A aritmética é a base para qualquer criança conseguir desenvolver suas habilidades na matemática, por isso ela deve ser explicada com calma até que a criança possa absorver muito bem o conteúdo!

10 Atividades de Aritmética

Para ajudar nesta tarefa tão importante, selecionamos 10 atividades e brincadeiras para ensinar aritmética! As atividades possuem vários níveis de complexidade, mas não se preocupe, nós avisaremos quais os conhecimentos prévios que o aluno deve possuir para conseguir jogar.

  1. Atividades De Aritmética- Dominó

Esta atividade é ideal para crianças que estão aprendendo as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Você vai precisar de:

  • Uma caixinha cheia de peças de dominó
  • Fita adesiva
  • Pedacinhos de papel

Passo a passo

  1. No verso da peça de dominó coloque o sinal que indica a operação (adição, subtração e dependendo do nível do aluno, divisão e multiplicação).
  2. Deixe todas as pecinhas com a face que mostra o sinal da operação para baixo,
  3. Peça para o aluno escolher cinco pecinhas e conferir qual o sinal de operação elas têm no verso;
  4. Depois peça para que o aluno resolva as operações de acordo com os números da pecinha, por exemplo:
  5.  A face do número mostrava 4 e 4, e o verso mostrava o sinal de adição (+), então a operação que deverá ser realizada é 4+4=8. E assim por diante!

 

Ao passo que o aluno avançar no nível da matéria você pode pedir para que selecione duas peças para uma operação, e assim aprender a resolver contas com mais de dois componentes!

  1. Atividades De Aritmética- Calculando com pregadores

Esta brincadeira também é indicada para os alunos nos anos iniciais, que ainda estão aprendendo as operações básicas da aritmética.

Você vai precisar de:

  • Prendedores de roupa
  • Tinta colorida
  • Uma lista com operações matemáticas (procure colocar operações simples como 2+8, 9-3, 10-1, 2+2 etc, sempre com resultados positivos e até 10)
  • Fichas de papel cartão com os numerais de 0 a 10 (sugerimos o tamanho de 6cmx6cm)
  • Fita adesiva

Passo a passo:

  1. Pinte os prendedores de roupas com diversas cores
  2. Em cada prendedor de roupa, cole com fita adesiva um pequeno papel com as operações que você escolheu.
  3. Distribua os prendedores em uma mesa,
  4. Ao lado distribua as fichas com os numerais
  5. Peça para o aluno escolher uma ficha com o numeral, por exemplo o 10.
  6. Depois peça para ele prender na ficha todos os prendedores que encontrar, cujas operações tem como resultado o dez.

Esta atividade é muito simples e estimula seu aluno a conhecer as várias combinações possíveis entre os numerais nas operações básicas!

Sugerimos que você envolva os alunos na convecção dos prendedores coloridos ou que deixe com que eles enfeitem as fichas dos numerais, por exemplo, assim a brincadeira fica ainda mais divertida!

3. Atividades De Aritmética- Jogo online

Para esta atividade você precisará de um computador ou um celular com acesso à internet!

Passo a passo:

  1. Acesse o site racha cuca
  2. Para jogar é muito simples, basta clicar em “iniciar” e seguir os passos do jogo.
  3. Basicamente o jogo consiste em encontrar os componentes da operação em uma tabela com vários números.
  4. Depois de encontrar os números corretos, basta clicar em “enviar” para descobrir se acertou ou errou a resposta”.

4. Atividades De Aritmética- Termômetro

O jogo do termômetro é uma variação divertida dos jogos de tabuleiro! Você vai precisar de duas ou três pessoas para jogar. É recomendável que o aluno já tenha uma noção de potências (de 2 e 3).

Você vai precisar de:

Um baralho, como este da imagem:

Passo a passo:

  1. Coloque as cartas todas embaralhadas e viradas para baixo.
  2. “Tire” par ou ímpar para decidir quem joga primeiro
  3. Todos os jogadores devem iniciar no “Zero”, nem quente, nem frio.
  4. De acordo com a carta que tirar o aluno vai para o ponto mais quente ou mais frio do termômetro.
  5. Aquele que chegar na casa mais fria, “congela” e perde.

Quem fizer 20 pontos antes, ou chegar no ponto mais quente do tabuleiro ganha o jogo!

5. Atividades De Aritmética- O mestre mandou

Para desenvolver  o raciocínio lógico é interessante incentivar o aluno a resolver questões de maneira rápida, nesta brincadeira ele terá o resultado, e deverá encontrar a operação que originou o número!

Você vai precisar de:

  • Papel e caneta/lápis
  • Pedaços de papel com os nomes dos participantes
  • Um saquinho

Passo a passo:

  1. Sorteie o nome do mestre dentro do saquinho
  2. Peça para o aluno que foi escolhido como mestre escolha um número (preferencialmente de 1 a 100).
  3. Os alunos deverão criar operações matemáticas que tenham como resultado o número que o mestre escolheu.
  4. Depois de um minuto, os alunos apresentam ao mestre seus cálculos e ele decide se aceita a resposta ou não.
  5. Cada resposta aceita vale 1 ponto, e ganha quem conseguir completar cinco pontos primeiro!

É interessante que você não se coloque como mestre da brincadeira mas sim como um mediador de possíveis dúvidas ou conflitos, pois obviamente haverá diferenças no seu julgamento e no do aluno que figura como mestre.

6.Atividades De Aritmética- Lego

Os jogos de lego são muito atrativos pois é possível construir diversas formas com eles, e também é possível construir operações!

Você vai precisar de:

  • Peças de lego de vários tamanhos e cores
  • Fita adesiva
  • Papel
  • Tesoura
  • Canetas coloridas

Passo a passo:

  1. Cole com fita, em cada uma das peças de lego, um papel com um símbolo de operação matemática ou um número, preferencialmente positivo.
  2. Depois peça para o aluno montar operações com esses números, e em seguida apresentar os resultados que encontrou para o cálculo

Dica: esta técnica das peças de lego também ajuda o aluno a compreender a montar e ler números grandes como os milhares, ou números muito pequenos como os decimais.

7.Atividades De Aritmética- Pife aritmético

Jogos de carta são fáceis de fazer e rendem uma aula muito divertida! Neste jogo podem participar até 5 pessoas

Você vai precisar de:

  • Um baralho comum, de quatro naipes

Passo a passo :

  1. Exclua do baralho as cartas que não correspondem à numerais ( como damas, rei, valete, coringa e às)
  2. Embaralhe as cartas e sorteie um aluno para escolher uma carta, vamos tomar como exemplo um aluno que tirou a carta 9
  3. Esta carta será o resultado à alcançar!
  4. Cada naipe do baralho corresponde à uma operação, quais sejam paus (adição), ouros (subtração), copas (multiplicação) e espadas (divisão)
  5. Os alunos devem montar cálculos com no mínimo três e no máximo quatro cartas para chegar ao resultado ( que é a carta sorteada no início)
  6. Mas lembre-se: a operação (naipe) vêm sempre depois do número da carta, exemplo 2 de paus e 3 de espadas ficará assim:
  7. 2+3 ÷ pelo próximo número.
  8. São distribuídas nove cartas para cada aluno.
  9. Os alunos tiram suas cartas no sentido horário, e podem escolher entre comprar uma carta do baralho ou deixar uma carta na mesa.
  10. Porém nunca podem ficar com menos de sete cartas nas mãos!
  11. Ao final, o aluno que conseguir montar três trincas (sequência de três cartas) ou pares que correspondam à 3 cálculos com o mesmo resultado, ganha!

8.Atividades De Aritmética- Sarau das propriedades

As propriedades confundem um pouco os alunos, pois devem ser decoradas. Nesta atividade você vai incentivá-los a desenvolver métodos diferentes de memorizar as propriedades de cada operação.

Você vai precisar de:

  • Pedaços de papel com as propriedades das quatro operações ( elemento neutro da multiplicação, cumulativa da adição etc)
  • Saquinho para sortear

Passo a passo

  1. Divida os alunos ( se possível) em grupos ou duplas
  2. Sorteie entre eles os papéis com a indicação das atividades.
  3. Peça para eles criarem uma canção explicando e dando exemplos das propriedades, e em seguida apresentarem para os demais!

Os estilos musicais podem ser os mais diversos, como um rap para as propriedades da divisão, ou um samba para a subtração, as possibilidades são inúmeras!

9.Atividades De Aritmética- Corrida ao cem

Uma das áreas da aritmética inclui as progressões, com esse jogo você pode elucidar muito bem como a progressão aritmética!

Este jogo deve ser jogado em duplas

Você vai precisar de:

  • Lápis
  • Uma cartela numerada de um a cem, como no exemplo:

Passo a passo:

  1. Para definir quem joga primeiro, peça para que os dois participantes tirem par ou ímpar
  2. Aquele que ganhou pode escolher seu símbolo, se será O ou X
  3. Para cada jogada é escolhido pelo vencedor um número P de casas para percorrer, que deve ser um número natural
  4. Digamos que o jogador 1 escolheu o círculo (O) como seu símbolo, e o número P de casas escolhido foi o 8, assim ele deverá marcar oito casas com seu símbolo, uma seguida da outra.
  5. O próximo jogador deve colocar seu símbolo (X) nas oito casas seguintes, e assim por diante.

O aluno que conseguir para exatamente no número cem ganha a partida!

10.Atividades De Aritmética- Cálculo mental

Nesta atividade o aluno desenvolve a tão admirada habilidade de resolver os cálculos “ de cabeça”.

É uma atividade simples e que pode ser jogada em duplas!

Você vai precisar de:

  • 25 fichas de uma cor
  • 25 fichas de outra cor
  • 3 dados
  • Um tabuleiro, como este:

Passo a passo

  1. Imprima e recorte seu tabuleiro
  2. Peça para os dois jogadores tirarem par ou ímpar para decidir quem joga primeiro.
  3. O primeiro jogador sorteia os dados, e com os números indicados ele deve construir uma sentença numérica usando uma ou duas operações diferentes.
  4. Por exemplo, os dados mostraram 2, 3 e 4.Então o jogador poderá construir (2+3) x 4 =20.
  5. Então ele  cobriria o espaço marcado 20 com uma ficha de sua cor.

Lembrete! Só é permitido utilizar as quatro operações básicas.

O jogador só ganha um ponto se colocar uma ficha num espaço desocupado que seja adjacente a um espaço com uma ficha já colocada (horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente).

Por exemplo: 0, 1 e 27 estiverem ocupados, o jogador ganharia 3 pontos colocando uma ficha no espaço 28. Não importa a cor da ficha que está no espaço adjacente!

O jogador que fizer 40 pontos primeiro, ou montar uma linha reta de cinco fichas ganha!

Fim das atividades de aritmética

Obrigado por ter lido até aqui! Acredito que estas atividades te animem a movimentar a sala de aula e ensinar conjuntos de uma maneira toda especial.

No próximo post traremos atividades para você ensinar grandezas, não perca!

Se gostou, não deixe de salvar o blog nos favoritos, que logo teremos mais textos como este aqui no Demonstre!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.