Verdade ou Consequência – Veja como tornar esta brincadeira mais educativa

Verdade ou Consequência é uma das brincadeiras mais clássicas entre os adolescentes. Dependendo do grupo em que se encontra, ela pode ser ótima para incentivar amizades entre eles, ou revelar pontos que possam afetar seus estudos. Veja como praticá-la em sala de aula, e de uma maneira muito mais focada nos estudos.

Como preparar Verdade ou Consequência?

Dentro do ambiente escolar, o professor pode direcionar os alunos de uma maneira diferenciada para que consigam fazer a brincadeira sem quaisquer consequências graves nas relações entre eles. Confira.

Verdade ou Consequência

Público Alvo: adolescentes acima dos 13 anos.
Idade: entre 13 e 17 anos.
Recursos: um lápis, caneta, garrafa, ou qualquer objeto com duas pontas de formatos diferentes que possa ser girado para um círculo de alunos.
Objetivo: este é uma opção de atividades que contribui para a interação entre os alunos.

Passo a passo:

  1. Os participantes se sentam formando um círculo.
  2. O jogo começa com um participante que gira a garrafa. No momento em que a garrafa para de girar, ela aponta para duas pessoas.
  3. O participante para quem o fundo da garrafa estiver apontado deve começar a brincadeira dizendo “verdade ou desafio?” e a pessoa que estiver na direção da ponta da garrafa deve escolher uma das opções.
  4. Se a resposta for “verdade”, ele terá que responder à pergunta feita pelo outro participante, se ela optar por “desafio”, ele deverá pagar uma prenda como dançar, cantar, imitar alguém, etc.

O professor pode adaptar as perguntas ditas pelos alunos com conteúdos relacionados a disciplina, incentivando o aluno a saber do que está falando para evitar perguntas que não façam sentido ou que estejam fora do contexto didático. Esta pode ser uma forma de incentivar o crescimento deles sem forçá-los a perguntas mais pessoais, e melhorar seu conhecimento. Faça um teste em sala!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here