in

10 Atividades Cognitivas

10 Atividades Cognitivas 2

Neste post, você encontrará diversas atividades cognitivas para exercitar nosso conhecimento. Confira a seguir.

10 Atividades Cognitivas

Cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

Neste post, você encontrará diversas atividades cognitivas para exercitar nosso conhecimento. Confira a seguir.10 Atividades Cognitivas 1

Atividades Cognitivas – Ilha Deserta

O objetivo desta dinâmica rápida de grupo, que parece bem simples à primeira vista, é mais do que saber quem são os seus amigos na empresa, mas verificar como está qualidade dos relacionamentos interpessoais dentro da equipe e, como os colegas enxergam uns aos outros em seu dia a dia.

Por isso mesmo, esta atividade é uma ferramenta importante para avaliar a situação atual do clima no ambiente de trabalho e definir estratégias mais efetivas para unir o grupo, dirimir conflitos e criar maior empatia, sinergia e intercolaboração entre os seus membros.10 Atividades Cognitivas 2

Recursos para a atividade:

  • Lápis;
  • Folhas de papel em branco;
  • Envelopes, dentro de cada um, deverá ser colocado um breve questionário com as seguintes perguntas:
    • Se você estivesse perdido numa ilha, quem do grupo gostaria que estivesse com você lá?
    • Se tivesse que organizar um evento ou uma festa importante, qual dos seus colegas gostaria que te ajudasse nesta empreitada?
    • Se ganhasse uma viagem de cruzeiro com três acompanhantes, quem seriam as três pessoas deste grupo que você escolheria para ir contigo?

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, reúna o grupo e distribua os envelopes com as questões para cada um responder individualmente e de preferência, sem que o colega veja o que escreveu.
  2. Para que todos se sintam confortáveis, explique que não é necessário assinar as respostas e ressalte também que os participantes da dinâmica podem responder o que quiser, pois as respostas são confidenciais.
  3. Em seguida, recolha todos os envelopes com as respostas e some os resultados individuais de cada um dos profissionais que participaram do exercício.
  4. Depois, além de dar os feedbacks, em particular, para cada um sobre a sua qualificação na dinâmica da ilha deserta, os resultados devem ser utilizados pela organização para promover ações de melhoria continua nas relações interpessoais e na comunicação da equipe.

Atividades Cognitivas – Ilha do Tesouro

A Ilha do Tesouro é uma das melhores atividades de grupo trabalho para motivar e melhorar o trabalho em equipe e a superação de desafios.10 Atividades Cognitivas 3

Recursos para atividade:

  • Folhas de Jornal;
  • Caixa de Bombom.

Execução da atividade:

  1. Primeiramente, posicione uma folha de jornal aberta na extremidade de uma sala e coloque a caixa de bombons em cima – essa será a “Ilha do Tesouro”.
  2. Do outro lado, abra uma folha de jornal para cada dupla de colaboradores, uma ao lado da outra.
  3. Cada dupla deve permanecer em pé, em cima da sua folha de jornal, e precisa chegar até a “Ilha”, mas sem tocar os pés no chão, fora da folha de jornal.
  4. O jornal poderá ser movido, mas não pode ser rasgado ao meio.
  5. Estipule um tempo máximo para que a “Ilha” seja alcançada.
  6. Se alguém colocar os pés no chão ou rasgar a folha, deverá ser desclassificado da atividade.
  7. E caso mais de uma dupla chegar ao destino final, eles devem dividir entre si a caixa de bombons
  8. O segredo dessa atividade é que só é possível chegar à “ilha” se uma dupla convidar a outra para subir em sua folha de jornal, e, depois, pegar a folha vazia e colocá-la adiante. E, assim, sucessivamente, até ambas alcançarem o prêmio.
  9. Agora, se nenhuma dupla perceber essa jogada durante o período estabelecido, encerre a dinâmica e mostre como seria a resolução.
  10. Ao final, fale sobre a importância do trabalho em equipe e da criatividade para que um objetivo seja realmente alcançado.

Atividades Cognitivas – Desafio

O objetivo desta dinâmica é fazer com que a equipe esteja sempre aberta a novos desafios.

A intenção é mostrar como é importante iniciar novos ciclos e incentivar a que o grupo esteja mais motivado e confiante para encarar novos projetos, ter novas ideias e conquistar as novas metas da empresa também.10 Atividades Cognitivas 4

Recursos para a atividade:

  • Caixa preta.

Passo a passo da atividade:

  1. Dentro deste caixinha, deverá conter instruções sobre o que deve ser realizado no exercício. Estas orientações são os desafios, que devem ser escolhidos pelo realizador conforme os ensinamentos que deseja propor aquela equipe especificamente.

  2. Em seguida, divida os participantes em dois grupos, com número igual de pessoas. Forme um círculo e coloque-os lado a lado, sendo que a posição de cada um deve ser sempre alternada, ou seja, com um membro de cada equipe do lado do outro. Isso quer dizer que integrantes do mesmo grupo, em hipótese alguma, poderão ficar juntos.
  3. Feita esta organização inicial, é hora de iniciar realmente o jogo. Para isso, entregue aleatoriamente a “caixa do desafio” para uma das pessoas do círculo. O próximo passo é explicar como será o exercício.
  4. Inicialmente, informe que dentro da caixa há um importante desafio a ser realizado pelos participantes. Para iniciar a competição, uma música irá tocar e as pessoas neste momento devem fazer a caixinha circular. Quando a canção parar, quem estiver com o pacote nas mãos terá três alternativas:
    • Tentar cumprir o desafio apresentado;
    • Passar o desafio para outro membro do seu grupo;
    • Passar a caixinha de desafios para alguém do grupo adversário.
  5. Se a pessoa que ficou com a caixa nas mãos aceitar e realizar com sucesso o seu desafio, ela ganhará para seu grupo três pontos e não precisará pagar nenhum mico. Porém, se não realizar, além de ser excluída do exercício, terá que pagar uma prenda e sua equipe perderá quatro importantes pontos.
  6. Quando a pessoa que ficou com a caixa não aceitar o desafio, ela também deve ter a chance de optar por uma das alternativas acima, contudo, não poderá devolver a caixa para a mesma pessoa que lhe deu. O grupo tem no máximo três vezes, a opção de escolher fazer não o desafio. Lembrando que a cada rodada serão aplicados também novos desafios.  Na quarta vez, o participante que pegar a caixa terá que realizar, obrigatoriamente, o que está sendo pedido.
  7. Contudo, ao abrir a caixa pela última vez, a pessoa vai encontrar uma caixa de chocolates com o delicioso desafio: coma à vontade. Surpreendente, não é mesmo? A intenção é descontrair o grupo e mostrar, por meio desta poderosa metáfora que, muitas vezes, a melhor alternativa é encarar os desafios de frente, com coragem, garra e determinação, do que passar a oportunidade para o seu concorrente.

Atividades Cognitivas – Vai ter que se virar!

Essa atividade visa focar na criatividade e capacidade de encontrar soluções fora da caixa.10 Atividades Cognitivas 5

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, diga ao grupo que a missão deles será elaborar um anúncio para um produto indicado e escolha um formato, que pode ser spot, anúncio de revista, banner digital ou qualquer outra peça de comunicação.
  2. Então, pense nas palavras mais óbvias em relação ao produto e proíba seu uso, dificultando ao máximo a atividade. Por exemplo: um anúncio de tempero sem as palavras sabor, cozinha, comida, caseiro, delicioso, melhor, almoço, novo, ingredientes, pratos, etc.

Atividades Cognitivas – Passado, Presente e Futuro

Para que esta atividade funcione, é preciso aceitar a ideia de que um indivíduo realmente conhece a si mesmo quando sabe como se sente em relação ao passado, presente e futuro.10 Atividades Cognitivas 6

Recursos para a atividade:

  • Fita isolante;
  • Sala ampla

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, reúna um grupo entre 5 a 15 pessoas em uma sala de tamanho médio.
  2. Antes de levar as pessoas para o ambiente é necessário dividir a mesma em 3 espaços distintos que representam o passado, o presente e o futuro, usando uma fita adesiva colorida no chão. Sem complicação, é só criar uma linha divisória deixando um espaço em que elas possam ficar.
  3. Após isso, peça para que os participantes entrem na sala e se posicionem no espaço do passado. Então, eles têm 5 minutos para fazer desenhos ou escrever algo sobre como se sentem em relação ao passado ou sobre o que aspiravam nesse tempo.
  4. Depois, repita a dinâmica no espaço do presente e do futuro. É importante que você não explique a dinâmica antes de iniciá-la para pegar a todos de surpresa e extrair deles o máximo de sinceridade.
  5. Por fim, peça que comparem as mensagens dos 3 espaços, avaliando como podem fazer com que os sonhos do passado se tornem ações no presente e que irão se refletir em resultados positivos no futuro.

Atividades Cognitivas – Figuras

Essa atividade tem como objetivo fazer com que os participantes melhorem suas formas de se expressarem publicamente.10 Atividades Cognitivas 7

Recursos para a atividade:

  • Folhas de papel;
  • Canetas;
  • Impressões ou recortes de revista.

Passo a passo da atividade:

  1. Reúna um grupo de 5 a 15 pessoas em uma sala de tamanho médio. Primeiro, peça que cada um escreva um breve relato sobre a sua família, algo em torno de 15 linhas.
  2. Na sequência, espalhe pela sala figuras diversas de pessoas, animais, cidades, silhuetas e mais. Podem ser imagens cortadas de revistas, jornais ou impressas da internet. Então, cada participante deve escolher a imagem que melhor reflete o seu relato.
  3. Após todos terem feito a escolha, dê um tempo de 5 minutos para que cada indivíduo fale para todos sobre o relato escrito e porque escolheu aquela imagem. É importante que a pessoa deixe claro porque aquela figura tem relação com a sua vida. A exposição de parte de sua história pessoal e a representação figurativa tem grande poder de promover o autoconhecimento e de aproximar as pessoas.
  4. Além de conhecer mais a si mesmo, a pessoa também pode vencer o medo de falar em público, por exemplo. Isso sim é empoderamento!

Atividades Cognitivas – Desafio Secreto 

Essa dinâmica tem como objetivo fazer com que os participantes não desafiem os outros com algo que eles mesmo não seriam capazes de fazer.10 Atividades Cognitivas 8

Recursos para a atividade:

  • Folha de papel;
  • Caneta.

Passo a passo da atividade:

  1. Oriente para que todos os participantes se sentem em um círculo e distribua lápis e papel.
  2. Então, peça que cada um escreva no papel um desafio para outro colega realizar e, depois, devolva para você o bilhete assinado.
  3. Após recolher os papéis, anuncie que cada um terá que realizar seu próprio desafio, como um exercício de empatia.

Atividades Cognitivas – Poliglotas

Esta atividade tem como objetivo primordial trabalhar a comunicação, disposição e desenvoltura dos jovens.10 Atividades Cognitivas 9

Recursos para a atividade:

  • Cronometro;
  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. Divida o grupo em duas equipes e oriente que cada uma crie uma nova língua, inventando as seguintes palavras: um cumprimento, pronomes básicos, um objeto da sala, um comentário negativo, um comentário positivo e uma despedida.
  2. Dê 30 minutos para que as equipes criem e aprendam o idioma, dando asas à imaginação.
  3. No fim, forme duplas com integrantes das equipes opostas e desafie os participantes a ensinarem sua língua ao outro sem falar português.

Atividades Cognitivas – Mãos Dadas

Esta atividade tem como objetivo central estimular a liderança informal e situacional entre os profissionais e ressaltar o valor do trabalho em equipe.

É uma forma lúdica de incorporar reflexões e mostrar como juntos, os profissionais podem construir resultados muito mais sólidos e extraordinários.10 Atividades Cognitivas 10

Recursos para a atividade:

  • Cartolina.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, reúna as pessoas, peça que todos façam um círculo, deem suas mãos e busquem memorizar o colega que está do lado direito e do lado esquerdo.
  2. Na sequência, peça aos participantes que soltem as mãos e se movimentem tranquilamente pela sala. Alguns segundos depois; coloque a cartolina colorida no chão, de preferência no centro da sala. O próximo passo é pedir para que todos os participantes se posicionem em cima dela e mesmo apertados, que tentem ao máximo ficar sobre o papel.
  3. Agora, peça que todos tentem lembrar quem eram os seus colegas, da direita e da esquerda e, sem sair de cima da cartolina, que todos tentem dar as mãos para eles e refazer a roda original.
  4. Ao realizar a tarefa, todos terão vencido e aprendido uma importante lição: que juntos são mais fortes e podem sempre mais quando conseguem unir suas competências e trabalhar em equipe.

Atividades Cognitivas – Papel amassado

Essa atividade vai ser uma ferramenta muito importante para trabalhar a empatia das pessoas com o meio social.10 Atividades Cognitivas 11

Recursos para a brincadeira:

  • Papel.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente, pegue folhas de papel brancas e as corte em quatro partes iguais.
  2. Em seguida, distribua esses pedaços a cada um dos professores e peça que eles o amassem. Feito isso, peça para eles desamassarem.
  3. O papel deve conter a seguinte mensagem:
  4. O papel, mesmo desamassado, não consegue voltar ao seu estado original. Assim também se sentem as pessoas que foram magoadas ou prejudicadas por alguém. Por isso, é tão importante que todos cuidem de suas relações interpessoais e tenham empatia pelo outro.

Até a próxima!

Espero que essas atividades cognitivas sejam de extremo uso para você! Até o próximo post.

Livro: PODE VIR, ENEM: O guia definitivo para arrasar no ENEM

Livro: PODE VIR, ENEM: O guia definitivo para arrasar no ENEM

Livro: Coleção Me Salva: O Livro do Aprovado + 1001 Questões para Fazer Antes de Passar no ENEM

Livro: Coleção Me Salva: O Livro do Aprovado + 1001 Questões para Fazer Antes de Passar no ENEM