10 Atividades de Português para Segundo Ano

8

Neste post, você encontrará diversas atividades de português para segundo ano que com toda a certeza, vai despertar a curiosidade da criançada.

10 Atividades de Português para Segundo Ano

O segundo ano definitivamente é um período de muita descoberta e curiosidade, é o momento de expandir a parte cognitiva do ser.

Neste post você encontrará diversas atividades de português para segundo ano que com toda a certeza, vai despertar a curiosidade da criançada. Afinal, é nessa idade que eles começam ter contato com a escrita e a coerência das frases.10 Atividades de Português para Segundo Ano 1

Atividades de Português para Segundo Ano – Verso de um poema

Para desenvolver esta atividade, sugiro explorar o pequeno poema abaixo:

Mistério de Amor

José Paulo Paes

É o beija-flor que beija a flor

ou é a flor

que beija o beija-flor?

Esta atividade tem como objetivo conhecer um novo poema e apreciar sua linguagem. Ampliar seus conhecimentos sobre esse gênero e aprender a apreciar poemas. Também tem como objetivo avançar seus conhecimentos sobre a escrita, ao descrever segundo suas hipóteses e confrontar sua produção com a do colega.10 Atividades de Português para Segundo Ano 2

Recursos para a atividade:

  • Cópias do poema sem o último verso (Que beija o beija-flor?).

Passo a passo para a atividade:

  1. Organize as duplas, considerando seus conhecimentos sobre o sistema de escrita.
  2. Converse com a classe informando o nome do poema e o do seu autor. Se os alunos já conhecerem algum outro trabalho do mesmo poeta, lembre-se de comentar com eles.
  3. Leia o poema algumas vezes e pergunte aos alunos o que acharam, explorando um pouco suas opiniões.
  4. Distribua em seguida as cópias apenas para os alunos que não escrevem convencionalmente. Explique que você vai ler mais uma vez, mas agora também eles irão ler, acompanhando em sua própria folha. Oriente-os para que acompanhem com o dedo cada trecho escrito que você for lendo em voz alta. Os alunos já dominam a escrita alfabética apenas ouvirão uma nova leitura do poema.
  5. Após essa leitura, oriente os alunos alfabéticos para que escrevam o poema em seu caderno. Diga-lhes para ficarem atentos à escrita das palavras, à separação entre elas e à divisão do poema em versos.
  6. Os alunos que ainda não dominam a escrita convencional lerão com você o trecho que está escrito e escreverão, segundo suas hipóteses, o verso final.

Atividades de Português para Segundo Ano – Ordem Alfabética

Essa atividade tem como objetivo principal ampliar o conhecimento sobre as letras do alfabeto. Além disso, os alunos irão começar a reconhecer situações nas quais a ordem alfabética é importante e a identificar os portadores de texto que são organizados dessa forma.

Portanto, essa atividade é um excelente método para que os alunos comecem a memorizar a ordem alfabética.10 Atividades de Português para Segundo Ano 3

Recursos para a atividade:

  • Lousa;
  • Giz;
  • Cartolina;
  • Caneta hidrocor;
  • Cartaz com nome dos alunos;
  • Portadores de texto com informações organizadas em ordem alfabética (lista telefônica, dicionário, etc.).

Passo a passo para a atividade:

  1. Ao planejar essa atividade, considere dois momentos: no primeiro, a proposta é conversar com os alunos sobre a ordem alfabética, quem sabe recitar o alfabeto, quem já viu texto organizado nesta ordem. Aqui você irá apresentar aos alunos os portadores de texto que são organizados em ordem alfabética. No segundo, a proposta é organizar o cartaz com os nomes dos alunos em ordem alfabética, fazendo um novo cartaz.
  2. Ao iniciar essa atividade, pergunte aos alunos qual seria o primeiro nome da lista organizada em ordem alfabética, qual seria o segundo nome e assim por diante. Copie os nomes que os alunos ditarem na lousa e, depois da discussão passe para a cartolina, com caneta hidrocor. Escreva em letra de forma, maiúscula.
  3. Durante a atividade, mostre aos alunos que é possível utilizar o abecedário para buscar informações sobre a ordem das letras. E se mais de um nome começar na mesma letra? Discuta sobre o assunto com os alunos, fazendo referência à segunda, terceira ou quarta letra dos nomes. E se dois nomes forem iguais? Analise a escrita dos sobrenomes.
  4. Ai final da atividade, destaque para a turma que o novo cartaz, organizado em ordem alfabética, vai facilitar a consulta. Não será preciso percorrer a lista para achar um nome.

Atividades de Português para Segundo Ano – Na cozinha da bruxa tem…

Que criança nunca assistiu um filme/desenho ou até mesmo conheceu através de histórias contatadas por alguém  bruxas, aquelas que além de verrugas no nariz, tivessem aqueles grandes caldeirões onde a mesma produzia diversas poções mágicas,

Essa atividade tem como objetivo avançar o conhecimento ao escrever segundo suas hipóteses e confrontar o que sabe com o colega.10 Atividades de Português para Segundo Ano 4

Recursos para a atividade:

  • Papel;
  • Lápis.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes de começar a atividade, planeje a organização das duplas considerando os conhecimentos dos alunos sobre o sistema de escrita. Lembre-se de, periodicamente, fazer a sondagem para saber em que momento se encontra cada um.
  2. A proposta de escrever a lista do que poderiam encontrar na cozinha de uma bruxa pode ser bem divertida. Converse com a classe, fazendo-os relembrar o que sabem a respeito de bruxas, pelas histórias que já conhece.
  3. Incentive as sugestões bem-humoradas de ingredientes e objetos inusitados. Além dos caldeirões, é possível que mencionem: asas de morcego, olhos de barata, gosmas de lesma e outros similares. É importante que entrem na brincadeira e se sintam à vontade para sugerir os elementos mais absurdos. O levantamento oral descontraído é muito produtivo; quando forem cuidar de escrever de fato, já terão muitas ideias entre as quais escolher.
  4. A proposta aqui é de escrita espontânea, para que os alunos mobilizem tudo o que sabem sobre o funcionamento do sistema de escrita. Assim, não é o caso de escrever as sugestões na lousa, pois isso transformaria a atividade em mera cópia ou em exercício de memória.
  5. Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em duplas, precisam discutir suas ideias com o colega, até chegarem a um acordo.
  6. Quando todos tiverem terminado ou o tempo previsto se esgotar, peça que cada dupla escolha o elemento mais engraçado de sua lista para contar aos colegas. Vá organizando na lousa uma grande relação daquilo que se pode encontrar na cozinha de uma bruxa.

Atividades de Português para Segundo Ano – Mesma história, duas versões

Contos de fada fazem parte da infância de toda criançada, em algum momento da vida das crianças elas tiveram acesso as histórias de “era uma vez”. Entretanto, existem diversas versões e diversos modos como foram contadas.

Essa atividade tem como objetivo comparar formas diferentes de expressar o mesmo conteúdo em duas versões de contos de fada e aproximar os alunos da linguagem usual em contos de fadas.10 Atividades de Português para Segundo Ano 5

Recursos para a atividade:

  • Os textos das histórias que você irá ler.

Passo a passo para a atividade:

  1. Selecione duas versões da mesma história, procurando escolher bons textos, ricos em detalhes e variedades de construções linguísticas. Pode ser uma história que os alunos já conhecem, pois o objetivo não é conhecer um conto novo, mas observar o modo como diferentes autores contam a mesma história.
  2. Ao preparar a leitura antes da aula, observe em cada uma das versões quais foram os recursos usados pelos escritores para tornar o texto atraente: se incluem descrições que permitam imaginar as personagens ou os cenários, utilizam expressões que enfatizem a importância de determinadas passagens, criam imagens para descrever sentimentos ou dar ideia da magnitude de determinado acontecimento e assim por diante.
  3. Explique aos alunos que ouvirão a leitura de uma história que já conhecem, contada por dois autores diferentes. Ambas estão bem escritas e eles devem observar como os autores fazem para tornar o texto mais interessante.
  4. Leia cada versão em um dia, reservando um tempo no final para discutir as formas utilizadas pelo autor para tornar a história mais interessante e prender a atenção dos leitores.
  5. Comente com os alunos os trechos mais bem escritos e anote-os, se achar necessário.

Atividades de Português para Segundo Ano – Cantiga de Ninar

Cantigas de ninar fizeram parte a vida inteira das crianças na hora de dormir ainda quando bebês, entretanto, poucos tem o conhecimento da letra.

Essa atividade tem como objetivo primordial fazer com que as crianças conheçam e apreciem um texto que faz repertório popular de nossa cantiga, uma simples cantiga de ninar.10 Atividades de Português para Segundo Ano 6

Recursos para a atividade

  • Letra da cantiga na lousa;
  • Cópia da letra da cantiga;
  • Cola;
  • Lápis de cor / Caneta hidrocor.

Passo a passo da atividade

  1. Ao planejar a atividade, selecione a cantiga com a qual irá trabalhar. Sugerimos que seja uma cantiga curta, que possa ser mais facilmente reconhecida pelos alunos:”Boi da cara preta”. A indicação desta cantiga se justifica também pela rima das palavras preta/careta, que, como descrito na Atividade 2 deste bloco, proporcionará uma atividade de localização de palavras no texto. Por outro lado, trata-se de uma cantiga de ninar, e esse aspecto poderá proporcionar uma conversa interessante com os alunos sobre as cantigas, os momentos nos quais se costuma cantar etc.
  2. Antes de iniciar a atividade de leitura com os alunos, escreva o texto na lousa. Mostre-lhes que o texto tem um título e que se encontra em destaque em relação ao restante do texto. Antecipe uma informação importante:trata-se da letra de uma canção entoada para fazer as crianças dormir. Em seguida, cante o texto em voz alta, sugerindo aos alunos que eles acompanhem você cantando.
  3. Ao final da atividade, distribua uma cópia  do texto para que eles a colem no caderno e, em seguida, façam uma ilustração.
  4. No desdobramento do trabalho, se essa for uma das cantigas e serem memorizadas pelos alunos, volte a cantá-la em outras ocasiões, propondo-lhes uma consulta ao texto do caderno para ler a cantiga para os colegas, bem como ouvi-la em versões registradas em CDs ou DVD.

Atividades de Português para Segundo Ano – Lista de Cantigas Conhecidas

As crianças conhecem diversas cantigas muito conhecidas, afinal, são as primeiras canções que eles aprendem, é através das cantigas que eles possuem o primeiro contato com o mundo musical.

Essa atividade tem como principal objetivo fazer com que as crianças participem de uma situação de escrita coletiva, fazendo com que comecem a conhecer alguns procedimentos relacionado ao ato de escrever.

Além disso, essa atividade promove que as crianças compartilhemos seus conhecimentos sobre as cantigas tradicionais e também sobre a escrita das palavras que compõe os títulos de cada uma delas. Além disso, amplia o conhecimento sobre os nomes das letras e sua forma gráfica, fazendo com que as crianças reflitam sobre o sistema de escrita, colocando em jogo suas hipóteses e confrontando-as com as de seus colegas.10 Atividades de Português para Segundo Ano 7

Recursos para a atividade

  • Lousa;
  • Giz;
  • Cartolina;
  • Caneta hidrocor.

Passo a passo da atividade

  1. Ao planejar a atividade, decida se irá escrever os títulos das cantigas que os alunos ditarem na lousa ou na cartolina. Na lousa é mais interessante, pois pode-se apagar o texto quantas vezes forem necessárias e, ao final, passá-lo a limpo em outro suporte – o cartaz, por exemplo. Lembre-se de que nem todas as cantigas populares têm título. Quando isso acontece, geralmente é o primeiro verso da canção que cumpre esse papel.
  2. Antes de iniciar a atividade de leitura, retome com a turma as cantigas já conhecidas. cante com eles essas cantigas e faça dessa conversa inicial um momento agradável de socialização dos conhecimentos alunos já possuem sobre esse tipo de texto. Combine que vocês farão um registro dos títulos dessas canções.
  3. Durante a atividade, peça que os alunos ditem os “nome”(títulos) das cantigas que conhecem. Escreva um título logo abaixo do outro, utilizando letra de imprensa maiúscula. Reflita em voz alta sobre a escrita desses títulos: a quantidade de palavras com as quais são compostos, qual é a letra inicial dessas palavras, se há palavras que se escrevem com as mesmas letras etc. Faça perguntas para o grupo, transformando a escrita em um momento de análise e reflexão sobre a língua.
  4. Ao final da atividade, passe a limpo a lista dos títulos em um cartaz (caso os tenha escrito na lousa). Decida onde afixá-lo e volte a retomá-lo sempre que necessário.

Atividades de Português para Segundo Ano – Reformulando Cantigas

As cantigas fazem grande sucesso entre a criançada, além de possuírem uma mensagem simples, são repetitivas e proporcionam que as crianças interajam com seus próprios nomes ao longo da cantoria.

O principal objetivo dessa atividade é fazer com que as crianças criem uma nova versão de um texto já memorizado.10 Atividades de Português para Segundo Ano 8

Recursos para a atividade

  • Lousa;
  • Giz;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Folha Avulsa;
  • Cópias da Cantiga.

Passo a passo da atividade

  1. Ao planejar a atividade, considere que o trabalho com textos memorizados não se restringe às atividades de escrita do(a) professor(a). Existem inúmeras possibilidades, Na atividade anterior, destacamos o trabalho de análise sonora do texto, associado  à reflexão sobre a relação entre o falado e o escrito. Nesta atividade, a proposta é criar outra versão para um texto conhecido. A primeira proposta de criação é bastante simples: a incorporação de nomes de pessoas à cantiga ” A canoa virou”. No desdobramento dessa atividade, os alunos terão a oportunidade de criar versões mais elaboradas, inventando trechos maiores e também reunindo palavras que rimam, binômios(duplas de palavras) divertidos
  2. Antes de propor a atividade, é fundamental que os alunos conheça, a cantiga de cor, Escreva o texto na lousa, com o nome de um aluno. Sugira a leitura cantada do texto, de forma coletiva(utilize uma régua para apontar os trechos escrito para que os alunos possam localizá-los durante a leitura). Depois, apague o nome e insira o nome de outro aluno, Pergunte ao grupo: o que muda na cantiga?
  3. Durante a atividade, chame a atenção da turma para os artigos “o” e “a” que antecedem o nome da pessoa, na primeira estrofe da cantiga. Por que essa palavra muda conforme o nome da pessoa?Discuta com a turma essa questão. Insira outros nomes e pergunte aos alunos o que muda no texto quando se troca o nome da pessoa: há partes que continuam iguais? Será que na hora de escrever muda muita coisa ou não? Lembre-se de que essa reflexão permite que os alunos observem que, sempre que se repete um mesmo trecho da canção, as palavra são escritas do mesmo modo.
  4. Ao termino da atividade de leitura coletiva,distribua a cópia da cantiga para os aluno e peça-lhes que criem outra versão, introduzindo os nomes de outras pessoas.
  5. Quando os aluno terminarem, convide alguns para ler o texto em voz alta e compartilhar a sua versão com as dos colegas.

Atividades de Português para Segundo Ano – Nome de Países

A Copa do Mundo é um evento que une todas as pessoas em um só propósito, torcer por sua própria nação para ser campeã do evento. Não só a Copa (pois é o principal evento), mas existem outros eventos esportivos que atraem, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-americanos.

O principal objetivo dessa atividade é fazer com que as crianças leiam antes de ler convencionalmente, colocando em jogo o que sabem sobre o sistema de escrita e apoiando-se em conhecimentos sobre o conteúdo e outros indícios.10 Atividades de Português para Segundo Ano 9

Recursos para a atividade

  • Lista com os nomes dos países participante do evento selecionado.

Passo a passo da atividade

  1. Organize antecipadamente o grupo em duplas pensando nas possibilidades de interação
  2. Entregue uma lista com nomes de onze países, dentre os quais cinco participantes do evento escolhido. É importante garantir que eles conheçam os nomes dos países participantes que foram incluídos nessa lista.
  3. Se você optou organizar um mural com a lista de países que fazem parte do evento, retire-a para que os alunos não recorram a ela durante a atividade.
  4. Entregue para cada dupla uma folha com a lista de países.
  5. Dite, um por vez , o nome de um dos países que participarão do evento.
  6. Circule pelas duplas ajudando-as de acordo com a necessidade: às vezes perguntando, outas oferecendo informação, confirmando ou confrontando duas informações.
  7. Se perceber que alguma dupla está com dificuldade, peça que outras deem dicas para ajudá-la. O importante é que as informações circulem!
  8. Depois que todo( ou a grande maioria) tiverem terminado compartilhe as escolhas feitas. Se houver diferenças, confronte e peça que alguma duplas expliquem como escolheram.

Atividades de Português para Segundo Ano – Rima que complica

Quem nunca perdeu a paciência após não conseguir executar com perfeição um trava-língua? Isso com certeza é algo que irrita diverte qualquer um.

O principal objetivo dessa atividade é fazer com que as crianças leiam antes da leitura convencional, fazendo com que tentem estabelecer relações entre o oral e o escrito.

Além disso, essa atividade proporciona que leiam o texto colocando em uso estratégias de leitura, o que pressupõe: fazer uso do conhecimento que tem sobre o texto, sobre o valor sonoro das letras, sobre os aspectos gráficos do texto, entre outros.10 Atividades de Português para Segundo Ano 10

Recursos para a atividade

  • Trava-línguas

Passo a passo da atividade

  1. Primeiramente, escolha dentre o repertório dos trava-línguas que os alunos conhecem de memória um que gostariam de realizar a leitura e a análise das rimas,.
  2. Entregue para cada dupla uma folha com o texto selecionado.
  3. Peça que acompanhem uma primeira leitura integral do trava-língua feita por você
            • A ARANHA ARRANHA A JARRA / A JARRA ARRANHA A ARANHA
  4. Discuta com os alunos o que está em jogo nessas brincadeiras com as palavras:
      • Quais palavras se parecem, rimam?
      • Em que parte são parecidas?
      • Por que, ao falarem rápido, correm o risco de errar o texto?
      • Como você explicaria o fato de ser tão difícil repetir esse texto em voz alta e rapidamente?
  5. Proponha que escrevam versões para esse trava língua.

Atividades de Português para Segundo Ano – Texto Jornalístico

O jornal é algo totalmente necessário, afinal, é algo que informa a população e deve ser de acesso à compreensão de todos.

Essa atividade tem como objetivo fazer com que as crianças participem de uma situação de leitura com o propósito de serem informados, fazendo com que os mesmos conheçam o conteúdo e características de uma notícia a partir da leitura do professor. 10 Atividades de Português para Segundo Ano 11

Recursos para a atividade:

  • Jornal.

Passo a passo para a atividade:

  1. Antes da leitura, explique aos alunos que você lerá uma notícia. Mostre o jornal, bem como a primeira página do caderno ou suplemento em que foi publicada.
  2. Dê algumas informações sobre o tema da notícia.
  3. Para aproximar os alunos do assunto, procure contar-lhes curiosidades e mostrar fotos que acompanham a notícia.
  4. Ao iniciar a leitura, avise que poderão interromper, se quiserem fazer alguma pergunta ou um comentário relacionado à notícia.
  5. Quando terminar, converse a respeito do que foi lido e do que mais lhes chamou a atenção.
  6. Para estimular todos a dizer o que pensam, faça perguntas mais diretas, incentivando a manifestação de vários alunos.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você trabalhe de uma forma mais descontraída para que as crianças tenham uma melhor assimilação da língua portuguesa.