Considerada uma brincadeira para “velhos”, o bingo tem seu lado divertido por trazer um pouco de aleatoriedade e conhecimento atrelados ao divertimento. Por não ser cansativo, é possível jogar por um período considerável de tempo, e talvez daí esteja sua relação com os idosos, já que eles possuem bem mais tempo para aproveitar a brincadeira. Em “São Iguais”, o jogo busca uma ideia parecida, mas para ensinar os alunos as classes gramaticais.

O professor pode transformar este jogo em algo bem interessante, pois permite aos alunos, divididos em grupos, criar uma competitividade a ponto de quererem melhorar seus conhecimentos. E é disto que qualquer aluno precisa – desafio.

Como fazer a Brincadeira São Iguais?

Brincadeira - São Iguais

 

 

Público alvo: pode ser adaptada para todo o ensino fundamental e ensino médio.

Idade: a brincadeira apresentada aqui, é destinada a alunos de 1° série, mas pode ser adaptada a todos os níveis de educação.

Recursos: o professor ou responsável pela atividade deve criar cartelas com diferente nomes e imprimir algumas para brincar em sala (a imagem disponível acima pode ser utilizada para este fim). Por outro lado, deve formar pequenas cartelas com imagens que parecem em todas as cartela. Lembrando que cada cartela deve conter nomes diferentes, ou seja, que nem todas podem ser iguais.

Objetivo: trabalhar de forma dinâmica com os alunos a associação de imagens e palavras.

Passo a passo:

  1. Separe pequenos grupos.
  2. O responsável distribui uma cartela com nomes aos grupos.
  3. Em sequência sorteia as imagens aleatoriamente e mostra a turma perguntando bem alto, que imagem é essa.
  4. Cada equipe deve fazer um x na palavra que representa a imagem. Os que não tem a palavra aguarda um próximo turno.
  5. Ganha a equipe que marcar toda a cartela.

Não deixe de desafiar seus alunos! Ideias como esta, realizadas periodicamente, os deixarão mais animados para estudar, indo um pouco mais além do padrão didático de estudos apenas para avaliações. E ainda que estes métodos sejam aplicados, eles estarão bem mais preparados para este fim.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here