolha dos demais. Sentia que o Macaco era um líder despreparado, já que tudo que fizera foi apenas na aparência, e nada entendia sobre ser um Rei.

Até que um dia, ao andar pela floresta, a Raposa encontrou uma armadilha com um pedaço de carne. Esperta, correu até o Rei Macaco, e disse-lhe que mais a frente estava um belo tesouro, reservado unicamente para sua majestade.

O macaco, em uma atitude gananciosa e presunçosa, ficou de olho na prenda, e sem questionar, seguiu a Raposa até a a armadilha. Ao ver a carne, o Macaco sequer pensou nos detalhes. Tocando no alimento, foi pego pela armadilha.

A Raposa, em risadas, apontou ao Rei:

“Você pretende ser um Rei,” ela disse, “mas é incapaz de cuidar de si mesmo!”.

Depois do fatídico episódio, foi realizado um novo processo de eleição, visando uma nova figura de Rei da Floresta.

Moral: O verdadeiro líder é aquele capaz de provar para si mesmo suas qualidades, indo além de qualquer outra superficialidade.

Autor: Esopo

Adaptação: Felipo Bellini Souza

Uma história interessante, não é verdade? E este tipo de situação pode ocorrer muito mais próximo de nós do que imaginam. É muito importante avaliar as capacidades daqueles que escolhemos como líderes, para que no futuro eles não se tornem mais um problema do que uma solução para nossas vidas; saber quais são seus objetivos, assim como suas capacidades, podem filtrar ainda mais suas competências.

Quer mais histórias assim? Então não deixe de assinar o canal e conferir também o nosso blog. Vamos sempre postar coisas legais na área!

Pequenos e nem tão pequenos, obrigado por acompanharem até aqui. Continuem com paz e luz e até a próxima, por que quinta tem mais!

Fábula de Esopo
Adaptada por Felipo Bellini
Blog: www.demonstre.com

COMPARTILHE
Artigos anteriores10 Brincadeiras para aprender história
Próximo artigo10 brincadeiras para aprender sobre política
Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos - EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here