0 Shares 55 Views

Teatro Divertido – Brincadeira sobre Debate Político

Bellini Bellini
set 23, 2016
55 Views

Por mais que seja incomum incluir os estudos políticos na infância, ensinando os conceitos de cidadania em seu lugar, é possível colocá-los sem maiores problemas. E a melhor forma de fazê-lo é através das histórias simples, coloridas e expressivas. Para os pequenos, isso pode ser resumido no Teatro Divertido, que você conhecerá aqui.

Como preparar o Teatro Divertido?

O teatro divertido é feito com fantoches. Suas falas são sempre simples, mas claras, visando mais do que educar, entreter as crianças. Uma referência muito interessante para incluir camadas imperceptíveis de conteúdo para os pequenos são as animações da Píxar, que mesmo dedicadas ao público infantil, são profundas em suas mensagens. Exemplos incluem os filmes Vida de Inseto, Carros, Toy Story 3 e Monstros S.A.

Veja como preparar o Teatro Divertido.

Teatro Divertido

Público alvo: crianças menores no ensino infantil, ou que estejam em transição para o ensino fundamental.

Idade: à partir dos 5 anos de idades que estejam entrando na sua escola no ensino infantil, ou até 10 anos.

Recursos: bonecos de fantoche para criar um teatro, que pode ser feito com tecido, pálido de churrasco e outros detalhes. Também é preciso criar o cenário com caixas de papelão e para enfeitar sua caixa use tintas e papéis que possam deixar o cenário mais bonito.

Objetivo: criar um teatro com fantoches para fazer as crianças entenderem mesmo que parcialmente como tudo poderá funcionar no ambiente político, mostrando as ideologias políticas e a importância que posse um diante da população e das eleições.

Passo a passo

  1. Depois de criar o cenário e desenvolver todos fantoches, é preciso começar a produzir o roteiro da mini peça de teatro.
  2. Toda essa brincadeira permite estimular as ideias das crianças, fazê-las pensar no ambiente político de maneira mais descontraída e ainda aprender com o que fora interpretado no teatro.
  3. Deixe as crianças sentadas próximas da caixa de papelão que emita cenário e passe a interagir durante o teatro.

Criar o Teatro Divertido pode ser uma tarefa a princípio complexa para os professores, mas uma vez que elas podem ser ainda mais produtivas que as aulas regulares, seu esforço vale a pena. Além disso, se bem aplicada, as lições aprendidas pelos alunos não serão esquecidas, sem sombra de dúvidas. Um forte abraço, e até a próxima.

You may be interested

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
58 views
Filósofos da Educação
58 views

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
257 views
Resenhas Literárias
257 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
154 views
Filósofos da Educação
154 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Deixe uma resposta