10 Animais Invertebrados

0
253
10 Animais Invertebrados 9

Compreendendo 97% de todas as espécies de animais de todo o mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes, os animais invertebrados são considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados.

                10 Animais Invertebrados

Confira na lista a seguir 10 exemplos de animais invertebrados:

Polvo – Animais Invertebrados

Polvo, que significa “muitos pés”, são animais invertebrados do filo Mollusca, da classe Cefalopoda.

Estima-se que existem em torno de 700 espécies na ordem Octopus. São animais estritamente marinhos e estão em todos os oceanos da Terra, principalmente em águas tropicais. Este nome significa que os cefalópodes possuem pés fundidos com a cabeça, ou seja, tentáculos ligados à cabeça do animal. Diferentes das lulas, estes animais não possuem o equivalente a um esqueleto interno.

São conhecidos por mudar de cor em resposta a perigo ou a uma emoção, isso porque possuem células especiais chamadas de cromatóforos que lhes permitem variar a cor rapidamente.

Vídeo sobre o polvo

Confira o vídeo sobre esse animal:

Água-viva – Animais Invertebrados

A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos e existem milhares de espécies diferentes.

A maioria é transparente e tem o formato de um sino.

As águas-vivas são animais marinhos, que variam bastante de tamanho.
Existem algumas de menos de 2 centímetros, e outras com mais de 2 metros de diâmetro, com tentáculos de até 40 metros de comprimento.
Na grande maioria a locomoção depende da das correntes pois não têm forças para ir contra a correnteza, mas algumas água-vivas conseguem nadar lançando um jato de água, e essas podem nadar conta a corrente.

Vídeo sobre a água-viva

Confira o vídeo sobre esse animal:

Caramujo – 10 Animais Invertebrados

A espécie é nativa do leste e nordeste africanos e chegou ao Brasil na década de 80, como alternativa econômica.

A ideia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot. Importado ilegalmente, foi introduzido em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras. Desde então, passou a ser chamado também de “falso-escargot”.

Vídeo sobre o caramujo

Confira o vídeo sobre o caramujo:

Lesmas – 10 Animais Invertebrados

Em geral, são moluscos sem concha, encontrados no solo, embaixo ou sobre a vegetação rasteira, em hortas, jardins ou matos.

No Brasil, há lesmas que são nativas do nosso país e outras que têm origem na Europa: essas, aliás, devem ter chegado por aqui na época do descobrimento, há mais de 500 anos! As lesmas “brasileiras” têm o corpo achatado, enquanto o das europeias é cilíndrico, entre outras diferenças (as européias, por exemplo, apresentam uma concha reduzida, transparente, em forma de unha, encoberta por uma dobra de pele, que parece uma corcunda. As brasileiras, não). E você sabia que, no mar, também há lesmas? Algumas não apresentam concha, enquanto outras, como a lebre-do-mar, têm uma bem pequena, encoberta pela pele. Há, ainda, as que são coloridas e brilhantes!

Vídeo sobre a lesma

Confira o vídeo sobre esse animal:

Caracol – 10 Animais Invertebrados

São os moluscos gastrópodes com concha.

Encontrados em ambientes terrestres e de água doce, os caracóis, em geral, têm conchas mais frágeis e leves.

Vídeo sobre o caracol

Confira o vídeo sobre esse animal:

Você gosta de animais? E como está a alimentação do seu PET?

Esse curso ensina a fazer biscoitos naturais para o seu cachorro, o que vai gerar uma super economia e garantir uma alimentação mais saudável para o seu bichinho. Da uma olhada:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=1aea

Nesse link você pode ver um vídeo mostrando o portal deles:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=d52f

E nesse uma receita que o pessoal ofereceu para conhecermos o produto:

https://go.hotmart.com/L7742126L?ap=e879

AME o seu bichinho, invista! <3

Minhoca – 10 Animais Invertebrados

Muitos não sabem da importância de um pequeno animal que vive enterrado, construindo canais, galerias e arejando a terra.

Surgidas há mais de 500 milhões de anos no planeta Terra e com mais de 5000 espécies em todo o mundo, as minhocas são animais invertebrados, de corpo cilíndrico e alongado, formado por vários anéis.

Muito utilizadas na pesca como iscas, elas são muito importantes para o solo, por vários motivos. Os solos com muitas minhocas são considerados muito férteis, daqueles onde tudo que se planta, nasce.

Vídeo sobre a minhoca

Confira o vídeo sobre esse animal:

Lula – 10 Animais Invertebrados

Caracteriza-se pela cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas.

A lula tem oito braços, para a captura de alimento, e dois tentáculos, com função na reprodução.
Da classe dos cefalópodes (que tem os pés na cabeça), é um pouco parente do polvo.

As lulas têm cromatóforos na sua pele (células que permitem mudança de cor dependendo do ambiente em que se encontram). Têm uma concha interna, chamada de pena, devido ao seu formato similar a penas de aves.

Vídeo sobre a lula

Confira o vídeo sobre esse invertebrado:

Estrela-do-mar – Animais Invertebrados

As estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, se ela perder um braço, o animal poderá facilmente reconstruir outro. O braço perdido poderá inclusive gerar uma nova estrela do mar.

São animais predadores que muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais maiores que ela.

Elas são encontradas em todos os oceanos. Concentram-se em sua maior parte em águas quentes. Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar.

Vídeo sobre a estrela-do-mar

Confira o vídeo sobre esse animal:

Besouro – 10 Animais Invertebrados

Besouro é o nome que se dá a várias espécies de insetos que têm asas dianteiras endurecidas, como cascas, que cobrem e protegem um segundo par de asas.

Antigamente, todos os besouros podiam voar. Com o tempo, porém, muitas espécies perderam essa habilidade.

Há no mínimo 250 mil espécies diferentes de besouros, algumas conhecidas por nomes populares, como os gorgulhos, os vaga-lumes, as joaninhas e os escaravelhos. Encontrados no mundo todo — exceto na Antártica —, os besouros se adaptam a quase todo tipo de ambiente, até mesmo à água.

Vídeo sobre o besouro

Confira o vídeo sobre esse animal:

Lacraia – Animais Invertebrados

As lacraias, também conhecidas como “centopéias”, são animais caçadores noturnos muito rápidos e têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia. Podem medir até 23cm e se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e até filhotes de pássaros.

Têm o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontiagudas. Em sua cabeça situam-se duas antenas e olhos. Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças. O último par de patas não serve para locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.

Vídeo sobre a lacraia

Confira o vídeo sobre esse animal invertebrado:

                       Fim do post sobre os animais invertebrados

Chegamos ao fim de mais um post! Espero que tenham gostado.

Não esqueçam de conferir outros posts do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here