10 Atividades de potenciação e radiciação – Matemática

0

Matemática pode ser sinônimo de diversão em sala de aula, basta usar a criatividade! Selecionamos 10 atividades divertidas para você explicar e exercitar Potenciação e Radiciação com seus alunos ou com seus filhos!

10 Atividades de potenciação e radiciação – matemática

Estas 10 atividades têm diversos níveis de complexidade e você pode usá-las para auxiliar na explicação da matéria, ou para ser uma forma divertida de revisão do conteúdo. Confira!

  1. Atividades de Potenciação e Radiciação – Pesca Potências

Todos conhecemos o famoso jogo da pescaria, muito comum em eventos escolares. Este jogo é uma adaptação da pescaria comum, muito fácil de fazer.

Você vai precisar de:

  • 12 peixinhos de EVA,
  • Um recipiente grande para servir de aquário
  • Areia ou serragem
  • Duas varinhas de pescar
  • 12 fichas com questões, como estas:

Passo a passo:

  1. Divida os participantes em dois grupos.
  2. Dois pescadores (um de cada grupo) deve ir até o aquário pegar um peixe, em até dois minutos.
  3. Então leva o peixe até o grupo, que irá resolver as questões. Depois de resolvida a questão um participante do grupo deve explicar como chegaram a resposta, e o juiz (professor ou pai) decide se é válida.

Dica: você pode usar prêmios que correspondam à dificuldade das questões!

2.Atividades de Potenciação e Radiciação – jogo da velha da potenciação

Esta versão do jogo da velha também é uma adaptação do jogo comum, onde o participante só é autorizado a colocar seu símbolo no quadro depois de acertar e explicar a questão.

Você vai precisar de:

  • Uma cartolina, que será o quadro da velha
  • X  e O’s de EVA ou papel cartão.
  • Fichas com questões

Passo a passo

  1. Em cima de cada divisão do quadro coloque uma ficha com a questão virada para baixo.
  2. O jogo será realizado em duplas ou trios, cada dupla escolhe o seu símbolo.
  3. A dupla então escolhe em que quadro quer colocar o X ou O, mas para isso deve virar a ficha e responder a questão.
  4. Caso não queira resolver a questão, terão que deixar o outro time usar este quadro.
  5. Ao final, quem conseguir fazer uma linha com 3 X ou O ganha!

3.Atividades de Potenciação e Radiciação – jogo da potência

O jogo das potencias foi desenvolvido pela professora Maria Isabel, do Blog Professora Bel, e serve para ajudar os alunos a fixar o conteúdo de Potenciação.

Você vai precisar de:

Círculos das potências, como estes:

Cartelas para o aluno preencher, como estas:

Passo a passo

  1. Cada participante ganha um círculo e duas cartelas diferentes.
  2. O aluno deverá resolver os cálculos do círculo até conseguir completar uma das cartelas.

Quem conseguir completar primeiro, ganha o jogo!

4.Atividades de Potenciação e Radiciação – jogo da memória

O jogo da memória com potências é um pouco mais complexo, pois ao invés de um par, o aluno deverá formar um trio.

Você vai precisar de:

  • 75 cartas, de três cores diferentes

Passo a passo:

  1. Monte as cartas da seguinte maneira a cor 1 será: potência (24); a cor dois: desenvolvimento, produto multiplicativo (2 x 2 x 2 x 2); e a cor três: resultado (16).
  2. Coloque todas as peças na mesa, porém separadas por cores.
  3. Depois de alguns minutos, vire todas elas.
  4. Peça então para o primeiro jogador virar uma peça de cada cor, se as peças forem correspondentes ele pode ficar com elas.
  5. Caso o aluno tenha dúvida sobre as correspondências das peças ele pode fazer o cálculo e não terá a pontuação prejudicada.
  6. Ao acabarem as pecinhas, cada participante conta seus trios, e aquele que conseguiu montar mais trios ganha o jogo!

5.Atividades de Potenciação e Radiciação – Dominó

O jogo de dominó é pouquinho diferente: é composto por 29, ao invés de 28 peças e tem o intuito de incentivar o cálculo mental de outras formas de cálculo além das operações básicas.

 Você vai precisar de:

  • Um jogo de dominó para cada grupo que irá jogar. Você pode baixar as peças clicando aqui.

Passo a passo:

  1. O ideal é que o jogo seja feito em grupos de quatro pessoas.
  2. Cada pessoa ganha sete pecinhas e uma fica no centro da mesa.
  3. O primeiro jogador deverá colocar uma peça que complete a que está na mesa em qualquer das pontas, desde que diga que cálculo realizou para isso.
  4. A peça em branco funciona como um coringa, e pode ser colocada em qualquer lugar.

Quem terminar todas as suas pecinhas primeiro, ganha o jogo!

6.Atividades de Potenciação e Radiciação – Batalha das potências

A batalha das potências é feita como o jogo do “quem sou eu”, onde o participante deve descobrir o que está na carta que segura na testa.

Você vai precisar de:

  • Fichas com bases
  • Fichas com expoentes
  • Uma moeda para cada grupo

Passo a passo

  1. O jogo segue com três participantes de cada grupo: um juiz e dois desafiantes.
  2. Ele joga a moeda para decidir se fara a operação de divisão ( cara) ou multiplicação (coroa).
  3. O monte com as fichas das bases fica com o juiz, e o com expoentes fica entre os desafiantes.
  4. O juiz deve pegar uma carta no seu montinho de bases, e depois um expoente é pego por cada participante e mostrado ao juiz (quem pegou a carta não pode ver seu conteúdo!)
  5. O juiz então realizará o cálculo, como por exemplo: a base sorteada é 2. O participante da direita tem 2³ e o da esquerda 24. Então o cálculo será o seguinte: 2³ ÷24 =
  6. Depois que fizer o cálculo, o juiz fala a potência resultante para os participantes.
  7. Eles terão que adivinhar qual carta está em sua testa, tendo como base somente a carta do participante que está a sua frente!

Quem conseguir descobrir sua carta primeiro ganha um ponto, depois de três partidas quem tiver mais pontos ganha o jogo!

7.Atividades de Potenciação e Radiciação – Jogo das raízes

O jogo das raízes funciona como um quis, onde o jogador acumula pontos a cada resposta certa

Você vai precisar de:

  • Duas caixas (uma verde e uma vermelha)
  • 20 fichas de papel cartão com questões sobre as raízes, dez de cada cor.
  • Um timer

Passo a passo:

  1. Cada participante recebe uma caixinha com a cor que escolher, dentro da caixa estão dez fichas com questões.
  2. Eles então trocam as caixas, e alternadamente um participante lê para o outro a questão, e dá 1 minuto para a resposta.
  3. Cada resposta certa vale um ponto, uma resposta errada vale meio ponto.
  4. A ficha da resposta certa vai para o participante que acertou, a errada fica na caixinha.

Ao final das 10 questões  quem tiver mais pontos ganha!

8.Atividades de Potenciação e Radiciação – Dobraduras

Esta é uma sugestão de atividade para realizar com os alunos e entender as relações entre as dobraduras e as divisões do papel.

Você vai precisar de:

  • Folhas de papel colorido

Passo a passo :

  1. Peça para o aluno dobrar a folha, e a cada dobra preencher a tabela da seguinte forma:
  2. Depois proceda a explicação de como a medida do lado de um quadrado representa a raiz quadrada de sua área!

9.Atividades de Potenciação e Radiciação – Tapetão

O jogo do tapetão é uma atividade muito divertida para ensinar matemática!

Você vai precisar de:

  • Um tapete de TNT, feito com um retângulo de 4m x 3m.
  • 36 retângulos de cartolina, onde 28 são preenchidos com uma expressão numérica e oito com figuras de mãos e pés (quatro de cada).
  • Um dado grande de cartolina

Passo a passo:

  1. Distribua os retângulos em seis linhas e seis colunas, o tapete deve ficar mais ou menos assim:

Fonte: Odcilene Paulino da Silva, Aline Suze,Torres de Oliveira, Suely Rodrigues de Oliveira ” Potência com diversão no tapetão potentão”

  1. Divida os participantes em 2 grupos, que decidem no par ou ímpar quem começa a joga
  2. Cada grupo escolhe um representante para ficar no tapete.
  3. O grupo que vencer o par ou ímpar joga o dado duas vezes: primeira vez correspondera à linha e a segunda correspondera à coluna
  4. Entre a linha e a coluna sorteada pelo dado há uma expressão, um pé ou uma mão.
  5. Se cair numa expressão, o grupo todo deve resolver o cálculo, e se acertar ganha um ponto, e se errar perde um ponto.
  6. Se cair no pé ou mão o aluno representante do tapete tem que colocar seu pé/mão no desenho e deve fica ali até o fim do jogo, ou seja quanto mais rápido seus colegas responderem as equações mais rápido pode sair.

Cada grupo tem direito a dez rodadas, e quem conseguir mais pontos ganha o jogo!

10.Atividades de Potenciação e Radiciação – Trilha da radiciação

A trilha da radiciação é um jogo de tabuleiro, onde só avança se conseguir acertar a questão!

Você vai precisar de:

  • Um tabuleiro com trinta casas ( brancas, vermelhas, verdes e amarelas)
  • Trinta fichas , com as mesmas cores das casas, que você pode baixar aqui.
  • Um dado
  • Tampinhas ( uma por jogador)

Passo a passo:

  1. As cartas brancas são cartas coringa, elas devem conter uma curiosidade sobre o tema. Já as demais são separadas por nível de dificuldade.
  2. Cada participante joga o dado, quem tirar o número maior ganha o direito de começar o jogo.
  3. O primeiro lança o dado, e deverá avançar o número de casas correspondentes.
  4. Se cair numa casa branca, pega uma carta branca e lê para todos, e vai poder ficar nesta casa. Se pegar de outras cores, deve pegar na pilha de cartas da cor correspondente e resolver a questão. Se responder certo permanece na casa, se errar deve voltar a casa que estava antes.
  5. Quem chegar na última casa primeiro ganha o jogo!

Fim das atividades de potenciação e radiciação

Obrigado por ter lido até aqui! Acredito que estas atividades te animem a movimentar a sala de aula e ensinar potenciação e radiciação de uma maneira toda especial.

No próximo post traremos atividades para você ensinar relações e funções, não perca!

Se gostou, não deixe de salvar o blog nos favoritos, que logo teremos mais textos como este aqui no Demonstre!