Trabalhos em grupo – Quais os desafios dos e como lidar com eles

1
463
Trabalhos em grupo - Quais os desafios dos e como lidar com eles 3

Como lidar com os Trabalhos em Grupo?

As escolas sempre estão procurando fazer alguns trabalhos onde todas as crianças possam participar, evitando exclusões por parte dos colegas de classe.

Dessa maneira, os trabalhos em grupo têm sido muito utilizados pelos professores como forma de unir a turma, assim com toda certeza o conhecimento será construído de maneira coletiva, onde há uma troca de experiência entre as crianças.

A criança precisa ser preparada para lidar com outras pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. Em algum momento de sua vida, será preciso trabalhar em equipe, respeitar a opinião dos outros, ouvir o que elas têm a dizer… E isso só se aprende praticando.

Tudo isso é muito importante, pois quando é trabalhado o coletivo, várias habilidades são aprimoradas, e ao mesmo tempo em que ele está estudando o conteúdo proposto ele exercita o seu modo de avaliar, escolher e decidir.

Trabalhos em Grupo

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Desafios de se trabalhar em grupo

Quando o professor decide trabalhar em equipe com a turma, alguns imprevistos podem surgir no meio do caminho – afinal, são várias crianças diferentes e com opiniões diferentes. Abaixo mostrarei alguns desses desafios e como lidar com eles.

  • Sobrecarga de tarefas: como o professor trabalha com uma grande quantidade de alunos, pode haver uma má distribuição de tarefas. Sempre acontece situações em que alguns alunos acabam trabalhando mais do que outros. Por isso o professor precisa ficar atento em tudo que os alunos estão realizando. Além das notas em grupos, ele precisa fazer uma avaliação individual para que todos possam realizem a atividade, não sobrecarregando ninguém.
  • Desentendimentos: é comum acontecer alguns desentendimentos entre os participantes do grupo. Com muitas opiniões diferentes, todos querem que a sua seja mais favorecida que as demais. É preciso que o professor use a sua autoridade acalmando os alunos, pois caso ele não tome essa atitude no início, depois não conseguirá conter os seus alunos. Diante disso, o professor precisa deixar claro que não é a opinião individual que irá prevalecer mais sim o trabalho que eles estão realizando em grupo.
  • Falta de respeito: muitos alunos não conseguem expressar a sua opinião quando estão realizando trabalhos em grupo, pois sempre existe um que toma a frente e não dá espaço para os demais. Antes de formar os grupos, o professor deve esclarecer que todos são capazes de fazer as atividades propostas, do contrário nem estariam em sala. Apenas quando os alunos entenderem que todos têm direito a ter sua opinião própria e formada, é que a aula irá fluir como se espera.
  • Tempo: um grande problema em sala de aula é o tempo para a realização das atividades.  Com muitas opiniões e ritmos diferentes para cada grupo, o tempo pode não ser suficiente como em um trabalho individual. Para não acontecer imprevistos, o professor precisa ter uma noção do tempo necessário para realizar os trabalhos, impedindo-os de ficarem incompletos, e as crianças frustradas.

trabalhos em grupo

Ref: SNYDERS, George. Alunos felizes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

1 COMENTÁRIO

  1. Os trabalhos em grupo são excelentes formas de ensinar os alunos trabalharem em equipe. A natureza humana é muito coletiva, as pessoas precisam se unir para compartilhar ideias, ouvir novas ideias, trabalhar em coletividade para conseguir alcançar uma meta, e não é diferente com as crianças. Utilizar metodologias pedagógicas que estimulem a interação entre as crianças, principalmente na escola, onde ninguém gostaria de se isolar, é uma forma de ensinar a criança que temos que trabalhar em grupo, ouvir o colega, respeitá-lo, e que só assim cresceremos como seres humanos de natureza coletiva que somos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here