0 Shares 110 Views 1 Comments

Tako-age – Brincadeiras Orientais

Bellini Bellini
jun 06, 2016
110 Views 1

Tako-Age – Aprenda a levantar Pipas como os japoneses fazem

A brincadeira de colocar pipas no céu não é exclusiva dos brasileiros. Na verdade, ela faz parte de várias culturas espalhadas pelo mundo, e uma de suas raízes estão no oriente, no Japão para ser específico. Lá, a brincadeira se chama Tako-Age, e possui algumas similaridades com nossas pipas, mas várias outras características únicas. Vamos conhecer um pouco?

Como se faz uma Tako-Age?

A confecção de uma pipa japonesa é quase da mesma forma de uma pipa, mas são necessários alguns materiais diferentes, além de ter um estilo para levantá-la e mantê-la por mais tempo no céu. No Tako-Age, elas são bem mais dinâmicas, e não deixam seus participantes parados. Veja como.

Tako-age

Público alvo: meninas e meninos que sejam de fato mais velhos.
Idade: essa brincadeira poderá ser realizada a partir do 10 anos.
Recursos: para criar sua pipa é possível usar hashis descartáveis e um saco de nylon de lixo. A pipa ou kite poderá ter qualquer tipo e formato desejado, sendo diferente das mais vistas no nosso país.
Objetivo: simplesmente se divertir e colocar sua pipa em evidência diante de outras pessoas. O interessante é deixar as pipas o mais alto possível e controlá-las através das linhas presas.

Passo a passo:

  1. A brincadeira é simples e não há necessidade para outros jogadores, pois pode ser realizada isoladamente.
  2. As crianças ou o adulto pode criar a pipa que desejar e em um local aberto com boa presença de vento poderá lançar a pipa, podendo também puxar ou afrouxar com as linhas presas a pipa do qual permitirá pegar mais força e direção para os locais que o vento carregar.
  3. Quando mais alto, mais legal será localizar a sua pipa. Crie uma bem divertida para criar um efeito diferente no céu.

Por ser algo mais descontraído, o professor pode apresentar a brincadeira em sala, incentivar a criação das pipas, e colocar como uma tarefa extra o resultado de seus esforços. Dessa forma, eles conhecem um pouco mais da cultura oriental sem nem ao menos perceberam.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
219 views1
Educação Especial
219 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Comentário

  1. Confesso que fiquei supresa pois sempre tive a certeza que a pipa era uma brincadeira criada no Brasil e adaptada por outros países! Obrigada pelo esclarecimento 😉

    Reply

Deixe uma resposta