O tema Funções e Relações pode ser explicado de diversas formas, inclusive através de brincadeiras!

10 Atividades de relações e funções – Matemática

Neste post trazemos dez formas diferentes de explicar e exercitar o tema Funções e Relações, confira!

Atividades De Relações E Funções – Dominó

Este jogo de dominó diferente foi criado por Jhonatan Ferreira, e usa textos e números nas peças!

Você vai precisar de:

  • 15 pecinhas, onde de um lado há uma resposta e de outro uma pergunta, como essa:

  • Passo a passo:

  1. O jogo deve ser feito em quatro pessoas, sendo duas duplas
  2. Cada um recebe sete peças, a que sobra fica no centro da mesa
  3. A primeira dupla deve conferir se tem entre suas pecinhas a resposta para a pergunta da peça da mesa, ou a pergunta que é respondida por esta peça.
  4. Se a dupla não tem a pecinha correspondente, deve passar a vez.

Ganha a dupla que terminar todas as suas pecinhas primeiro!

Atividades De Relações e Funções – STOP

O jogo Stop das funções funciona como o Stop normal, porém é respondida somente uma questão de cada vez.

Você vai precisar de:

  • Uma tabela de stop, como esta
  • Uma lista com questões

Passo a passo

  1. Cada participante recebe uma tabela de stop
  2. O professor dita a questão, lentamente, ou coloca esta questão no quadro/powerpoint.
  3. Então os participantes devem responder a questão, aquele que terminar grita STOP, e todos devem parar.
  4. Se a resposta estiver errada, todos podem continuar tentando resolver o cálculo até que alguém acerte.

Cada acerto vale um ponto, ao final se contam os pontos e quem conseguiu somar mais vence!

Atividades de Relações e Funções – Trilha das funções

Este jogo de tabuleiro foi desenvolvido por , e serve para exercitar o conteúdo que já deve ter sido apresentado aos estudantes.

Você vai precisar de:

  • Um tabuleiro, como esse:
  • Pequenos triângulos tridimensionais para servirem de peão
  • Um dado, cujos lados devem mostrar as cores amarelo, verde, azul, vermelho, rosa e preto.
  • 30 cartas com equações que deverão ser resolvidas

Passo a passo

  1. Os jogadores devem escolher entre si ( ou sortear) quem começa.
  2. Um dos jogadores será o juiz, ele terá as respostas de todas as questões
  3. O primeiro jogador deve lançar o dado, e os resultados significam: amarelo (o peão andará uma casa), verde (o peão andará duas casas), azul (o peão andará três casas), vermelho (o peão andará quatro casas), rosa (o peão andará cinco casas) e preto (o peão passará a vez).
  4. De acordo com o que mostrar o dado, o jogador move seu peão.
  5. Em cada casa que parar deve retirar uma carta, que contém uma equação, e para poder ganhar o direito de jogar na próxima jogada deve responder corretamente, em no máximo 4 minutos. Se errar fica uma rodada sem jogar.
  6. Quem chegar primeiro ao fim da trilha ganha o jogo!

Atividades de Relações e Funções – Trilha das funções II

Este jogo também é uma trilha, mas do conceito de funções. Ele deve ser aplicado como forma de aprofundamento do tema, e não como uma apresentação inicial das funções, conforme a orientação dos próprios idealizadores.

Você vai precisar de:

  • 21 cartas-pergunta
  •  21 cartas-resposta
  •  21 cartas-solução ( para escrever a resposta)

Dica: todas as cartas devem estar enumeradas de 1 a 21, para facilitar o jogo. As cartas de cada grupo deverão ser divididas em amarela, azul e vermelha.

  •  2 tampinhas de cores diferentes (uma para cada jogador)
  • um tabuleiro com casas de cores alternadas ( azul, amarelo e vermelho)

Passo a passo

  1. As cartas devem ter cores amarela, azul e vermelha, e deverão ser distribuídas em três montes.
  2. O primeiro jogador lança os dados, e de acordo com a cor da casa que cair.
  3. Exemplo: o jogador está na casa amarela, e deverá então pegar uma carta amarela.
  4. Como cada carta tem um número, o aluno deve pegar a carta-solução número 1 e escrever sua resposta.
  5.  O outro aluno da dupla deve pegar a carta-resposta 1 e verificar se seu oponente acertou ou não a questão.
  6. Se ele acertou, deve andar três casas adiante, se ele errou, deve voltar uma casa.
  7. Se não tiver mais cartas da cor da casa na qual o aluno parou, ele deve pegar uma carta da cor da próxima casa.

Quem chegar até a casa final ganha o jogo!

Atividades de Relações e Funções – Máquina de Função

Este jogo foi desenvolvido pela professora Fabiana Machado da Borba, e ajuda os alunos a identificar a função que está representada em cada situação.

Você vai precisar de:

  • Um tabuleiro, como este:
  • Os desenhos utilizados no tabuleiro são estes:

  • Passo a passo

  1. Apresente o tabuleiro para os alunos fazendo a explicação de que se apresentam quatro situações, nas quais existem uma entrada, uma função e uma saída.  Cada uma apresenta também alterações referentes às saídas.
  2. O objetivo do jogo é encontrar a função que está representada em cada situação, ou seja, o deslocamento sofrido por cada elemento da entrada, conforme orienta a criadora da Máquina de Função.
  3. Este jogo não tem vencedores e perdedores, ele serve como uma forma recreativa de compreender o tema tratado, mas você pode fazer alterações de modo a transformar a máquina de funções em um jogo de competição!

Atividades De Relações e Funções – Família das Funções

Neste jogo o aluno deverá reunir uma família!

Você vai precisar de:

  • 37 cartas, contendo expressões algébricas, gráficos, textos com características de funções e duas cartas com o termo “ Função”.

Passo a passo

  1. Embaralhe as cartas e distribua 5 para cada participante.
  2. As que sobrarem ficam no centro.
  3. O objetivo deste jogo é reunir a “família” de quatro componentes: uma carta com uma carta a expressão algébrica da função, outra, o gráfico correspondente e, outras duas, com propriedades relativas à função.
  4. Para isso o jogador deve analisar as cartas que tem na mão, e cada vez que colocar uma carta na mesa tem dois caminhos: troca com outro participante ou compra do centro.

Cada família formada conta um ponto, ganha quem conseguir formar mais famílias durante o jogo!

Atividades de Relações e Funções – Bingo de imagens e domínio

O jogo do bingo é figurinha carimbada aqui, pois é muito versátil! Esta forma de bingo trabalha com imagem e domínio das funções

Você vai precisar de:

  • Cartelas de bingo, como esta:
  • Fonte .
  • Números para sorteio

Passo a passo

  1. Distribua uma cartela com uma função diferente para cada participante.
  2. Sorteie um número, que será o domínio da função na cartela.
  3. Os participantes então devem substituí-lo na função e verificar se o valor (a imagem) consta em sua cartela.
  4. Se o número constar na cartela, o aluno grita “bingo! ” E ganha um ponto.
  5. Ao final das jogadas, quem tiver mais pontos ganha o jogo!

Atividades de Relações e Funções – Enigma das funções

O enigma das funções é um jogo de baralho para exercitar o conteúdo já estudado pelos alunos, e foi criado pela professora Ângela Aparecida Ribeiro de França.

Você vai precisar de:

  • 2  baralhos de funções cada um com 24 cartas em duas cores
  •  um baralho de perguntas com   20 cartas, feito com papel de outra cor.

Passo a passo

  1. O jogo deve ser jogado em duplas.
  2. Cada membro da dupla recebe um baralho com as funções que devem ficar visíveis e organizadas na mesa a sua frente.
  3. Então as cartas com perguntas são embaralhadas  e colocadas viradas para baixo na mesa
  4. O objetivo é descobrir a função do oponente! Quando chega a sua vez o jogador deve retirar uma carta do baralho e perguntar ao outro se a função escolhida por ele tem uma característica.
  5. O oponente pode responder somente sim ou não.
  6. Então, com base nessa resposta o jogador exclui as funções que não lhe interessem
  7. O jogo segue até que um oponente consiga descobrir a função do outro.

Atividades de Relações e Funções – Descubra a saída

O jogo descubra a saída  é uma variação do “ maquina de funções”!

Você vai precisar de:

  • Fichas como esta

Passo a passo

  1. As fichas devem apresentar números na entrada, e uma função no centro
  2. Os jogadores deveram prever quais são as possíveis saídas para cada situação.
  3. Por exemplo: uma situação com os números –5, 1 e 4, e a função é “Eleva ao quadrado e subtrai 6”.

Então para cada elemento da entrada os jogadores utilizam a função estabelecida para descobrir será a saída.

Atividades De Relações e Funções – qual é a função ?

Para este jogo você vai usar as mesmas fichas com funções que foram confeccionadas para a atividade anterior, com uma pequena alteração

Você vai precisar de:

  1. Fichas com números de entrada, um espaço para colocar a função e com os números saída preenchida, com o exemplo do item anterior.

Passo a passo

  1. Distribua as fichas entre os participantes
  2. O objetivo será descobrir qual é a função que transforma o número de entrada no número de saída!

Dica: você pode estabelecer um tempo para a resolução, e até mesmo um sistema de pontuação para o jogo. Mas o objetivo principal é exercitar maneiras diferentes de encontrar a função correspondente!

Fim das atividades de funções e relações

Obrigado por ter lido até aqui! Acredito que estas atividades te animem a movimentar a sala de aula e ensinar funções e relações de uma maneira toda especial.

No próximo post traremos atividades para você ensinar tipos de funções, não perca!

Se gostou, não deixe de salvar o blog nos favoritos, que logo teremos mais textos como este aqui no Demonstre!

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