Brincadeira da Rima para ensinar seus alunos a Tabuada

A música e a matemática tem uma relação muito pequena, mas bem interessante quanto a tempo e cadência. Essa relação não é muito perceptível, mas pode trazer ons frutos quanto ao entendimento das suas características mais básicas, o que no caso da matemática se trata das tabelas. E que exercício de matemática e música seria mais prático que não a rima?

Essa é a brincadeira que vamos apresentar hoje para ensinar seus alunos mais novos a aprender a tabuada. Não é complicada, mas pode levar um tempo para as crianças decorarem. Mas uma vez bem feita, certamente elas irão se lembrar da música no momento em que estiverem em dúvidas, e não errarão nos estudos.

Como fazer a brincadeira da Rima?

Preparar a brincadeira da rima é muito simples, bastando criatividade e um pouco de conhecimento das estrofes musicais. Na imagem abaixo, tem um exemplo bem interessante feito com a tabuada do 2. Use-a como base para as outras tabuadas.

Rima

  • Público alvo: pode ser feita com crianças do ensino fundamental.
  • Idade: crianças de 7 anos e 8 anos de idade que estejam no ensino fundamental.
  • Recursos: para realizar essa atividade o professor deve compor rimas usando a tabuada em sala de aula com seus alunos, ou imprimir feitas na internet.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira é aprender a tabuada de forma mais dinâmica.  

Passo a passo:

  1. O primeiro passo é criar as canções com rima para cada divisor da tabuada.
  2. Começar um coro divertido com toda a turma.

Você pode aplicar esta brincadeira da rima sempre que perceber a dificuldade dos alunos em aprender a tabuada. E se sentir que eles aceitaram bem a ideia, procure fazer com outras tabuadas, ou até mesmo com outros ensinos matemáticos. Deixe a imaginação fluir entre você e seus alunos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here