Neste post, você encontrará diversas atividades de biologia bem divertidas que irão alcançar diversos públicos. Confira a seguir.

10 Atividades de Biologia

A Biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos, sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição, bem como suas relações com o ambiente e entre si.

Neste post, você encontrará diversas atividades diferenciadas para diferentes públicos, confira a seguir!

Atividades de Biologia – Corpo Humano

Essa atividade é um grande recurso para trabalhar com crianças do Ciclo I para observar o quanto eles se auto conhecem.

Recursos para a atividade:

  • Lousa;
  • Giz / Canetão.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, peça que as crianças se observem entre si, peça que elas se atentem a todos detalhes.
  2. Em seguida, explique o que são membros inferiores e o que são membros superiores sem dar nenhum exemplo.
  3. Após a explicação, faça um quadro na lousa com duas colunas, uma contendo membros inferiores e a outra membros superiores.
  4. Peça que uma criança por vez, cite membros que ela encontrou no seu colega de classe enquanto o observava.

Atividades de Biologia – Estados da Água

A água passa por vários estados e pode aparecer na forma líquida, sólida ou gasosa. Esses são os fenômenos que formam o ciclo da água. Essa atividade desenvolvida para o fundamental I irá despertar o olhar curioso dos estudantes.

Recursos para a atividade:

  • Recipientes seguros;
  • Água fervida;
  • Gelo;
  • Água.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, explique que a água é um recurso natural indispensável para a sobrevivência de qualquer vida. Também explique que ela pode ser encontrada em três estados diferentes.
  2. Em seguida, explique cada estado da água e apresente, se possível, em recipientes os três estados da água.
  3. Após apresentar, faça uma votação oral de qual estado cada criança acha que cada exemplo é.

Atividades de Biologia – Insetos sociais

Insetos sociais são aqueles que vivem organizados em grupos, interagindo entre si, numa relação ecológica harmônica denominada sociedade.

Recursos para a atividade:

  • Ar livre;
  • Repelente;
  • Protetor solar.

Passo a passo da atividade:

  1. Nessa atividade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre como funciona a comunicação e cooperatividade entre insetos sociais.
  2. Ao longo dela, demonstramos como essas interações evoluíram e quais as suas vantagens para a sobrevivência dessas espécies.
  3. Recomenda-se trazer protetor solar e repelente, pois haverá atividades ao ar livre.
  4. Após uma longa observação, peça que os alunos desenhem o que viram e 1 a 1 vá a frente da sala e explique a importância da cooperatividade entre os insetos.

Atividades de Biologia – Escavões

Nessa atividade, os alunos se tornarão aprendiz de pesquisador. É recomendável para aqueles que estão ingressando no ensino médio ou os que já são alunos do ensino médio.

Recursos para a atividade:

  • Pás;
  • Luvas;
  • Lupas;
  • Sítio.

Passo a passo da atividade:

  1. Nesta atividade, os alunos são convidados a se tornarem arqueólogos e escavarem um sítio com vestígios humanos. Na busca por entender quem eram esses humanos e como eles viviam, pretende-se aproximar os alunos do fazer científico.
  2. A proposta é colocar os estudantes no papel de arqueólogos e, após essa experimentação, conversar sobre os métodos e a natureza da Ciência.

Atividades de Biologia – Natureza da ciência

A atividade tem como principal objetivo discutir com os alunos a natureza da Ciência. Esta atividade é recomendado para alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Recursos para a atividade:

  • Nenhum.

Passo a passo da atividade:

  1. Em um primeiro momento, é apresentado um truque de mágica e os alunos são desafiados a reproduzi-lo. Após o momento em que as diversas soluções são compartilhadas, é feita uma discussão sobre as metodologias utilizadas durante o fazer científico.
  2. Na segunda parte da atividade, os alunos trabalham em grupos novamente para tentarem compreender objetos dos quais eles não têm conhecimento por meio do uso do tato.
  3. O intuito é demonstrar que a ciência entende o mundo através de representações daquilo que observamos e que os alunos notem que a percepção do mundo é particular para cada indivíduo. Na Ciência, acontece o mesmo: ela não é uma verdade, pois o objeto em si é inacessível.

Atividades de Biologia – Interpretando a sociedade

Essa atividade consiste em os alunos reproduzirem uma cena que represente uma situação de conflito socioambiental. Recomenda-se esta atividade para alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. A intenção é criar um quadro dos agentes envolvidos no conflito, observando como eles se relacionam e depois alunos e mediadores pensam como esta situação aconteceria em um mundo ideal. Então, pensamos em ações concretas partindo da realidade para chegar a este mundo ideal.
  2. Com essa atividade, são reforçados o senso crítico dos alunos, assim como a capacidade de argumentação e reflexão sobre problemas da atualidade.
  3. Em seguida, peça que os alunos criem uma roda de discussão defendo um dos temas sugeridos, como por exemplo: direito dos animais, urbanização, geração de energia, entre outros.

Atividades de Biologia – Tecendo Teias

Esta atividade busca investigar de forma complexa a cadeia alimentar, construindo uma teia trófica, que é um conjunto de interações de predação que co-existem na natureza e são fatores que regulam a diversidade. Essa atividade é recomendada Recomendado para alunos do Fundamental II.

Recursos para a atividade:

  • Imagens de animais;
  • Barbante.

Passo a passo da atividade:

  1. Usamos essa teia como pano de fundo para explicar conceitos como ciclagem de nutrientes, mecanismos que aumentam e diminuem a biodiversidade, além de compreender como as intervenções humanas podem afetar essa rede, e quais consequências para os ecossistemas.
  2. Divida os alunos em grupos. Após isso, distribua as imagens dos animais para cada grupo juntamente com o barbante.
  3. Após distribuir, peça que os alunos espalhem as imagens dos animais e faça com que eles liguem o barbante de um animal com outro quando há relação de predação. Dessa forma, quando terminar os ligamentos, os alunos perceberam que formaram uma grande teia.
  4. Por fim discuta um pouco melhor o que é conservação da biodiversidade, sua importância, desafios, limites, e implicações.

Atividades de Biologia – E eu com o lixo?

Atenção! Essa atividade requer agendamento com antecedência de um mês. Recomenda-se levar protetor solar e repelente, pois haverá atividades ao ar livre e é recomendada para alunos de ensino fundamental II.

Recursos para a atividade:

  • Autorização dos pais;
  • Transporte.

Passo a passo da atividade:

  1. A atividade pretende conscientizar os alunos sobre processos de extração, produção, distribuição e descarte de materiais.
  2. Discuta a participação da cultura no processo de consumo de modo  que eles percebam os impactos que estas ações geram no meio ambiente.
  3. Em um segundo momento, discute-se como cada setor da sociedade poderia atuar para tornar a comunidade mais sustentável.
  4. Durante a atividade são realizadas dinâmicas sobre redução, reutilização e reciclagem de produtos, e materiais orgânicos e inorgânicos. Apresentamos estratégias relacionadas com os três R´s, incluindo uma visita à composteira do Instituto de Biociências mantida pela Comissão Ambiental da Biologia USP, a produção de hortas verticais domésticas e de brinquedos com garrafas pets.

Atividades de Biologia – Jogos dos micos

Aprender biologia de uma forma bem divertida, com certeza deixará os alunos mais envolvidos e interessados pela aula.

Recursos para a atividade:

  • Espaço externo ou algum lugar que dê para correr.

Passo a passo da atividade:

  1. Neste jogo de pega-pega, os alunos são convidados a representar plantas, micos e jaguatiricas.
  2. A atividade tem como objetivo apresentar o funcionamento de uma cadeia alimentar e seu equilíbrio dinâmico. Além disso, é simulada uma situação de desmatamento, mostrando os impactos de interferências humanas.
  3. Dessa forma, os alunos sentirão na pele como é a vida dos animais.

Atividades de Biologia – Sentindo a vida

Essa atividade fará com que as crianças entendam um pouco melhor sobre alguns dos nossos sentidos.

Recursos para a atividade:

  • Vendas;
  • Objetos;
  • Comidas.

Passo a passo da atividade:

  1. A atividade se destina a crianças de 5 a 10 anos. Ela se baseia na dimensão de ganhos afetivos e de habilidades, para além dos cognitivos.
  2. Consiste em três jogos dos sentidos: no Tato, um objeto biológico deve ser desenhado sem ser visto; na Audição, uma história deve ser depreendida de sons; no Olfato, enfim, são explorados no jardim novos aromas.
  3. Pegue comidas e objetos diferentes para que as crianças descubram de olhos vendados o que são.

Até a próxima!

Espero que você tenha aproveitado esse post repleto de atividades interessantes para trabalhar com seus alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.