Dia do Repórter Fotográfico

0

Olá, pessoal! O post de hoje é pra partilhar o que vocês irão encontrar na sequência didática “02 de setembro – Dia do Repórter Fotográfico” do E-book 48 Atividades para o mês de setembro.

02 de setembro – Dia do Repórter Fotográfico

Comemora-se no dia 02 de setembro o dia do Repórter Fotográfico, profissional responsável por captar as imagens dos fatos jornalísticos e transformá-los em notícia. Uma profissão crucial para a comunicação global.

Assim, como em outra série de profissões que serão apresentadas neste e-book, começamos a introduzir os alunos desde cedo no mundo do trabalho, auxiliando na definição de gostos e habilidades.

Para o Dia do Repórter Fotográfico comemorativa propomos trabalhar com:

  • Desenvolvimento de habilidades de escrita;
  • Desenvolvimento criativo;
  • Interdisciplinariedade entre as disciplinas como português, inglês, espanhol e artes.

Repórter Fotográfico

Estrutura dessa proposta da atividade para o dia do Repórter Fotográfico

  • Essa sequência didática é composta por um momento inicial de brainstorm, no qual sugerimos uma discussão sobre os passos que o professor deverá tomar a fim de realizar a atividades proposta;
  • Sugestão de uma atividade de leitura, em que sugerimos um referencial teórico que auxiliará o professor nesse processo, indicando um material para consulta e leitura;
  • Orientação para a proposição de uma produção textual.;
  • Sugestão de uma atividade de FeedBack, na qual orientamos detalhadamente como deve acontecer.

Conheça uma das nossas atividades: Brainstorm

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversas notícias com imagens e as distribua entre os alunos. Em seguida, o professor deverá perguntar “Qual o profissional responsável por tirar fotos destes momentos e transformá-los em notícias?”. Os alunos poderão responder livremente. Seguindo a oficina de ideias, o professor deverá dispor de um grande cartaz com as palavras “Repórter Fotográfico” escritas no centro. Esta profissão será apresentada aos alunos com abordagem acerca do surgimento desta profissão e suas atribuições.

Para finalizar a primeira atividade, os alunos receberão pedaços de papel em branco e serão convidados a escreverem tudo o que estiver relacionado com a profissão abordada. Os alunos poderão colorir os pedaços de papel e escrever as palavras em português, inglês ou espanhol com o auxílio dos professores desta disciplina. Cada aluno será convidado à colar os pedaços de papel no cartaz, dizendo para a sala as palavras escritas, em português, inglês ou espanhol.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

Comemora-se no dia 02 de setembro o dia do Repórter Fotográfico, profissional responsável por captar as imagens dos fatos jornalísticos e transformá-los em notícia. Assim, como em outra série de profissões que serão apresentadas neste e-book, começamos a introduzir os alunos desde cedo no mundo do trabalho, auxiliando na definição de gostos e habilidades. Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

  Nesta atividade os alunos desenvolverão habilidades de escrita e criatividade em disciplinas como português, inglês, espanhol e artes.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura os alunos serão convidados a realizarem uma pesquisa online em duplas seguindo os direcionamentos dados pelo professor. Os alunos deverão anotar em seu caderno tudo o que encontrarem sobre:

  • A profissão repórter fotográfico
  • A história da profissão
  • Desafios da profissão

Conheça uma das nossas atividades: Produção Textual

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar individualmente em um primeiro momento. Com base no que foi pesquisado anteriormente, cada aluno deverá criar um texto sobre “Como se tornar um repórter fotográfico”. O texto deverá ser detalhado e informativo. O professor poderá guiar os alunos em caso de dúvidas.

  Em seguida, cada aluno deverá tirar uma foto da escola, com o seu celular ou com o celular do professor e criar uma notícia para aquela fotografia. O professor poderá imprimir as fotografias e pedir que os alunos se reúnam em grupo para criar uma revista ou um jornal com as fotografias tiradas e as notícias criadas.

Dia do Repórter Fotográfico

Conheça uma das nossas atividades: Feedback

Para a atividade de feedback, cada aluno irá apresentar na frente da sala de aula a notícia desenvolvida através da fotografia tirada. Em seguida o próprio aluno irá classificar a sua produção e a atividade com uma plaquinha verde para “muito bom” ou uma plaquinha amarela para “pode melhorar”. Note o processo de reconhecimento, amadurecimento e identidade que o aluno desenvolve no decorrer deste trabalho.

Obrigado por se interessa por esse e-book, intitulado 48 Atividades para o mês de setembro!!!

Para comprar esse book aqui:

atividades de setembro

Não perca tempo!