Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Sou o L ou sou o U – Brincadeira

Quem nunca ficou perdido com uma dúvida aparentemente tão simples? Usando a língua apenas no modo oral, é fácil confundir na hora de escrever certas palavras como “Mal e Mau”, ou ainda exemplos como “cafezal”, “legal”, “pauta”, entre tantas outras.

Para acabar com esta dúvida cruel, temos uma brincadeira interessante para se usar com L ou com o U.

Como preparar a brincadeira Sou o L ou sou o U?

Esta brincadeira é bem simples e fácil de ser preparada. E vai deixar seus alunos bem afiados com esta parte da gramática, veja como preparar.

sou o l ou sou o u

Público Alvo: adolescentes a partir dos 12 anos

Objetivo: muitas vezes os alunos tem dúvidas em relação ao modo de escrever determinadas palavras quando a mesma tem sonoridades semelhantes quando pronunciadas. Umas delas está nas palavras que utilizam L ou U. Nestes casos, através da dinâmica a seguir é possível realizar um exercício que favoreça o aprendizado para que eles possam escrever da maneira correta.

Recursos: você vai precisar de pequenas fichas de papel ou cartolina. Além disso, um Pilot será necessário para escrever as palavras conforme o indicado.

Passo a passo

  1. Escreva diversas palavras nas fichas, deixando em branco o local do L ou do U. Coloque-as em um saquinho.
  2. Chame um aluno na frente, que retirará uma ficha do saquinho. Ele deverá ler a palavra e falar se o que está faltando é o L ou U.
  3. Logo após o aluno ter respondido, o professor mostra a palavra para a turma e pergunta se ele acertou ou não. Se o aluno acertar, ganhará uma fichinha com incentivo. Se errar, volta para a carteira.
  4. Continue até que todos os alunos tenham participado.

Então, gostou da brincadeira? Agora seus alunos vão aprender de forma fácil quando usar o L ou o U. E como um exercício extra, busque incentivar os alunos a fazerem essa brincadeira em casa, e os resultados serão ainda melhores! Até a próxima!

Post Author
Felipo Bellini

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *