0 Shares 177 Views 1 Comments

Trabalhos em grupo – Quais os desafios dos e como lidar com eles

Bellini Bellini
abr 11, 2016
177 Views 1

Como lidar com os Trabalhos em Grupo?

As escolas sempre estão procurando fazer alguns trabalhos onde todas as crianças possam participar, evitando exclusões por parte dos colegas de classe.

Dessa maneira, os trabalhos em grupo têm sido muito utilizados pelos professores como forma de unir a turma, assim com toda certeza o conhecimento será construído de maneira coletiva, onde há uma troca de experiência entre as crianças.

A criança precisa ser preparada para lidar com outras pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. Em algum momento de sua vida, será preciso trabalhar em equipe, respeitar a opinião dos outros, ouvir o que elas têm a dizer… E isso só se aprende praticando.

Tudo isso é muito importante, pois quando é trabalhado o coletivo, várias habilidades são aprimoradas, e ao mesmo tempo em que ele está estudando o conteúdo proposto ele exercita o seu modo de avaliar, escolher e decidir.

Trabalhos em Grupo

Desafios de se trabalhar em grupo

Quando o professor decide trabalhar em equipe com a turma, alguns imprevistos podem surgir no meio do caminho – afinal, são várias crianças diferentes e com opiniões diferentes. Abaixo mostrarei alguns desses desafios e como lidar com eles.

  • Sobrecarga de tarefas: como o professor trabalha com uma grande quantidade de alunos, pode haver uma má distribuição de tarefas. Sempre acontece situações em que alguns alunos acabam trabalhando mais do que outros. Por isso o professor precisa ficar atento em tudo que os alunos estão realizando. Além das notas em grupos, ele precisa fazer uma avaliação individual para que todos possam realizem a atividade, não sobrecarregando ninguém.
  • Desentendimentos: é comum acontecer alguns desentendimentos entre os participantes do grupo. Com muitas opiniões diferentes, todos querem que a sua seja mais favorecida que as demais. É preciso que o professor use a sua autoridade acalmando os alunos, pois caso ele não tome essa atitude no início, depois não conseguirá conter os seus alunos. Diante disso, o professor precisa deixar claro que não é a opinião individual que irá prevalecer mais sim o trabalho que eles estão realizando em grupo.
  • Falta de respeito: muitos alunos não conseguem expressar a sua opinião quando estão realizando trabalhos em grupo, pois sempre existe um que toma a frente e não dá espaço para os demais. Antes de formar os grupos, o professor deve esclarecer que todos são capazes de fazer as atividades propostas, do contrário nem estariam em sala. Apenas quando os alunos entenderem que todos têm direito a ter sua opinião própria e formada, é que a aula irá fluir como se espera.
  • Tempo: um grande problema em sala de aula é o tempo para a realização das atividades.  Com muitas opiniões e ritmos diferentes para cada grupo, o tempo pode não ser suficiente como em um trabalho individual. Para não acontecer imprevistos, o professor precisa ter uma noção do tempo necessário para realizar os trabalhos, impedindo-os de ficarem incompletos, e as crianças frustradas.

trabalhos em grupo

Ref: SNYDERS, George. Alunos felizes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

You may be interested

Dia do Eclipse Solar 2017 – 21 de agosto (guia de atividades)
Datas Comemorativas
39 views
Datas Comemorativas
39 views

Dia do Eclipse Solar 2017 – 21 de agosto (guia de atividades)

Felipo Bellini - ago 16, 2017

Fala, pessoal! O tema da vez é o Dia do Eclipse Solar 2017. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem! Dia do…

Dia de São Bernardo – Guia de atividades
Datas Comemorativas
30 views
Datas Comemorativas
30 views

Dia de São Bernardo – Guia de atividades

Felipo Bellini - ago 15, 2017

Fala, pessoal. Tudo bem? O tema que será abordado hoje é o Dia de São Bernardo. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que…

Dia do Historiador – Plano de aula
Datas Comemorativas
42 views
Datas Comemorativas
42 views

Dia do Historiador – Plano de aula

Felipo Bellini - ago 14, 2017

Olá, pessoal! O tema que será abordado hoje é o Dia do Historiador. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já, lhe desejo uma…

Comentário

  1. Os trabalhos em grupo são excelentes formas de ensinar os alunos trabalharem em equipe. A natureza humana é muito coletiva, as pessoas precisam se unir para compartilhar ideias, ouvir novas ideias, trabalhar em coletividade para conseguir alcançar uma meta, e não é diferente com as crianças. Utilizar metodologias pedagógicas que estimulem a interação entre as crianças, principalmente na escola, onde ninguém gostaria de se isolar, é uma forma de ensinar a criança que temos que trabalhar em grupo, ouvir o colega, respeitá-lo, e que só assim cresceremos como seres humanos de natureza coletiva que somos.

    Reply

Deixe uma resposta