Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Sugerindo ideologias – Brincadeira sobre Debate Político

Estamos em uma época cujo conflito de ideias se torna algo muito mais intenso pelo simples fato de não haver comunicação o bastante entre grupos, em que um não busca compreender a ideologia do outro. Ou ainda, entre aqueles que não possuem uma opinião formada – e portanto não possuem uma proposta de resolução – e os que talvez possuam uma resposta. É para acabar com este último aspecto que temos a atividade Sugerindo Ideologias.

Como criar a Atividade Sugerindo Ideologias

Esta é uma atividade que deve ser feita com bastante cuidado, para evitar conflitos mais graves dentro de sala. Sugerir ideologias significa trazer ideias que afetem a sociedade como um todo, portanto é importante que os professores direcionem os alunos a terem discussões saudáveis, e sobretudo imparciais – afinal, por mais que seja um ponto de vista pessoal, elas não devem favorecer apenas os próprios alunos.

Sugerindo Ideologias

Público alvo: crianças ou adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental e que já saibam ler e interpretar textos.

Idade: à partir dos 10 anos de idade.

Recursos: pegue imagens que possam demonstrar situações que a criança ou adolescente deverá sugerir ideologias. Imprima elas e a coloque em cima da lousa para a melhor visualização dos alunos

Objetivo: fazer os alunos identificarem ocasiões e problemas que deveriam ser solucionados com as iniciativas políticas, e assim desenvolver ideologias para que aquele problema acabe.

Passo a passo

  1. A ideia é deixar todas as imagens na lousa para que todos os alunos possam identificar as situações e criar ideologias políticas que deveriam ser criadas e desenvolvidas para solucionar os problemas.
  2. Essa brincadeira é basicamente uma atividade, e é feita de maneira individual.
  3. Ao final, todos devem dizer o que desenvolveu e por que é importante.

Através das opiniões dos alunos, é possível montar novas atividades e procurar observar os seus pontos de vista de maneiras inéditas. Muitas vezes, aqueles alunos mais retraídos ou os mais brincalhões possuem uma visão única e que pode ajudar a todos se for bem incentivado. Tenha estes detalhes em mente.

Post Author
Felipo Bellini

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *