A falta de uniforme pode impedir o aluno de assistir às aulas?

Vídeo sobre a lei do uniforme escolar nas escolas públicas e privadas.

A falta de uniforme pode impedir o aluno de assistir às aulas?

A escola pode proibir o aluno de ter acesso à educação pelo simples fato de não estar uniformizado?

O artigo 208 da Constituição da República Federativa do Brasil efetiva o total acesso à educação, tornando-o dever do Estado. Em seu parágrafo primeiro prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente é proibido colocar uma criança em uma situação constrangedora e impedi-la de assistir às aulas.

É aconselhável a manter na instituição alguns conjuntos de roupa extra.

Caso a criança apareça sem uniforme por desorganização ou desinteresse dos pais, é fundamental chamá-los na escola e orientá-los sobre a importância de respeitar a regra.

Deve-se evitar cobrar explicação de uma criança ou adolescente, pois além de ser constrangedor para ela, quem deve explicação sobre todo o ocorrido com o estudante é obrigação dos pais ou responsáveis.

4 COMMENTS

  1. eu acho que o aluno tem que vestir uniforme sim, porém para toda regra a uma exceção, como fardas rasgadas por exemplo é se a escola reconhece o aluno como sendo da mesma ela não pode simplesmente tirar o direito do aluno de aprender, vai que ele perde uma aula de biologia Vichi e osso, e acho mais absurdo barrar o aluno por estar usando causas, bom causas rasgadas porém com pequenas fissuras além nem rasgada só desgastada, por exemplo barrar o aluno por usar causas sociais? bom, sei que ambos os lados tem suas opiniões, porém essa é a minha como aluno, posso estar equivocado ou não. vlw Felipo

  2. Parabéns, Felipo pelo seu canal! Trabalho na área da educação e, a escola em seu regimento, contém o uniforme como organização pradrão, mas não pode obrigar ao aluno ou suspendê-lo das aulas. Conheço um pouco da legislação e o uniforme não é prioridade, é apenas organização.

  3. Felipo eu faço Universidade em Mamanguape na Paraíba, aqui não vejo que os alunos usam fardamentos e acontece que muitos alunos vem para a escola de roupa rasgada enquanto outros vem super bem arrumados, contudo para mim o uniforme é uma maneira de promover uma igualdade.

  4. Uma vez vim para a Universidade e o professor me proibiu de assistir sua aula pq cheguei depois da 7: 15 expliquei que atrasei em decorrência do ônibus mais ele não quis saber, em outro momento um outro professor explicou que se nós conhecemos um pouco sobre as normas da Universidade eu poderia ter argumentado ao então professor que sim estava atrasada para a sua primeira aula, mais não para a segunda portanto ele não poderia me proibir de esperar dentro da sala a segunda aula, percebe um vídeo como este serve para o aluno enxergar o seu direito.👏👏👏👏😙

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here